Nona geração da caminhonete está em testes e será revelada ao mundo em 2025; veja quando chega ao Brasil A Toyota Hilux de nona geração — uma reestilização profunda que inclui um novo visual e novo conjunto mecânico sobre a mesma plataforma atual, a IMV — já está em testes ao redor do mundo. Com base nos primeiros flagras da picape média, o perfil @kelsonik resolveu apostar em como ficará o visual da caminhonete. O resultado é a projeção que ilustra este artigo.
Ainda sob os disfarces pesados da camuflagem, é possível ver como o capô da nova Toyota Hilux ficará mais alto, além do formato quadrado da grade e dos faróis. A aposta é que a nova Hilux beba da fonte de muitos carros atuais que têm o DRL de LED na horizontal separado do bloco principal do conjunto óptico, mais abaixo no para-choque.
Atrás, a aposta é em lanternas verticais com filetes de LED e a tampa da caçamba com recortes diferentes da atual, mas sem grandes alterações no formato da carroceria.
Nova geração da Toyota Hilux segundo projeção de artista
Reprodução/Instagram @kelsonik
Apesar de ser uma reestilização profunda a partir da mesma plataforma, o projeto é tratado como nona geração da Toyota Hilux e foi antecipada pela Autoesporte em novembro de 2024. De acordo com documentos aos quais tivemos acesso, os polos de desenvolvimento da picape média profundamente renovada são Brasil, África do Sul e Tailândia. O projeto é conhecido internamente pelo código 640X.
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O lançamento da nova Toyota Hilux deve acontecer primeiramente na Ásia, já em 2025. Para abastecer o Brasil, a produção da nona geração da picape média será mantida em Zárate (Argentina). Contudo, aqui a nova caminhonete só chega em 2026. A mudança deve incluir uma próxima geração do SUV SW4, previsto para 2027.
Além do visual, outra novidade importante estará na motorização. A nova Hilux deve enfim contar com motores híbridos no Brasil. A opção mais acessível é um conjunto híbrido leve de 48V, que une o conhecido motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com 204 cv de potência a um motor elétrico (que substitui alternador e motor de arranque) de 16 cv e um conjunto de baterias de íons de lítio com 0,2 kWh de capacidade.
Toyota Hilux flagrada na Tailândia serviu de base para as projeções
Reprodução/Headlight
Devido à atuação do motor elétrico em fases muito pontuais e estratégicas de uso, especialmente abaixo de 1.000 rotações por minuto, a potência máxima da Hilux híbrida leve permanece em 204 cv a 3.400 rpm, bem como o torque de 50,9 kgfm entre 1.600 e 2.800 rpm. O conjunto também inclui um sistema start-stop de nova geração.
Outra opção é um motor híbrido plug-in a gasolina que poderia chegar a 300 cv de potência, fazendo da nova Hilux uma rival mais direta de BYD Shark e GWM Poer.
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A nova geração da Toyota Hilux também deve receber mais itens de conectividade, tecnologia e segurança, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), reconhecimento de placas de trânsito (RSA) e farol alto automático.
O projeto 640X da nova Hilux faz parte de um plano estratégico da Toyota para ter todos os seus modelos à venda no Brasil oferecidos com pelo menos uma versão híbrida até 2028.
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