Autoesporte foi até o Salão de Paris conhecer o sucessor do Tiguan Allspace O Volkswagen Tayron foi a estrela da marca do Salão do Automóvel de Paris (França). Além do futuro A0 SUV, que será o modelo de entrada do segmento em 2025, a fabricante também prepara o Tayron como substituto do Tiguan Allspace no Brasil. Autoesporte conheceu o modelo de perto e pode cravar que o SUV acaba com a história de que os carros da marca têm acabamentos ruins na cabine.
Quando o Tayron será lançado?
O inédito SUV já está em produção na fábrica de Wolfsburg (Alemanha) e chegará às lojas na Europa no começo de 2025, fazendo a ponte entre o Tiguan e o Touareg. Para atender as Américas, uma linha de montagem do Tayron será instalada em Puebla (México) a partir de 2026, onde atualmente o Tiguan Allspace é produzido. Isso significa que o novo SUV está isento do imposto de importação no Brasil. O Tiguan atualmente é vendido no Brasil por R$ 292.990.
Novo Volkswagen Tayron foi a estrela da Volkswagen no Salão de Paris
André Schaun
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Preço
Falar de preço do Tayron ainda é bem difícil porque o lançamento será a partir de 2026, porém, podemos imaginar valores acima dos R$ 300 mil e configurações para cinco e sete ocupantes.
Motor
O Tayron apresentado em Paris traz opções a gasolina e a diesel para a Europa. A configuração mais simples vem com motor 1.5 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm — uma evolução do atual 1.4 TSI —, apoiado por um pequeno módulo elétrico de 48V. Portanto, trata-se de uma versão micro-híbrida. Há também motor 2.0 TSI de 190 cv e 32,6 kgfm.
Volkswagen Tayron será produzido no México e terá motor 1.5 TSI híbrido
Divulgação
As variantes mais equipadas têm o mesmo motor 1.5 TSI a gasolina e conjunto híbrido plug-in, com bateria de 19,7 kWh. Assim, o Tayron pode entregar 204 cv ou 272 cv — sem o número de torque revelado. Independentemente da opção mecânica, a transmissão é do tipo DSG, de sete velocidades.
Por fim, o motor 2.0 TDI equipa as configurações intermediárias, com potência variando entre 150 cv ou 193 cv. Certamente essas opções com motor diesel não virão para o Brasil.
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Visual
Volkswagen Tayron traz faróis e lanternas interligadas por LED
André Schaun/Autoesporte
O visual do Tayron lembra bastante o Tiguan europeu com mais toques de modernidade. Autoesporte conheceu a versão topo de linha em Paris, a R-Line, que tem uma grade preta bem predominante e, além dos faróis de LED serem interligados por um filete iluminado, o logotipo também fica aceso. A mesma linguagem visual das luzes também está na traseira.
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Os faróis e lanternas são matriciais com tecnologia IQ.Light — apenas Taos e Polo GTS têm essa tecnologia atualmente no Brasil. Esses faróis têm ajustes de faixa automática e luzes de curvas dinâmicas, que se moldam conforme a estrada, tornando a direção noturna mais segura. Ao todo, são 900 lúmens de LED e alcance de até 500 metros de distância.
Lanternas traseiras interligadas dão um visual arrojado para o Tayron
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Interior
Inspirado na família de carros elétricos ID da Volkswagen, o Tayron tem apelo minimalista no painel com três telas e sem praticamente nenhum botão físico: há apenas o botão de ignição, freio de estacionamento eletrônico e o ajuste de volume; sendo todos no console central. A alavanca de câmbio passou para a coluna de direção.
Novo Volkswagen Tayron tem três telas
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O painel de instrumentos digital tem tela de 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia tem até 15 polegadas, dependendo da versão — como é no caso R-Line —, e quase todos os comandos do carro são feitos por ela, como seletor dos modos de condução, ajustes do ar-condicionado, refrigeração dos bancos e configurações mecânicas.
Há também assistente por voz integrado ao ChatGPT para cumprir algumas tarefas. A terceira tela é para o passageiro, porém, não estava habilitada durante o Salão.
Novo Volkswagen Tayron tem tela de 15 polegadas na multimídia
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Seu acabamento é caprichado e o melhor que já vi em um carro da Volkswagen até hoje, combinando alguns tipos de couro (como alcântara), tecido e painel todo emborrachado. Filetes de LED cruzam toda a cabine para compor a iluminação ambiente que pode ser customizada. Os ajustes de posição do banco do motorista são elétricos com três botões de memória.
Para os passageiros do banco de trás, há saídas de ar-condicionado, duas entradas USB-C e um generoso espaço para as pernas e cabeça.
Dimensões
Volkswagen Tayron 2025 é um carro de porte generoso
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O Volkswagen Tayron tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de distância entre-eixos. Na disposição para cinco ocupantes, o Tayron oferece 885 litros de capacidade no porta-malas.
O Tiguan Allspace é praticamente do mesmo tamanho do Tayron: 4,78 m de comprimento (+ 1cm), 1,83 m de largura (-2 cm), 1,66 m de altura e 2,79 m de distância entre-eixos.
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