Esportivo completa 25 anos de história com visual atualizado e versão inédita com proposta menos extrema A Porsche acaba de abrir a pré-venda do novo 911 GT3 no Brasil. O esportivo, agora também disponível na inédita versão Touring, sem os aparatos aerodinâmicos criados para as pistas, tem preço sugerido de R$ 1.467.000. As entregas estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2025. Autoesporte foi até Valência (Espanha) para conhecer o esportivo.
A reestilização do GT3 foi apresentada em outubro de 2024, em comemoração ao aniversário de 25 anos do esportivo, que surgiu em 1999. Além de melhorias aerodinâmicas na linha, a configuração Touring traz uma proposta visual menos esportiva que, de acordo com a Porsche, era um pedido dos próprios proprietários.
Novo Porsche 911 GT3 Touring tem visual mais comportado sem a grande asa traseira
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Essa configuração mais “normal” (se podemos dizer isso de um GT3) abdica de alguns itens aerodinâmicos como a grande asa traseira, ainda presente no GT3 convencional, bem como saias laterais e spoilers. No entanto, a fibra de carbono permanece na composição da carroceria. Há outras mudanças como, por exemplo, os faróis de LED Matrix redesenhados. Os pneus esportivos agora vem de série em ambas as versões. Eles calçam rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira.
Outra novidade é que o pacote Weissach, antes exclusivo da versão GT3 RS, passa a estar disponível na variante menos “apimentada”. Ele acrescenta rodas de magnésio pintadas de bronze, elementos de fibra de carbono (nos retrovisores, aerofólio e saias laterais) e freios de carbono-cerâmica. Por dentro, também inclui acabamento de fibra de carbono, couro premium, painéis de porta com redução de peso e costuras de alto padrão.
Pela primeira vez, Porsche 911 GT3 recebe o pacote Weissach
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Ainda há um segundo pacote, Lightweight, exclusivo da versão Touring. Nele há, por exemplo, uma nova roda de alumínio, que reduz 1,5 kg no peso total. Na configuração mais leve, o Porsche 911 GT3 pode pesar 1.420 kg. Na mais pesada, são 1.479 kg. Lembrando que, para o Brasil, os freios de carbono-cerâmica vêm de série em ambas as configurações.
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Interior refinado
Agora, o Porsche 911 GT3 pode receber bancos traseiros
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No interior, o GT3 Touring oferece um acabamento em couro, além do revestimento em alcântara no painel e portas. Além disso, pela primeira vez, será possível adicionar os bancos traseiros, com um pacote opcional que não teve seu preço divulgado.
Criar um carro de corrida para as ruas não é uma tarefa fácil. A Porsche teve de pensar tanto na ergonomia quanto na performance. Uma evidência disso é que a parte central do apoio de cabeça dos bancos em formato de concha pode ser removida, caso o motorista esteja utilizando um capacete. Assim, terá mais liberdade e conforto para mover a cabeça sem que algo o atrapalhe.
Motor aspirado vive
Motor aspirado leva o Porsche 911 GT3 aos 313 km/h
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O coração do Porsche 911 GT3 continua sendo o motor 4.0 aspirado de seis cilindros em linha, capaz de desenvolver 510 cv de potência a 9.000 rpm e 46,9 kgfm de torque a 6.520 rpm. Ou seja, em uma conta básica, são menos de 3 kg por cavalo no esportivo. Lembrando que, para se enquadrar nas regras mais rígidas de homologação, o conjunto mecânico passou por algumas mudanças pontuais.
As relações do câmbio automático PDK de sete marchas foram reprogramadas e estão 8% mais curtas. Segundo a Porsche, trata-se de uma estratégia para melhorar a tração em retomadas. Para os puristas de plantão, o esportivo também está disponível com câmbio manual de seis marchas. Em números, o 911 GT3 com câmbio PDK vai de zero a 100 km/h em 3,4 segundos, com velocidade máxima de 311 km/h (com câmbio manual, fica em 3,9 s e 313 km/h).
Para o Brasil, Porsche 911 GT3 terá sempre freios de carbono-cerâmica
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A suspensão também passou por mudanças significativas, agora de duplo braço no eixo dianteiro. Como consequência, auxilia também na pressão aerodinâmica, principalmente, em altas velocidades. Na versão Touring, a suspensão, por sua vez, privilegia o uso mais urbano e confortável.
Por fim, a Porsche também preparou uma nova linha exclusiva de relógios para os proprietários dos novos 911 GT3 e GT3 Touring, disponíveis para encomenda na Europa desde o final do ano passado. O proprietário pode personalizar o modelo do relógio com a mesma configuração do esportivo. O preço parte de 10.600 euros. Ou seja, mais de R$ 66 mil na conversão direta e sem impostos. Luxo para poucos!
Porsche 911 GT3 com o inédito pacote Touring
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