Primeiro lançamento da montadora, que deve anunciar oficialmente a volta ao país no primeiro semestre de 2025, será o EX5 A Geely vai voltar. E, dessa vez, quer enfiar o pé na porta e atuar de maneira 100% independente. É o que garantem interlocutores ligados à fabricante, que confirmam ainda que a marca deve anunciar seu retorno ao Brasil no primeiro semestre de 2025. E mais: já tem um carro para chamar de seu na estreia.
Trata-se do EX5. O SUV foi revelado oficialmente na Automechanika Frankfurt em setembro deste ano. Foi, diga-se de passagem, apresentado como o mais novo “veículo global” da Geely e como um “enorme passo” da fabricante rumo à liderança mundial no segmento de utilitários esportivos elétricos.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
No Brasil, o EX5 vem para duelar, primariamente, com o BYD Yuan Plus. O objetivo, segundo fontes ligadas ao Grupo Geely, é colocar seus modelos tête-à-tête com os já consolidados veículos da rival chinesa em nosso mercado.
Lanternas traseiras do Geely EX5 “correm” até a tampa do porta-malas
Divulgação
“Nós chegaremos ao Brasil para encarar a BYD. Nosso objetivo é obter a liderança no mercado de elétricos brasileiro, importantíssimo para a nossa estratégia global”, ouviu Autoesporte de uma fonte ligada ao grupo.
Se partirmos de tal premissa, podemos esperar que a Geely traga um bom número de modelos considerados “espelhos” dos produtos que a BYD já comercializa no Brasil. Um deles é o Geome Xingyuan, que atuaria como desafiante do Dolphin, por exemplo.
Além do portfólio a ser vendido por aqui quase na ponta da língua, a Geely já tem boa parte do corpo de fornecedores definidos no Brasil. Além disso, já trabalha para construir uma rede adequada de concessionárias e possivelmente terá seu centro de distribuição de peças em Vitória (ES). A ideia é já chegar com estrutura robusta de forma a não pecar no pós-venda como a BYD.
Geely EX5
Mas voltemos ao EX5. O SUV elétrico, também confirmado pelo site Autos Segredos como o primeiro lançamento do retorno da Geely ao Brasil, tem propulsor que rende 217 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Além disso, tem duas opções de bateria: uma de 49,5 kWh e outra de 60,2 kWh. A autonomia é, respectivamente, de 440 km e 530 km no otimista ciclo chinês.
No quesito dimensões, o modelo da Geely tem 4,62 metros de comprimento, 1,9 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. A título de comparação, o Yuan Plus tem 4,45 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,72 m.
O Geely EX5 dispõe de lista, tal qual a maioria dos modelos chineses, abarrotada de equipamentos de conveniência e segurança. Tem rodas de 19 polegadas, lanternas iluminas por LED, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela de 15,4 polegadas e sistema de som com 16 alto-falantes.
Volante tem base aplanada; SUV elétrico dispõe de quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela “flutuante”
Divulgação
Vem ainda com assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, sistema de detecção de pedestres e ciclistas, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e outros itens de auxílio ao condutor.
Dono de carroceria vincada, o Geely EX5 tem interior minimalista, bem agradável aos olhos, e exterior algo futurista, que pode ficar datado em alguns anos. Um dos destaques é o para-choque dianteiro, completamente “selado”, que praticamente se une ao capô. Já na traseira, as lanternas são integradas e passam por toda a tampa do porta-malas.
Será que o EX5 terá força o suficiente para encarar o BYD Yuan Plus? A ver.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: Read More