Utilitário esportivo apela para o bom espaço interno e para o baixo custo de manutenção; saiba quais são seus prós e contras Quem busca um SUV, normalmente, procura por um carro mais alto e espaçoso, dono de uma pitada de luxo e de bom desempenho. O Renault Duster é uma alternativa que atende a alguns desses requisitos com sobras, mas deixa a desejar em outros aspectos. Mesmo assim, é uma boa opção no mercado de usados e seminovos.
Espaço o Duster tem de sobra. São 4,38 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,69 m de altura. O entre-eixos, essencial para o espaço interno, é de 2,67 m. Outro detalhe importante para um SUV é a distância para o solo. No caso do Renault são 23,7 cm. O porta-malas, com 475 litros de capacidade, está entre as suas principais qualidades.
Renault Duster 2024 teve pequenas mudanças no visual
Divulgação
Em sua segunda geração, o Renault Duster já passou por mudanças de motorização e chegou a ter até uma versão 4×4, extinta em 2020. O futuro do modelo no mercado brasileiro, no entanto, é uma incógnita, já que a marca tem o Kardian posicionado como SUV de entrada e terá um SUV médio em breve. Os dois são feitos sobre a plataforma CMF-B, mais moderna que a B0 do Duster.
Motorização
A linha Duster é vendida com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque nas opções mais básicas. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático do tipo CVT com simulação de seis marchas.
Initial plugin text
A versão mais cara já traz um conjunto mais moderno com um motor 1.3 turbo de injeção direta, 170 cv e 27,5 kgfm. A transmissão é CVT com simulação de oito marchas.
Renault Duster tem central multimídia de série, mas ar digital só na versão topo de linha
Divulgação
Segundo a Renault, o motor 1.6 leva o Duster aos 100 km/h em 11,4 segundos na versão mais simples. Já o 1.3 turbo faz o mesmo em 9,2 segundos.
A velocidade máxima do Duster 1.6 manual é de 173 km/h. Já o turbinado consegue chegar aos 190 km/h. Os números considerados são com etanol no tanque.
Principais equipamentos
O Duster é vendido sempre com ar-condicionado, direção elétrica, airbags frontais, controle de estabilidade, controle de tração, central multimídia com tela de 8 polegadas, câmera de ré, chave canivete e rodas de liga leve de 16 polegadas.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
As versões mais caras podem incluir itens como âmera com visão 360º, acendimento automático dos faróis, sensor de ponto cego, ar-condicionado automático e digital, chave presencial e rodas de liga leve aro 17.
Tabela FIPE
Preços e versões do Renault Duster 2025
Duster Intense Plus 1.6 MT – R$ 112.932
Duster Intense Plus 1.6 AT – R$ 118.988
Duster Iconic Plus 1.6 AT – R$ 121.672
Duster Iconic Plus 1.3T AT – R$ 132.733
Preços e versões do Renault Duster 2024
Duster Intense Plus 1.6 MT – R$ 99.665
Duster Intense Plus 1.6 AT – R$ 108.694
Duster Iconic Plus 1.6 AT – R$ 111.883
Duster Iconic Plus 1.3T AT – R$ 115.824
Vale a pena investir em um Renault Duster usado?
Em uma compra racional, o Renault Duster sempre vai aparecer como opção. Afinal de contas, o SUV é relativamente barato, bastante espaçoso e tem uma mecânica simples, que facilita a manutenção.
Por outro lado, é um modelo que não oferece um acabamento caprichado como alguns de seus rivais e o desempenho do motor 1.6 é bem modesto. Se andar bem faz parte da lista de exigências, vale experimentar a versão turbinada ou ir para a concorrência.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More