Hunter EV chega em 2025 para ajudar marca a emplacar 4 mil unidades da caminhonete ao ano, triplicando seu volume de vendas A JAC Hunter já está lançada no mercado brasileiro. Na última semana, o grupo SHC, importador oficial da marca no Brasil, anunciou um preço especial de R$ 239.900, R$ 50 mil abaixo da tabela, que deve durar pelas primeiras mil unidades da picape média, apresentada em versão única de acabamento, HD 4×4 AT. A caminhonete chinesa também terá uma irmã elétrica em breve, a JAC Hunter EV. E pode até ter outra parente híbrida no Brasil.
Quem comenta os planos da marca com a nova Hunter é Sérgio Habib, presidente da JAC no Brasil, em entrevista à Autoesporte. Segundo ele, a Hunter representará uma guinada de uma marca que, pouco tempo, atrás, era a única no Brasil a vender apenas veículos elétricos, mas que agora volta a investir em modelos a combustão para aumentar sua participação de mercado.
“Resolvemos lançar uma picape a diesel por conta da nova política de imposto do governo sobre elétricos e híbridos [importados]”, explicou Habib. A JAC Motors, que chegou a ter planos de uma fábrica em Camaçari (BA), hoje opera apenas com importação da China.
A meta do grupo é ambiciosa: emplacar 4 mil unidades por ano da Hunter, o que significaria mais que triplicar o volume atual de vendas de toda a operação no Brasil, previsto para terminar 2024 abaixo de 2 mil exemplares. “Só o mercado de picapes médias acima de R$ 300 mil vende 70 mil unidades por ano. Esse é o nosso verdadeiro mercado de luxo”, analisa Habib.
Como será a JAC Hunter EV
JAC Hunter EV no Salão de Pequim 2024
Leonardo Felix/Autoesporte
Contudo, a JAC Hunter terá em breve uma versão elétrica, que deve ser lançada no Brasil no primeiro semestre de 2025. Enquanto a configuração a diesel será oferecida ao público do setor do agronegócio no interior do Brasil, a Hunter EV terá foco em vendas diretas para frotas de governos, polícias e prestadoras de serviço, com foco em centros urbanos. “Sei que não vai vender [para pessoas físicas]”, admite o presidente da marca.
Habib confirmou que a JAC Hunter EV será lançada com a mesma especificação mecânica da China: dois motores elétricos, um sobre o eixo dianteiro e um sobre o traseiro, rendem 290 cv de potência e 62,2 kgfm de torque combinados. Com esta cavalaria, o 0 a 100 km/h anunciado é de 5,9 segundos, quase o mesmo da BYD Shark e da Ford Ranger Raptor.
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As baterias de íons de lítio do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato) têm 88,3 kWh de capacidade e rendem uma autonomia de 313 km, de acordo com o ciclo WLTP. O número deve cair na homologação do Inmetro. Em dimensões, a JAC Hunter EV mede 5,62 metros, 1,96 metros de largura e 1,92 m de altura. A capacidade de carga deve ser menor que os 1.400 kg da Hunter a diesel, mas ainda ficar na casa de 1 tonelada.
Como é a JAC Hunter HD 4×4 AT
JAC Hunter HD 4×4 a diesel
Divulgação
Já a Hunter Heavy Duty (HD) 4×4 AT tem dimensões mais contidas: 5,33 de comprimento e 3,11 m de entre-eixos. O motor turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas rende 191 cv de potência e 46,8 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas da ZF e tração 4×4.
A capacidade de carga é a maior do segmento (com sobra): 1.400 kg (veja a tabela comparativa abaixo). A marca chinesa promete, ainda para 2024, a chegada de uma configuração com câmbio manual. Clique aqui para ver as especificações completas.
Com Hunter, JAC quer triplicar vendas
A traseira da JAC Hunter
Divulgação
Como dissemos, o objetivo da JAC Motors com a Hunter é mais que triplicar suas vendas em 2025. Entretanto, para chegar às 4 mil unidades anuais da picape, a marca precisará ir além das seis concessionárias oficiais que possui no Brasil hoje — duas em São Paulo (SP) e uma em Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).
Para isso, o grupo SHC nomeou 120 oficinas credenciadas em todas as regiões do país. Elas não farão as vendas, mas terão unidades da caminhonete para test-drive e ficarão responsáveis pela assistência de pós-venda. A negociação será feita por consultores de maneira remota e, em caso de venda, a oficina receberá uma comissão.
Hunter híbrida em estudo
JAC Hunter pode combinar motor a combustão e elétrico
Divulgação
Segundo Sergio Habib, a JAC também estuda lançar no Brasil uma configuração híbrida com motor turbo a gasolina da Hunter, que ainda está em desenvolvimento. “Ainda não tenho as especificações, mas já andei em um protótipo na China e anda muito”, disse. Contudo, o grupo SHC no momento está mais inclinado a não trazê-la.
“Qual o problema da picape híbrida? Ela é muito pesada e tem capacidade de carga limitada. E se a bateria acaba, você tem um veículo de mais de 2,5 toneladas só com o motor a combustão tracionando e a relação peso/potência de um Uno Mille dos anos 1990. O comprador de picape dificilmente vai querer um produto assim”, ponderou o executivo.
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