Problema no insuflador afeta carros de 17 fabricantes diferentes no Brasil; veja como identificar Dois acidentes fatais foram registrados no Brasil envolvendo os airbags mortais da Takata apenas em dezembro. O proprietário de um Honda Civic teve seu pescoço perfurado por um estilhaço em Rio Verde (GO) após se envolver em uma colisão leve no dia 11. Cenário semelhante ocorreu no dia 23, quando um motorista do Rio de Janeiro (RJ) passou pela mesma situação com seu Toyota Corolla.
Estes são os casos mais recentes envolvendo os airbags da Takata, que já levaram nove motoristas a óbito somente no Brasil. Autoesporte listou todas as marcas envolvidas na maior campanha de recall do mundo. Veja como identificar se o seu veículo faz parte da campanha:
Audi
BMW
Chevrolet
Chrysler
Citroën
Dodge
Fiat
Ford
Honda
Mitsubishi
Mercedes-Benz
Peugeot
Renault
Subaru
Toyota
Volkswagen
Volvo
As marcas são obrigadas a anunciar recalls na internet, televisão, jornais e rádios. Algumas chegam a enviar cartas e e-mails aos proprietários. Os sites das fabricantes também trazem abas específicas para a consulta das campanhas, bem como as orientações para o agendamento do reparo.
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Airbags da Takata: o maior recall da história
Acidente dispara airbag em Rio Verde (GO); motorista do Civic morreu na hora
Reprodução/TV Anhanguera
O insuflador é o componente metálico que abriga o gás que faz o airbag inflar. Por falhas na vedação ou exposição à umidade, a peça da fornecedora japonesa Takata pode se desgastar com o tempo. Assim, quando a bolsa é disparada, o insuflador se rompe e desfere seus estilhaços contra os ocupantes. Os projéteis podem atingir 320 km/h.
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No entanto, apesar dos últimos casos no Brasil, as tragédias envolvendo airbags da Takata não são recentes. Os primeiros casos datam de 2013, quando foi descoberto o defeito no insuflador. De acordo com a Associated Press, ao menos 35 pessoas morreram e 400 ficaram feridas.
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