Fiat Strada, Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Fiat Argo e Hyundai HB20 foram recriados pela ferramenta em outras décadas Já imaginou como seria a Fiat Strada 40 anos atrás? Não vale pensar na Fiorino e nem no Volkswagen Polo europeu para saber como seria o hatch em 1984. Chevrolet Onix nem existia, assim como Fiat Argo e Hyundai HB20. Por isso, pedimos para o Gemini, a inteligência artificial do Google, para recriar os carros mais vendidos do Brasil em 2024, mas há 30 e 40 anos. Também fizemos ensaios usando o novo Meta AI. Porém, os resultados pareceram pouco condizentes com as datas solicitadas.
O primeiro prompt, ou pedido que fizemos à IA, foi o menos descritivo possível: “crie uma imagem de como seria a Fiat Strada se tivesse sido lançada em 1994”. A resposta foi um hatch. Tivemos de ser mais específicos, acrescentando que se tratava de uma picape compacta e que as imagens precisariam mostrar o carro na posição “¾ de frente”.
Daí em diante, usamos a primeira opção feita, pois, a cada pedido, a resposta é um modelo diferente. Então veja como ficaram os cinco carros mais vendidos do Brasil se tivessem sido lançados há 30 e 40 anos atrás de acordo com o Gemini.
Fiat Strada
1984
Fiat Strada 1984 criada por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Em 1984, a Fiat havia acabado de lançar o Uno, abusando das linhas retas. E foi assim que a IA recriou a Strada daquela época, com faróis quadrados, setas nos cantos da carroceria e no para-choque, item comum naqueles tempos. A curiosidade é que ela já trazia o degrau lateral, item que se popularizou na Chevrolet Montana anos depois.
1994
Fiat Strada 1994 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Uma década depois e a Strada hipotética mantém as linhas retas, mas com capô mais elevado, luzes de seta brancas e sem o degrau no lado da caçamba. A grade, que era toda preta em 1984, agora tem detalhes na cor da carroceria. Vale lembrar que nesta época nem o Palio havia sido lançado e o principal carro da marca ainda era o Uno.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Volkswagen Polo
1984
Volkswagen Polo 1984 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Se no lugar do Gol a Volkswagen tivesse lançado o Polo imaginado pela inteligência artificial, ele teria a mesma essência, mas com algumas diferenças. Os faróis redondos teriam a seta ao lado e não no para-choque como o Gol refrigerado a ar. A traseira mais caída, como a do Passat, também estaria lá.
1994
Volkswagen Polo 1994 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
No ano em que o Gol chegou à segunda geração (o famoso Bolinha), o Polo ficou com linhas mais modernas, lembrando a versão europeia feita pela Volkswagen naquela época. O carro imaginado pela IA traz faróis de neblina, mas tem quebra-vento, item já abandonado em 1994.
Chevrolet Onix
1984
Chevrolet Onix 1984 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
As linhas retas e uma leve lembrança do Monza formaram a ideia de como seria o Chevrolet Onix em 1984, ano em que a marca vendia o Chevette no Brasil, mas já tinha a primeira geração do Opel Corsa na Europa, lançada em 1982. Como era comum na época, o hatch tem apenas duas portas.
1994
Chevrolet Onix 1994 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Na recriação por IA, o Onix chega ao ano de 1994 já com quatro portas e linhas mais arredondadas. Nesse mesmo período, vale lembrar, a segunda geração do Corsa chegava ao Brasil com elementos em comum aos do Onix hipotético, como vidro degradê, retrovisores incorporados ao desenho do carro e apoio de cabeça vazado.
Fiat Argo
1984
Fiat Argo 1984 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Assim como na Strada, a IA seguiu a linha de um desenho mais “caixote” para o Argo. Temos elementos de Fiat 147, como as linhas do capô, e Uno, que havia acabado de chegar com sua traseira mais reta e carroceria com bom espaço interno.
1994
Fiat Argo 1984 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Uma década depois, o Argo já se parecia mais com o Fiat Tipo, trazendo grade com friso na cor da carroceria, faróis mais finos e laterais com boa área envidraçada. O Argo da IA tem ainda carroceria com duas portas e para-choques pretos.
Hyundai HB20
1984
Hyundai HB20 1984 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Desenvolvido para o Brasil e lançado em 2012, o Hyundai HB20, se existisse em 1984, seria menor que seus rivais, pelo menos para a IA. Com linhas retas típicas do período, o HB20 hipotético tem faróis quadrados, setas redundantes e rodas de aço com calotas centrais.
1994
Hyundai HB20 1994 criado por inteligência artificial
Reprodução/Gemini
Com quatro portas e linhas mais arredondadas, o HB20 de 1994 criado pelo Gemini já parece ser mais capaz de brigar com os rivais da época. A inteligência artificial criou o modelo em uma espécie de versão topo de linha, com rodas de liga leve, faróis de neblina e para-choques pintados na cor da carroceria.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More