Todos os produtos da fabricante japonesa à venda no país, nacionais ou importados, terão pelo menos uma versão eletrificada O planejamento da Toyota para o Brasil nos próximos anos tem algumas metas ousadas. Uma delas é que, até 2028, todos os produtos vendidos pela fabricante japonesa no país terão pelo menos uma versão híbrida. Autoesporte pode confirmar esta meta a partir de documentos obtidos com fontes ligadas à marca.
Conforme noticiamos nos últimos meses, o investimento de R$ 11 bilhões que a Toyota anunciou para o Brasil até 2030 prevê a concentração de toda a produção nacional da empresa em Sorocaba (SP) e na planta de motores da vizinha Porto Feliz, com a migração da produção do sedã médio Corolla e o fechamento da fábrica de Indaiatuba (SP).
Décima terceira geração do Corolla terá uma nova família de motores híbridos
Reprodução/Theottle
O Corolla passará a ser fabricado em uma nova ala de Sorocaba, que está em construção, junto do irmão de plataforma Corolla Cross e de uma inédita picape intermediária monobloco, o projeto 150D. Esta será lançada em 2026 aproveitando a mesma matriz TNGA-C e estreará a inédita motorização 2.0 híbrida flex plug-in (PHEV), com recarga externa.
Initial plugin text
Antes disso, no primeiro trimestre de 2025 chegará o SUV compacto Yaris Cross, feito sobre a base TNGA-B ou DNGA, uma simplificação da plataforma do Corolla, com direito a um motor 1.5 híbrido flex que representa uma atualização do atual propulsor da família Yaris. Além disso, de acordo com apuração de Autoesporte noticiada há alguns dias, a Toyota também prepara uma renovação profunda da picape média Hilux, com motor híbrido leve de 48V a diesel, o projeto 640X.
Todos esses lançamentos, que devem vir acompanhados de novas gerações da família Corolla e dos Yaris hatch e sedã, além de um novo SW4 híbrido derivado da Hilux renovada, finalizarão um ciclo no qual, ao final, todos os produtos da Toyota comercializados aqui terão versões híbridas, sejam importados ou nacionais (incluindo os que vêm da Argentina).
Toyota Yaris Cross será híbrido flex com motor 1.5
Felipe Celis
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Os carros híbridos que a Toyota vai vender no Brasil
Vale observar que o plano original de eletrificação da Toyota no Brasil está atrasado em três anos, pois deveria ser concluído de fato em 2025. O adiamento se deu por conta da pandemia de covid-19, que retardou os investimentos e o desenvolvimento dos produtos (da mesma forma como afetou diversos concorrentes).
Toyota Hilux terá motor híbrido leve de 48V
Divulgação/Toyota
Pioneira na aposta em híbridos flex, a marca japonesa começou a investir em produtos híbridos plenos (HEV) a gasolina no começo dos anos 2010, com o Prius de antepenúltima geração. Em 2019, lançou a primeira motorização híbrida flex do mundo com a 12ª geração do Corolla, que depois foi expandida para seu inédito irmão SUV, o Corolla Cross.
Na sequência, em 2025 virá o SUV compacto Yaris Cross com uma variante híbrida flex do motor 1.5 e, em 2026, a picape intermediária com um conjunto 2.0 híbrido plug-in também capaz de aceitar etanol. Entre 2026 e 27 chegam a Hilux e o SW4 profundamente renovados com motores híbridos leve (MHEV) e pleno (HEV) a diesel.
Teste exclusivo: Toyota Yaris Cross será a nova referência de SUV compacto?
Toyota Yaris Ativ tailandês dará origem a uma nova geração da família nacional de compactos
Divulgação
Por fim, em 2028, deve chegar uma nova geração da família Yaris, derivada do atual Yaris Ativ tailandês e com a mesma plataforma DNGA do Yaris Cross.
Confira como ficará a gama de produtos híbridos da Toyota no Brasil:
RAV4: SUV médio, 2.5 híbrido a gasolina de 222 cv e 2.5 híbrido plug-in a gasolina de 306 cv. Importado do Japão desde 2019.
Corolla: sedã médio, 2.0 flex de 175 cv e 1.8 híbrido flex de 122 cv. Produzido em Indaiatuba (SP) desde 2019.
Corolla Cross: SUV compacto-médio, 2.0 flex de 175 cv e 1.8 hibrido flex de 122 cv. Produzido em Sorocaba (SP) desde 2021.
Yaris Cross: SUV compacto, 1.5 híbrido flex de 110 cv e 1.5 híbrido flex de cerca de 115 cv. Produzido em Sorocaba (SP) a partir de 2025.
Stout ou 150D (código de projeto): picape intermediária, 2.0 flex de 175 cv e 2.0 híbrido flex plug-in de 223 cv. Produzida em Sorocaba (SP) a partir de 2026.
Nova Hilux (projeto 640X): picape média, 2.8 híbrido leve a diesel de 204 cv e 2.0 turbo híbrido de 300 cv. Produzida em Zárate (Argentina) entre 2026 e 2027.
Novo SW4: SUV de sete lugares, 2.8 híbrido leve a diesel de 204 cv e 2.0 turbo híbrido de 300 cv. Produzido em Zárate (Argentina) a partir de 2027.
Nova família Yaris: hatch e sedã compactos, 1.5 híbrido flex de 110 cv e 1.5 híbrido flex de cerca de 115 cv. Produzidos em Sorocaba (SP) a partir de 2028.
Picape elétrica Toyota EPU servirá de inspiração para o futuro projeto nacional híbrido plug-in flex 150D
Divulgação
Já as novas gerações de Corolla e Corolla Cross fecharão o ciclo de R$ 11 bilhões da Toyota, entre 2029 e 30, mantendo a plataforma TNGA-C e com uma nova geração de motores híbridos plenos e plug-in. Vale observar que, em todo esse processo, parte dos modelos continuará oferecendo opções apenas a combustão no portfólio.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More