Carro nacional mais veloz de sua época, hatch médio desenvolvia 193 cv com motor 1.8 turbo Que o Volkswagen Golf GTI tem uma legião de fãs, é fato. O hot hatch chegou ao Brasil em 1994, com a terceira geração importada do México. Cinco anos depois, em 1999, o modelo foi nacionalizado com a quarta geração. Esta, por sua vez, chegou a receber um facelift exclusivo para o mercado brasileiro, que deu origem ao Volkswagen Golf GTI MK4,5, que se tornou o carro mais rápido da época.
Ao todo, foram produzidos 246 exemplares dessa versão. Uma unidade, aliás, pertence à linha de produção da marca alemã em São Bernardo do Campo (São Paulo). Eis que o modelo foi restaurado, e agora fará parte do acervo de clássicos da Garagem Volkswagen. Nós dirigimos o hot hatch que vai virar peça de museu e te mostramos todos os detalhes em nosso canal no Youtube. Aperte o play e confira!
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O grande diferencial da versão puramente brasileira está no motor. Isso porque, enquanto o tradicional propulsor 1.8 de 20 válvulas da quarta geração entregava 180 cv de potência e 23,9 kgfm de torque, com ao facelift, desenvolvia 193 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.950 rpm.
Volkswagen Golf GTI tem retorno confirmado ao Brasil após 5 anos
Esses números resultam em uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 220 km/h, aliado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo Tiptronic, também com cinco marchas.
Volkswagen Golf GTI 4,5 2008 é equipado com motor 1.8 turbo de 193 cv de potência
Murilo Góes/Autoesporte
Esse desempenho só foi possível devido a recalibração feita pela engenharia da Volkswagen, que adicionou mais pressão no turbocompressor do motor. Além disso, o motor da família EA113 foi homologado com gasolina de alta octanagem. Todas essas características levaram a versão do hatch médio a carregar o título de carro nacional mais potente e veloz de seu tempo.
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Na época, seu concorrente direto, o Honda Civic Si, desenvolvia 192 cv. Vale dizer, que o torque cheio entregue em baixas rotações, peculiaridade dos motores turbo, foi uma das vantagens do Golf GTI contra o rival japonês, principalmente nas arrancadas. O Honda Civic era aspirado e precisava de 7,9 s para chegar aos 100 km/h.
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