Motores 1.0 e 1.2 turbo da General Motors finalmente recebem injeção direta de combustível A Chevrolet anuncia a chegada de Tracker e Montana com motores atualizados. A partir da linha 2025, os propulsores 1.0 e 1.2 turbo flex recebem sistema de injeção direta de combustível, reduzindo consumo e emissões, mas elevando potência e torque.
A adoção do sistema de injeção direta se deve à chegada da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8), que passa a valer no dia 1° de janeiro de 2025. Por isso, o mesmo recurso será adotado na dupla Onix e Onix Plus, que têm o motor 1.0. A GM também atualizou o software de ambos os propulsores.
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A injeção direta permite dosar a mistura de ar e combustível que entra na câmara de combustão com mais precisão. Assim, o sistema reduz emissões e deixa o veículo mais eficiente. No segmento de entrada, a Chevrolet era a única fabricante sem motores turbo com injeção direta do Brasil. Volkswagen, Hyundai, Fiat e Peugeot, por exemplo, oferecem a tecnologia há mais tempo.
Motores mais potentes
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
Divulgação
O motor 1.0 turbo flex, que anteriormente entregava 116 cv de potência, agora desenvolve 121 cv. Já o torque máximo subiu de 16,8 kgfm para 18,3 kgfm.
Da mesma forma, o propulsor 1.2 turbo flex, que antes proporcionava 133 cv, teve um upgrade para 141 cv. O torque máximo, por sua vez, subiu de 21,4 kgfm para 22,9 kgfm. Tais mudanças foram significativas para melhorar a aceleração de ambos, como iremos elaborar mais abaixo.
Potência e torque
O Tracker é vendido exclusivamente com câmbio automático de seis marchas, e não tem a opção de caixa manual de seis marchas disponível na Montana de entrada.
Melhoria do consumo de combustível
A Chevrolet divulga que Tracker e Montana estão até 15% mais econômicos após a atualização. Veja abaixo a relação do consumo de combustível dos motores 1.0 e 1.2 turbo após a atualização da mecânica:
Consumo: Tracker 1.0
Consumo: Tracker 1.2
Consumo: Montana 1.2 MT
Consumo: Montana 1.2 AT
Aceleração
Confira os resultados de aceleração após a atualização de Chevrolet Tracker e Montana
André Schaun/Autoesporte
Os motores também ficaram mais dispostos após a adoção da injeção direta. O que corrobora são os novos resultados de aceleração de zero a 100 km/h, que estão melhores tanto no SUV compacto quanto na picape intermediária. Veja abaixo:
Aceleração de zero a 100 km/h com gasolina
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