Segundo Anfavea, 2,54 milhões de unidades foram fabricadas no país, que retomou a oitava posição entre produtores, no ano passado A indústria automotiva brasileira registrou crescimento de 9,7% na produção de veículos em 2024. 2,54 milhões de veículos foram feitos no país no ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), superando os 2,32 mi de 2023 e atingindo o maior patamar desde 2019.
Vale frisar que no ano passado houve queda de 1,9% ante 2022, quando 2,37 milhões de unidades foram produzidas pelas fabricantes instaladas no país. Não à toa, o crescimento em 2024 foi celebrado pela Anfavea.
A entidade frisou que o Brasil superou a Espanha e voltou a ocupar a oitava posição no ranking global de países produtores. O top 3 é composto por China (31,3 milhões), Estados Unidos (11,9 mi) e Japão (8,2), algo que na avaliação da Anfavea é absolutamente natural.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
“A China é um mercado produtor e consumidor, e praticamente produz a quantidade que consome. Os Estados Unidos idem. Têm mercado de produção e consumo fortes, assim como o Japão”, salienta Márcio de Lima Leite, presidente da entidade.
A Índia ocupa a quarta posição no ranking e acende um alerta na Anfavea. Isso porque tem custo de produção mais baixo e começa a produzir para exportação. A título de comparação, 5,6 milhões de unidades foram feitas no país em 2024, contra as já citadas 2,54 mi feitas no Brasil.
À frente do Brasil também está o México, que também teve um crescimento do mercado para exportação, com 4,3 milhões de unidades produzidas em 2024. Assim como a Índia, o país norte-americano é alvo de preocupação da Anfavea.
No mês passado, 190,1 mil unidades foram produzidas. Na comparação com dezembro de 2023 (171,6 mil), houve alta de 10,8%. Ante novembro, contudo, o cenário é de retração, já que 236,1 mil veículos foram feitos no período.
Matéria em atualização
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More