Proprietários do híbrido têm dificuldades em usar tecnologia que promete ser diferencial da marca Comprar um carro hoje em dia é quase igual comprar um celular. Precisamos analisar que tipo de tecnologia está embarcada, se é compatível com os aparelhos que você tem e se vai conseguir utilizar tudo isso no dia a dia. E isso também pode ser um problema, como acontece com os donos de BYD Song Plus. E Autoesporte seleciona quais são essas principais dores de cabeça.
O SUV médio híbrido é vendido com motor 1.5 a gasolina que rende 110 cv e 13,2 kgfm e um elétrico de 180 cv e 32,3 kgfm, que move o carro na maior parte do tempo. Juntos, entregam 235 cv e 40,1 kgfm de torque. De acordo com a marca chinesa, o 0 a 100 km/h é feito em 8,5 segundos. Tem bateria de 18,3 kWh que o dá a capacidade de rodar sem gastar combustível por 105 km. A autonomia combinada passou de 1.100 km para 1.200 km.
BYD Song Plus tem baterias de 18,3 kWh
Divulgação/BYD
E uma dessas tecnologias específicas é poder destrancar o carro por NFC, tecnologia por aproximação que permite que celulares, relógios e anéis inteligentes virem a chave do carro. Mas não parece ser tão simples assim, segundo reclamações dos proprietários, que também se queixam de ruídos nos freios.
Principais defeitos do BYD Song Plus
Chave por aproximação NFC
Uma das funções modernas dos carros da BYD é a abertura do carro por chave por aproximação usando celulares e relógios inteligentes. Mas muitos proprietários enfrentam dificuldades para utilizar o sistema.
“Comprei um BYD Song Plus 0km, mas não recebi a chave digital. Voltei à concessionária para perguntar e, após verificarem no sistema multimídia do veículo, me disseram que não tem disponível. Paguei R$ 231 mil em um carro que dizem vir com sistema NFC e que na realidade não vem”, reclamou um proprietário.
Outros proprietários se queixam sobre a demora para a liberação da função. “A concessionária disse que a qualquer momento vai liberar meu acesso, mas nao sabem me dar uma previsão”, disse outro.
A BYD respondeu individualmente aos clientes e resolveu o problema liberando o acesso. A outros, explicou que o cartão NFC precisa ser adquirido na concessionária.
Interior do Song Plus tem uma enorme central multimídia
Divulgação
Relatos:
Caso 1
Caso 2
Caso 3
Caso 4
Desgaste nos freios
“Chegando aos 10 mil km rodados, percebi um barulho estranho vindo dos freios e, como estava em vias de fazer a revisão, o levei a autorizada e tive uma surpresa. Os freios estavam comprometidos, pois houve um desgaste no conjunto de pastilhas e discos”, disse. Na ocasião, ele conseguiu o reparo na garantia depois de ter sido negada pela primeira vez, com a autorizada alegando mau uso.
“Agora com exatos 19.980 km, os mesmos barulhos voltaram”, relata ele, que procurou novamente a autorizada, que constatou novamente o desgaste excessivo do conjunto. Novamente o consultor alegou mau uso, dizendo que ele pressionava demais os freios.
Um outro cliente também reclamou de ruídos nos freios. Procurou a concessionária por duas vezes a fim de resolver o problema, mas não encontrou uma solução. “Entregaram o veículo e tiveram a coragem de informar na entrega que o chiado do freio é uma característica do carro”. A BYD reforçou esta informação em resposta dada a seu cliente, dizendo que se tratava de uma peculiaridade do modelo.
Relatos:
Caso 1
Caso 2
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