Oliver Blume, CEO do Grupo e da própria Porsche, elogiou visual do novo SUV de entrada da marca no Brasil; futuros produtos herdarão elementos do utilitário O Volkswagen Tera está em pré-produção, na fábrica de Taubaté (SP), e chega às revendas no primeiro trimestre de 2025. No entanto, mesmo antes de dar o da graça nas concessionárias, o novo SUV de entrada já antecipa elementos estéticos que estarão presentes em produtos vindouros da montadora alemã.
Pelo menos é o que garante José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para as Américas do Norte e do Sul. “Futuros lançamentos da marca contarão com elementos do Tera, não tenha dúvidas”, salientou o executivo, embora não especifique quais traços do SUV de entrada serão herdados pelos próximos modelos.
Projeção do Volkswagen Tera: SUV tem influências de modelos da marca comercializados na Europa
João Kleber Amaral/Autoesporte
O novo Volkswagen Tera, vale frisar, tem visual distinto se o compararmos com projetos nacionais feitos sobre a plataforma MQB A0. O veículo mais se assemelha aos produtos europeus da montadora, com uma veia, inclusive, de Tiguan.
Volkswagen Tera: 5 itens do novo SUV que são heranças do Nivus
Justifica-se. Mesmo posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, com preços que possivelmente ficarão entre R$ 110 mil e R$ 140 mil, o Tera é feito sob a premissa de “democratização do design” preconizada por Pavone há algum tempo.
“O design tem que ser desejável em qualquer categoria. Carros de entrada, geralmente, são modelos que as pessoas podem ter, e não o que elas querem ter. No caso do Tera, tenho certeza de que os consumidores vão querer ter o modelo”, destacou o executivo da Volkswagen.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
E a chancela de visual de modelo de estirpe, mais caro, não vem apenas do tentáculo brasileiro da companhia. Pavone conta que Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen e, ao mesmo tempo, da Porsche, ficou impressionado com o design do SUV. O chefão da empresa chegou a comparar o Tera com uma versão baby do Macan, olha só.
Projeção do VW Tera: Oliver Blume, CEO da empresa, comparou SUV de entrada com o Porsche Macan
João Kleber Amaral/Autoesporte
“Para um designer, qualquer associação que você faça com um Porsche é incrível. E olha que [o Tera] não é um carro que ficará posicionado lá em cima, mas é muito bacana poder atrelar ao design a sensação de que se trata de um veículo de categoria superior”, completa Pavone.
O chefe de design da Volkswagen faz ainda questão de salientar que as primeiras reações de quem vê o Tera de perto, “os três primeiros segundos”, têm sido “reconfortantes”. “Isso só mostra que a energia que colocamos para criar um carro desejável vem sendo recompensada”, finaliza.
E aí? Será que os consumidores também acharão o mesmo acerca do design do Volkswagen Tera? Seguirão a opinião de Oliver Blume e darão ao modelo a alcunha de “mini Macan”? A ver.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More