Projeto R1312 será lançado no segundo semestre de 2024 e já pode trazer o motor híbrido leve de 48V ligado ao motor 1.3 TCe turbo A Renault prepara para 2025 o lançamento de um inédito SUV médio do segmento C, com produção nacional em São José dos Pinhais (PR). Trata-se do projeto R1312, que utilizará a base estrutural do Dacia Duster europeu de terceira geração e chegará para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O novo utilitário esportivo será o primeiro produto híbrido flex da marca no Brasil.
A confirmação foi feita por Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault na América Latina, em entrevista a jornalistas brasileiros durante o Salão de Paris 2024. Pedrucci insistiu que o projeto R1312 não será uma versão Renault do Dacia Bigster revelado na mostra francesa. O SUV terá visual próprio e sua plataforma, uma variante da CMF-B europeia, será rebatizada como RGMP – assim como no caso do Kardian.
Pedrucci confirmou que o novo SUV terá motor híbrido flex, mas não detalhou se essa configuração aparecerá desde o lançamento do R1312 (este é seu código de projeto, não o nome de produção) ou se ficará para depois. A Renault pretendia lançar a tecnologia só em 2027, mas deve antecipar o cronograma como resposta à Stellantis e às chinesas BYD e GWM.
Recentemente, um protótipo do Renault Arkana foi flagrado no Brasil – justamente em testes do novo motor 1.3 Tce híbrido leve (MHEV) da marca. Similar ao conjunto Bio-Hybrid e-DCT que será usado pelos Jeep Compass e Commander, o sistema une o motor turbo flex de quatro cilindros, 16V e injeção direta, com até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, a um sistema elétrico de 48 Volts.
Este é capaz de tracionar as rodas em modo elétrico durante momentos pontuais de aceleração, a velocidades baixas, além de atuar na fase fria do motor e em “modo velejar”. O câmbio é o EDC, o mesmo do Kardian, automatizado de dupla embreagem com embreagem seca e engrenagens banhadas a óleo.
Projeção dianteira do novo SUV cupê médio nacional da Renault
Kleber Silva/KDesignAG
Uma mula do novo SUV médio nacional da Renault já foi flagrada no Brasil usando uma carroceria do próprio Duster de terceira geração europeu. Pedrucci, entretanto, confirmou uma informação publicada em junho por Autoesporte, de que já há protótipos do R1312 com carroceria definitiva em nosso país.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
As dimensões devem ficar muito próximas às do próprio Duster europeu: cerca de 4,40 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Como comparação, o Jeep Compass tem, respectivamente, 4,40 m, 1,82 m, 1,66 m e 2,64 m.
Tal qual o Kardian em relação ao novo Dacia Sandero Stepway europeu, o Renault R1312 terá visual exclusivo, com balanços dianteiro e traseiro bem distintos do Duster G3. Também terá outro nome: as opções Nevada, Napurna e Boreal, registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), são candidatas.
Projeção traseira do novo SUV cupê médio nacional da Renault
Kleber Silva/KDesignAG
Por dentro, padrão de acabamento, desenho do painel, bancos e cabine serão similares aos do Duster G3. Em relação ao Kardian, o Renault R1312 terá um pacote ADAS de segurança ativa mais sofisticado. Além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e frenagem autônoma emergencial, controlados por radar, irá dispor de uma câmera para permitir assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More