Além de usar menos peças, motor não tem fluidos e componentes que precisam ser substituídos em um veículo a combustão Economizar dinheiro com combustível e rodar sem emitir poluentes não são as únicas vantagens do carro elétrico. Ele também é mais barato de manter do que um modelo similar com motor a combustão. Autoesporte explica a seguir os motivos!
Basicamente, a razão principal está no menor nível de complexidade do motor de um carro elétrico, que tem menos peças em seu conjunto mecânico. “São aproximadamente 40 peças contra 400 de um carro a combustão”, afirma André Maranhão, gerente de treinamento da BYD.
Carro elétrico tem menor quantidade de componentes
Divulgação
Revisões de carros elétricos são mais simples e baratas
O consultor técnico Fabio Fukuda lembra que o veículo movido a eletricidade não usa componentes como filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio, bielas e virabrequim. “Com isso, não é necessário realizar as manutenções periódicas de qualquer motor a combustão, incluindo trocas de filtros, bomba de combustível, velas e correias”, ressalta.
Quanto custa carregar um carro elétrico em casa?
Isso faz com que a revisão seja mais barata, menos complexa e mais rápida de ser realizada. Entre os procedimentos realizados estão a inspeção das portas de carregamento e dos rotores, bem como a análise do estado da suspensão.
Revisões dos carros elétricos podem ser feitas com maior espaço de tempo
Fabio Aro/Autoesporte
A bateria passa por uma análise do uso e do estado de conservação. Por fim, peças como amortecedores, pastilhas de freio, fechaduras e filtro de ar-condicionado também são vistoriados antes de o veículo ser devolvido ao proprietário.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Mais eficiência e menos desgaste
O nível de desgaste de algumas partes e componentes é bastante reduzido em um carro elétrico. Os freios apresentam desgaste inferior pelo fato de o sistema ser menos requisitado.
Carro elétrico: confira 10 mitos sobre o uso e funcionamento
A “culpa” é do sistema de regeneração de energia, que reduz a velocidade do veículo assim que o motorista tira o pé do acelerador. Dependendo da situação, inclusive, o carro elétrico é capaz de parar completamente sem que o motorista sequer acione o pedal do freio.
Baterias passam por análises de estado de conservação
Christophe Jumez/Autoesporte
Além disso, os carros elétricos aproveitam quase toda a eficiência energética disponível, algo que os veículos a combustão não conseguem igualar. Com isso, o desgaste do conjunto motriz é menor
Apenas os pneus podem apresentar desgaste mais acentuado do que um modelo similar movido a combustão. Como o carro elétrico entrega mais torque e o veículo é mais pesado por conta da presença das baterias, pode ser necessário substituí-los antes.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More