Chinesas batem recorde, Ford volta a crescer e Stellantis mostra que acertou com a Rampage; Peugeot e Audi desapontam Com o fechamento dos resultados de vendas de 2024, o começo de ano traz o panorama do que deu certo ou errado nas estratégias da indústria automotiva. Afinal, por mais que o mercado nacional tenha emplacado 2.484.740 automóveis e comerciais leves, representando alta de 14% sobre 2023, nem todas as marcas se deram bem.
Mas como ficou o sobe e desce do mercado automotivo em 2024? Será que foi um período volátil ou de estabilidade para a maioria das fabricantes? Autoesporte faz a análise com base nos resultados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Antes, confira abaixo o balanço de vendas do ano passado:
Vendas de carros 0-km em 2024 (automóveis e comerciais leves)
As marcas que dispararam
BYD (+ 328%)
Como era de se esperar, a BYD se consolidou no mercado brasileiro em 2024. Emplacou 76.811 veículos, número que não apenas superou por muito os 17.937 licenciamentos de 2023 como fez a empresa chinesa assumir a 10ª colocação no ranking de vendas. Também chama atenção o fato de todos os modelos da BYD serem eletrificados, colocando a empresa como protagonista na popularização da tecnologia.
GWM (+ 154%)
A chamada “invasão chinesa” também trouxe resultados à GWM, que viu suas vendas saltarem de 11.479 para 29.219 unidades no período de um ano. Ao menos no ranking de vendas, tal crescimento não teve representatividade significativa, pois a chinesa foi da 18ª colocação para a 15ª. Veículos elétricos e híbridos são a base da estratégia de mercado da GWM no Brasil.
Initial plugin text
Caoa Chery (+ 93%)
Os concessionários da Caoa Chery passaram a virada com um sorriso de orelha a orelha após as vendas crescerem de 31.479 para 60.929 veículos no período de um ano. A marca representada no Brasil pelo Grupo Caoa focou na eletrificação, com a família de SUVs híbridos Tiggo sendo o destaque nas lojas.
Veja os 30 SUVs mais vendidos do Brasil em 2025
Os carros elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil em 2024
Ford (+ 68%)
Ainda é estranho ver a Ford, que por tantos anos foi protagonista no Brasil, em posições inferiores no ranking de vendas. Mas os resultados de 2024 são bons: 48.311 unidades foram vendidas, contra 28.711 no ano anterior. Isso se deve, principalmente, ao sucesso da Ranger, que tem ganhado mais representatividade no segmento de picapes médias.
Vale lembrar que os carros atuais da marca têm maior valor agregado, fator que tornou a Ford menos dependente de volume, como nos tempos de Ka, Fiesta e EcoSport.
Ford Ranger Black é versão 4×2 para o cliente da cidade
Renato Durães/Autoesporte
Ram (+ 73%)
A Stellantis começou a colher os frutos do sucesso da Ram Rampage em 2024. No ano passado, a Ram emplacou 29.475 unidades, muito acima das 16.951 caminhonetes vendidas em 2023. Porém, nem todas as marcas do grupo tiveram resultados satisfatórios como a Ram, como veremos à frente.
Ram Rampage pode vender ainda mais com novo motor 2.2 turbodiesel
Divulgação
Honda (+ 26%)
Com uma linha de veículos totalmente renovada, a Honda se deu bem em 2024 ao registrar a venda de 91.450 unidades. O resultado superou as 72.548 vendas do ano anterior, por mais que não represente um crescimento no mesmo patamar das rivais chinesas.
Nissan (+ 20%)
Em processo de fusão com a Honda, os lojistas da Nissan também tiveram motivos para comemorar em 2024. Emplacaram 87.434 veículos, contra 72.548 no ano anterior. Apesar do catálogo enxuto, o bom desempenho do Kicks foi fundamental para atingir o resultado. Inclusive, ele vai mudar em breve.
Novo Nissan Kicks é mostrado; veja quando SUV chega ao Brasil
As marcas que despencaram
Peugeot (- 19%)
Em números de vendas, até pode parecer que a Peugeot estagnou. A empresa francesa da Stellantis vendeu 34.910 unidades em 2023, e depois registrou 28.076 emplacamentos em 2024. Porém, em um mercado que cresceu 14% no período de um ano, ficou claro que o interesse dos motoristas brasileiros caiu. Lembremos, porém, que o Peugeot 2008 renovado chegou às lojas apenas na metade do ano. É um carro que pode catapultar as vendas em 2025.
Mesmo com carros bons, a Peugeot teve um ano difícil
Renato Durães/Autoesporte
Audi (- 9%)
Outra empresa que já viveu dias melhores no Brasil é a Audi. Foram apenas 5.899 unidades vendidas em 2024, contra 6.508 no ano anterior. A queda foi suficiente para ser ultrapassada no ranking da Fenabrave pela Porsche, sua irmã do Grupo Volkswagen, que emplacou 6.263 unidades. Para piorar a situação, a Audi também viu suas eternas rivais do trio de ferro alemão, Mercedes-Benz e BMW, anotarem bons resultados.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More