Novo modelo familiar com visual retrofuturista tem até 540 km de autonomia; confira os detalhes O primeiro carro elétrico da Hyundai foi o Sonata EV de 1991, um sedã com apenas 70 km de autonomia e velocidade máxima limitada a 60 km/h. Quem participou de seu desenvolvimento certamente ficaria orgulhoso de onde a tecnologia chegou mais de 30 anos depois. O novo Hyundai Ioniq 9 é o que existe de mais avançado no segmento de elétricos na indústria coreana.
Trata-se de um avantajado SUV de sete lugares com a pegada retrofuturista que a marca tem seguido. Um único bloco luminoso se destaca na dianteira, conectando os faróis formados por plaquetas de LED. Já o formato quadrado de sua carroceria pode ter sido inspirado nos carros da Kia.
Traseira mantém a pegada futurista da dianteira do Ioniq 9
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A traseira é caracterizada por longas lanternas que se estendem do topo do teto até o fim do para-choque. Também representa uma visão futurista atrelada ao passado. Por fim, o formato da carroceria está mais para minivan do que SUV.
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Junto do Telluride, Hyundai Ioniq 9 2025 é um dos maiores carros da marca
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Falando das dimensões, o Ioniq 9 tem 5,06 metros de comprimento, 1,98 m de largura e surpreendentes 3,13 m de distância entre os eixos. Já o porta-malas comporta 620 litros com todos os sete lugares em uso. Se forem só cinco, o volume sobe para absurdos 1.323 l. São proporções raras para um SUV.
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Na cabine, o Ioniq 9 traz tudo que se espera de um carro familiar ou até executivo. Central multimídia conectada ao painel de instrumentos (ambas com duas telas de 12’’), zona de ar-condicionado traseira e bancos corrediços com ventilação são itens que marcam presença. O acabamento mistura couro claro e plásticos reciclados. Já o sistema de som é da Bose, com 14 alto-falantes.
Hyundai manteve botões físicos na cabine do Ioniq 9
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Diferentemente de fabricantes europeias, a Hyundai manteve botões físicos para facilitar o dia a dia do motorista. Essa é uma característica que Autoesporte elogiou no Palisade, o carro mais caro da marca coreana no Brasil. Veja as impressões abaixo:
Independentemente da versão, a bateria do Hyundai Ioniq 9 é de gigantes 110,3 kWh. O que muda são os motores elétricos, que podem ser só traseiro (na versão Range) ou instalados nos dois eixos (nas configurações Long Range e Performance).
Veja como a potência e o torque interferem na autonomia do Ioniq 9
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A versão de entrada, focada na autonomia, entrega apenas 215 cv de potência e 35 kgfm de torque. Seu alcance elétrico com uma carga é de 540 km em ciclo WLTP, mais otimista que o padrão brasileiro do Inmetro. O pacote Long Range entrega 314 cv e 61 kgfm, mas sacrifica a autonomia para 482 km.
Para encerrar, o Hyundai Ioniq 9 na configuração Performance tem 435 cv e 71 kgfm, e pode atingir 100 km/h em 4,9 segundos. Sua autonomia não foi revelada, mas certamente será a menor. Os preços não foram divulgados. A expectativa é que partam de US$ 50 mil (R$ 290 mil) e cheguem a US$ 85 mil (R$ 470 mil) nos Estados Unidos. Seria este um possível rival para a minivan elétrica que a BYD vai lançar no Brasil em 2025?
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