Ex-engenheiro da Nasa comparou a tecnologia presente no Model Y com o sistema LiDAR já criticado por Elon Musk Em desafio realizado recentemente pelo youtuber e ex-engenheiro da Nasa, Mark Rober, o sistema AutoPilot da Tesla foi colocado à prova em diferentes situações e chamou atenção de forma negativa por apresentar graves falhas de funcionamento. O dispositivo foi incapaz de detectar obstáculos em algumas simulações e acabou se saindo pior que o sistema LiDAR (usado em carros da concorrência e já criticado por Elon Musk).
Para os testes, Rober tomou como base o comportamento de um Model Y e um Lexus RX a partir de vários cenários. No primeiro, o veículo foi obrigado a identificar e frear automaticamente diante de um manequim tipo criança posicionado meio da estrada. Na sequência, o mesmo manequim foi lançado na pista repentinamente, dando aos sistemas pouquíssimo tempo de reação. Nas duas situações, ambos os carros se saíram bem.
Tesla Model Y no “teste do Papa-Léguas” realizado por youtuber
Reprodução/Youtube
AutoPilot ou LiDAR?
Para dificultar as coisas, os experimentos seguintes foram realizados com neblina e chuva simuladas. Dessa vez, o sistema autônomo da Tesla falhou ao não identificar o manequim, enquanto o LiDAR do Lexus cumpriu devidamente a função de evitar o impacto.
Por fim, o último teste envolveu um muro falso que simulava a continuação da estrada, bem ao estilo do desenho animado do Papa-Léguas. Neste caso, o Lexus com LiDAR surpreendeu ao parar a tempo, enquanto o Tesla falhou e acabou se chocando contra o muro de isopor.
Como funciona cada sistema?
O LiDAR (Light Detection and Ranging) usa tecnologia laser para medir distâncias e movimentos. Na prática, funciona emitindo pulsos de infravermelho que refletem nos objetos e retornam ao sensor. Todo o processo acontece em fração de segundos.
Lexus RX com sistema LiDAR foi bem em todas as provas
Reprodução/Youtube
Já o AutoPilot da Tesla funciona por meio de câmeras que monitoram tudo o que acontece ao redor do carro. Dessa forma, permite que o veículo efetue as operações de direção, aceleração e frenagem automaticamente.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Tesla Cybertruck superou o Model Y
Tesla Cybertruck passou com louvor no teste Papa-Léguas
Reprodução/Youtube
Diante dos resultados alcançados por Mark Rober, o inquieto dono de uma Cybertruck, Kyle Paul, resolveu submeter à picape aos mesmos testes do Model Y. A exótica caminhonete passou com louvor em todas as provas, incluindo na ‘simulação Papa-Léguas’ que reprovou o primo SUV.
A explicação para o bom resultado é simples: a Cybertruck tem versão bem mais avançada do Autopilot, cujo hardware FSD (Full Self-Driving) atende pelo codinome HW4. Já o Model Y do teste, ano-modelo 2022, usa a configuração HW3.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More