Renault vence o prêmio pela primeira vez; BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008 foram os demais finalistas O Renault Kardian é o grande vencedor do Carro do Ano 2025. O modelo concorreu contra BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta e Peugeot 2008 na categoria principal da premiação mais importante da indústria automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a Renault — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.
A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com outras seis categorias de carros e três de motores. Os finalistas do prêmio foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor.
O limite foi de cinco finalistas por categoria, e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe, conforme previsto no regulamento. Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela EY.
Veja todos os vencedores abaixo:
Carro do Ano: Renault Kardian
Renault Kardian é o vencedor do Carro do Ano 2025
Renato Durães/Autoesporte
O Renault Kardian é o grande vencedor do Carro do Ano 2025, categoria com finalistas com preços de até R$ 200 mil. O SUV compacto está disponível exclusivamente com motor 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, de seis e sete marchas, respectivamente.
Finalistas: BYD Dolphin Mini, Citroën Basalt, Hyundai Creta, Peugeot 2008 e Renault Kardian
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Carro do Ano Premium: Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 é o vencedor do Carro do Ano Premium
Divulgação
O vencedor da categoria Carro do Ano Premium, com preços entre R$ 200 mil e R$ 400 mil, é o Hyundai Ioniq 5. O elétrico estreia em versão única com dois motores elétricos. Assim, a potência, de acordo com a marca, chega a 325 cv e o torque a 61,6 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h. Já o pacote de baterias é de 84 kWh e a autonomia chega a 374 km, segundo medição do Inmetro.
Finalistas: BMW X2, Honda CR-V, Hyundai Ioniq 5, Kia EV5 e Volvo EX30
Carro do Ano 2025: veja curiosidades da 58ª edição e da história do prêmio
Carro do Ano Superpremium: Audi Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron é o vencedor do Carro do Ano Superpremium
Divulgação
O Audi Q6 e-tron, que está disponível em duas versões, é o vencedor do Carro do Ano Superpremium, com preços entre R$ 400 mil e R$ 600 mil. Seu conjunto elétrico desenvolve 387 cv de potência e 54,5 kgfm de torque. Já o 0 a 100 km/h feito em 5,9 segundos e o modelo pode atingir velocidade máxima de 210 km/h. Segundo o Inmetro, o conjunto de baterias de 100 kWh proporciona 411 km de autonomia com apenas uma carga.
Finalistas: Audi Q6 e-tron, BMW iX2, Chevrolet Blazer EV, Hyundai Palisade e Mercedes-Benz E 300
Carro do Ano Luxo: Lexus RX 450h+
Lexus RX 450h+ é o vencedor do Carro do Ano Luxo
Autoesporte
O carro mais elegante da Lexus no Brasil é o RX 450h+, que agora é também o Carro do Ano Luxo 2025. Com conjunto híbrido plug-in, tem motor 2.5 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson, que entrega 187 cv e 23,6 kgfm. Os outros dois motores elétricos são síncronos, sendo um no eixo dianteiro, com 182 cv e 27 kgfm, e um no eixo traseiro, com 54 cv e 12,1 kgfm. A potência combinada é de 308 cv.
Finalistas: BMW i5, Lexus RX 450h+ e Mercedes-AMG SL 63 S E
Carro do Ano Esportivo: Ford Mustang
Ford Mustang é o Carro do Ano Esportivo
Divulgação
Com uma classe própria desde a última edição, Ford Mustang, Mercedes-AMG GT 63 S E Performance e Porsche 718 Spyder RS foram os modelos que concorrem ao troféu de Carro do Ano Esportivo 2025. Sem limite de valor, o vencedor foi o Ford Mustang, que é equipado com motor V8 Coyote 5.0 aspirado. São 488 cv de potência e 57,5 kgfm de torque, possibilitando o 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Finalistas: Ford Mustang, Mercedes-AMG GT 63 S E Performance e Porsche 718 Spyder RS
Picape do Ano: Chevrolet S10
Chevrolet S10 é a grande vencedora de Picape do Ano
Bruno Guerreiro/Autoesporte
Três modelos concorreram ao prêmio de Picape do Ano, com valores de até R$ 300 mil. A grande vencedora foi a Chevrolet S10, que recebeu uma atualização profunda para a linha 2025. São 1.061 litros de capacidade de caçamba e motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, que desenvolve até 207 cv de potência e 52 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas. Nesse caso, a velocidade máxima alcançada é de 180 km/h.
Finalistas: Chevrolet S10, Fiat Titano e Jac Hunter
Picape do Ano Premium: Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor é a vencedora da categoria Picape do Ano Premium
Divulgação
A versão esportiva da Ford Ranger foi a grande vencedora do prêmio de Picape do Ano Premium. A caminhonete, com entre-eixos de 3,27 metros e 1.200 litros de capacidade na caçamba, é equipada com motor 3.0 V6 a gasolina capaz de entregar 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque. Com esse conjunto, a Ranger Raptor vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h.
Finalistas: Ford Ranger Raptor, Ram 1500 e Volkswagen Amarok
Motor do Ano Combustão: Renault 1.0 TCe
Renault Kardian também venceu com seu motor na categoria de Motor do Ano Combustão
Divulgação
A Renault recebe o prêmio da categoria de Motor do Ano Combustão pelo propulsor TCe 1.0 turboflex de três cilindros e injeção direta de combustível que equipa o Renault Kardian. O conjunto é capaz de desenvolver 125 cv de potência e chegar até 172 km/h.
Finalistas: Chevrolet 2.8 Duramax (S10 e Trailblazer), Ford Power Stroke V6 3.0 (Ranger Raptor), Hyundai 1.6 Smartstream TGDi (Creta) e Mercedes-Benz 2.0 MHEV (E 300 e GLC)
Motor do Ano Híbrido: Toyota/Lexus 2.5 PHEV
Toyota RAV4 PHEV – motor
Murilo Góes/Autoesporte
O motor 2.5 híbrido plug-in compartilhado por Lexus e Toyota é o Motor do Ano Híbrido 2025. A unidade equipa o RAV4 e o RX450h+. São 306 cv e 308 cv de potência, respectivamente. O consumo pode chegar a 35 km/l e aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 6,2 segundos.
Finalistas: BMW 2.0 PHEV (530e), JLR Ingenium PHEV (Defender 110 P400e), Mercedes 4.0 V8 PHEV (S 63, SL 63 e AMG GT) e Porsche V6 PHEV (Cayenne e-Hybrid).
Motor do Ano Elétrico: BMW i5
BMW i5 é dono do Motor do Ano Elétrico
Divulgação
O sedã de luxo alemão tem motor de 340 cv de potência e 43,8 kgfm de torque, com bateria de 81,2 kWh. Desta forma, acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e tem velocidade máxima de 193 km/h. Já a versão M50 desenvolve 601 cv de potência, também com bateria de 81,2 kWh.
Finalistas: BMW i5, BYD Yuan Pro, Chevrolet Blazer EV, Kia EV5 e Volvo EX30
Inovação do Ano: BMW – primeiro híbrido plug-in nacional
BMW X5 será o primeiro carro híbrido plug-in fabricado no Brasil
Divulgação
Autoesporte ainda reconhece a BMW pelo início da produção da nova geração do X5 em Araquari (SC). O SUV de luxo é o primeiro carro híbrido plug-in fabricado no Brasil, com um moderno sistema de recarga por fonte externa. Outras fabricantes estavam nessa corrida, mas o X5 largou na frente.
Publicidade do Ano: BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini vence na Publicidade do Ano
Renato Durães/Autoesporte
A BYD foi a vencedora da Publicidade do Ano 2025, uma modalidade voltada ao segmento de marketing. Graças à nova ação digital do Dolphin Mini, a fabricante chinesa foi reconhecida pelos setores de publicidade e propaganda da Editora Globo, que coordenam a categoria.
Executivo do Ano: Ciro Possobom – presidente e CEO da Volkswagen do Brasil
O Carro do Ano 2025 também concede o reconhecimento de Executivo do Ano para Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil. O chefe da marca alemã é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo mais alto da fabricante no país, que historicamente sempre foi exercido por estrangeiros.
Marca Digital do Ano: Nissan
A Nissan foi premiada como a Marca Digital do Ano 2025 por sua nova campanha focada para pessoas com deficiência (PCD). O projeto “Nissan Para Todos” traz uma série de ações que buscam beneficiar o cliente que tem direito a condições especiais para a compra de carros novos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More