Protótipo é atração da Stellantis no Salão de Paris (França) e promete quase 700 km de autonomia O novo Citroën C5 Aircross surge como conceito durante o Salão de Paris (França) e antecipa o SUV médio feito sobre a plataforma STLA Medium que será lançado em 2025. Pela primeira vez em sua história, o modelo terá motorização elétrica, mas versões a gasolina, bom destacar, continuam nos planos da Stellantis.
Antes da fusão de marcas que culminou na criação da Stellantis, o Citroën C5 Aircross chegou a ser confirmado no Brasil. Seu irmão de plataforma, o Peugeot 3008, já era vendido por aqui, mas o finado Grupo PSA nunca tirou o plano da gaveta. Na Argentina, o SUV francês foi oferecido a partir de 2019 e não fez sucesso.
Citroën C5 Aircross tem a mesma plataforma do Peugeot 3008
Divulgação
O C5 Aircross foi lançado em 2017 e implorava por uma nova geração há algum tempo no mercado europeu. O conceito exibido em Paris revela que o modelo vai entrar de vez no futurismo. Seu design frontal é marcado por vincos, mas não foge do que já foi apresentado pela marca em modelos recentes, como C3 Aircross e Basalt. O SUV ainda incorpora grandes arcos de roda pintados de preto e uma carroceria bem musculosa.
Na traseira, as lanternas estão bem próximas do vidro em um arranjo dividido em três partes. A linha de cintura é alta, assim como no C3 Aircross, dando um aspecto de minivan ao C5. Por fim, o conceito traz maçanetas com rebatimento elétrico, item que pode surgir em suas versões mais equipadas na Europa.
Detalhe do novo logotipo do Citroën C5 Aircross
Divulgação
Outro ponto importante do design é a adoção do novo logotipo da Citroën, que resgata a insígnia oval apresentada em 1919 pelo fundador da marca. Os carros vendidos no Brasil ainda contam com o símbolo antigo.
Por mais que a motorização não tenha sido divulgada no evento, sabemos que o C5 Aircross terá a mesma mecânica do Peugeot 3008. Assim, é quase certo que o modelo tenha uma versão elétrica com bateria de 73 kWh, capaz de entregar 510 km de autonomia (WLTP). Outra possibilidade é o conjunto de 98 kWh, que pode equipar as versões mais caras e entregar 690 km de alcance.
Detalhe das lanternas do Citroën C5 Aircross revela acabamento em relevo
Divulgação
Aos motoristas que ainda não estão prontos para trocar a gasolina pela tomada, a Stellantis confirma configurações a gasolina. Uma delas será híbrida plug-in, combinando motor 1.6 de 195 cv a um sistema capaz de rodar 70 km apenas na eletricidade. Já as versões básicas terão motor 1.2 apenas a gasolina, de 136 cv.
O Citroën C5 Aircross vem para o Brasil?
O C5 Aircross não passa de um conceito. Não há qualquer movimentação que indique sua venda no Brasil, mesmo importado. Novos detalhes devem surgir quando o modelo de produção for apresentado em 2025.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More