Nova geração do SUV estreia em versão elétrica de R$ 419.000 e quer clientes do segmento premium; confira as primeiras impressões O Chevrolet Equinox EV chegou às lojas dos Estados Unidos com o objetivo de colocar os SUVs elétricos no “mainstream”. Isso não acontecerá no Brasil, onde sua nova geração acaba de desembarcar importada do México por R$ 419.000. Digamos que ele está num patamar acima do segmento de volume quando falamos sobre veículos com bateria.
Com essa faixa de preço, o Chevrolet Equinox EV praticamente abdica do segmento generalista e se posiciona quase no mesmo patamar de um BMW iX1 (R$ 440 mil). Vale lembrar que até novembro de 2024 a GM trará também a configuração 1.5 turbo a combustão da nova geração do SUV médio, igualmente importada do México.
Apesar do lado positivo de não disputar diretamente com nenhum modelo da BYD — e a marca chinesa desperta grande tentação no público de elétricos —, é assustador que os preços tenham avançado ao ponto de carros familiares de outros países chegarem ao Brasil por cifras que encostam ou ultrapassam os R$ 400 mil. O Kia EV5, de R$ 399.990, é outro exemplo recente.
Distância entre-eixos de 2,95 m é um dos destaques do Chevrolet Equinox EV
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Mas o que o Equinox EV oferece por R$ 419.000? Nossa primeira experiência com o SUV aconteceu no Campo de Provas da Chevrolet em Indaiatuba (SP), um complexo gigante que tem 75% do tamanho do município de São Caetano do Sul.
Ficou claro que a GM entrou de cabeça na pegada futurista. Se os carros antigos da marca tinham faróis enormes, o Equinox agora adota um filete super estreito que cobre toda a extensão dianteira com um LED. Não há grade frontal, pois a bateria tem um sistema de refrigeração exclusivo.
É um design inegavelmente bem resolvido, com várias características capazes de agradar o cliente do segmento premium. Se não for o caso, o Equinox sofrerá nas mãos do BMW iX1, seu principal rival no Brasil. Neste patamar de preço, a marca tem tanto valor quanto o produto.
Chevrolet Equinox EV tem apelo despojado que remete à esportividade
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Na traseira, o Equinox EV surge com uma abordagem interessante para algo que vários fabricantes estão adotando: as lanternas interligadas. Não ficou um design genérico a ponto de o modelo ser confundido com “mais um SUV chinês” em nossas ruas. O logotipo da gravata borboleta da Chevrolet surge ao centro dos LEDs em um arranjo de sobreposição. Existe outra sacada de iluminação muito bonita durante o carregamento, que vamos elaborar mais à frente.
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Chevrolet Equinox EV tem maçanetas retráteis e sensor inteligente de abertura do porta-malas
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Outros itens de carros premium incorporados no Equinox EV são as maçanetas retráteis. Elas têm um sensor de aproximação e se projetam para fora quando o motorista anda em sua direção com a chave no bolso. Da mesma forma, se o proprietário apenas parar ao lado da traseira, na região da coluna C, o Equinox EV abrirá o porta-malas automaticamente. É uma alternativa inteligente ao antigo sistema de “passar o pé” por baixo do para-choque. Aproveitando, o compartimento tem 441 litros, volume similar ao de um Toyota Corolla Cross.
Amplo espaço traseiro do Chevrolet Equinox é um dos destaques do SUV
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Me acomodo no banco traseiro e fico surpreso com o espaço interno, principalmente para os joelhos. Há mais de um palmo de distância até que eles encostem no assento frontal, que está ajustado para mim (tenho 1,84 metro de altura). Em sua nova geração, o Equinox cresceu e agora tem 4,84 m de comprimento. Ou seja, é apenas 4 centímetros menor que o Blazer RS. Nas demais dimensões, são 1,95 m de largura, 1,64 m de altura e 2,95 m de distância entre-eixos.
Por fim, o Equinox oferece entradas USB-C, apoio de braço e porta-copos para os ocupantes do banco traseiro. Para não dizer que o SUV elétrico saiu com nota 10, os painéis das portas são de plástico rígido. É um aspecto que não traz a sensação premium que o modelo vende. O que chama atenção é o acabamento azulado que surge nas peças de aço escovado.
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Chevrolet Equinox EV surpreende pelo acabamento na parte dianteira da cabine
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O acabamento melhora na parte dianteira da cabine, onde toda a região superior do painel é emborrachada ou revestida de couro. A sensação do toque de todos os materiais é excelente. Já a disposição dos equipamentos é familiar, com o painel de instrumentos digital integrado à enorme central multimídia de 17,7 polegadas.
Qualidade dos materiais é ponto forte do Chevrolet Equinox EV
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O sistema operacional MyLink faz um show à parte, incorporando uma interface intuitiva, bom poder de processamento e até Wi-Fi nativo. Além da conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, traz um programa Google Built-In que pode facilitar o acesso a diversos aplicativos, bem como comandos por voz. Figurinha carimbada em todos os Chevrolet, o sistema de assistência OnStar tem até comandos de recuperação veicular.
Chevrolet Equinox EV agrada ao volante?
Chevrolet Equinox EV tem boa dinâmica de condução
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Dois motores elétricos, instalados um no eixo dianteiro e um no traseiro, entregam 292 cv de potência e 46 kgfm de torque combinados. Eles são abastecidos pelo conjunto de baterias de 85 kWh, que acrescenta mais de meia tonelada ao peso total do Equinox EV.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a autonomia é de 443 km. Como nosso primeiro contato foi de apenas um dia em um ambiente fechado, faremos um teste de autonomia mais aprofundado quando o elétrico estiver na garagem de nossa redação.
Desde cedo, fica claro que o Equinox EV não é um SUV capaz de grudar as costas do motorista no banco, em especial porque seu peso é de 2.336 kg em ordem de marcha. Ou seja, estamos falando de uma relação peso/potência de exatos 8 kg/cv, quase a mesma de um Volkswagen Virtus Exclusive.
No fim, a entrega de potência e torque do Equinox EV é progressiva e linear, visando o conforto. De acordo com a Chevrolet, o SUV elétrico vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, muito graças ao torque abundante e entregue de maneira quase instantânea. O resultado que realmente chama atenção é da retomada de 80 a 120 km/h: apenas 4,8 segundos.
Por mais que o Equinox EV tenha proposta urbana, a empunhadura do volante passa uma impressão diferente. Seu diâmetro “gordinho” ajuda numa tocada mais esportiva, precisa e dinâmica. O conjunto de baterias montado no assoalho concentra o peso na parte inferior do utilitário, reduzindo o centro de gravidade e contendo a inclinação lateral da carroceria em curvas rápidas.
Bom nas retas e nas curvas, o Chevrolet Equinox EV é um SUV fácil de agradar
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Testei o “one-pedal drive”, que consiste em aliviar o acelerador para que a frenagem regenerativa entre em ação sem precisar pisar efetivamente no pedal do freio. Quando usado em larga escala, o modo pode regenerar a carga da bateria com o reaproveitamento da energia cinética.
A diferença do Equinox EV em comparação com outros elétricos é que a atuação dos freios parece mais intensa, exigindo um tempo maior de adaptação. Fiquei curioso para testá-lo na cidade. Motoristas mais experientes com a tecnologia podem até exceder a autonomia homologada no Inmetro. Em contextos otimistas, a GM alega que o Equinox pode percorrer até 600 km com apenas uma carga.
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Na hora da recarga, em corrente alternada (AC), a no máximo 22 kW, o Chevrolet Equinox EV consegue recuperar de 0 a 100% da capacidade da bateria em 4,7 horas. Já nas estações de carregamento rápido (DC), a uma potência de até 150 kW, é possível ir de 15% a 80% da bateria em cerca de 48 minutos.
Quando plugado na tomada, o LED da lanterna traseira do Equinox se torna uma espécie de “barra de carregamento”. Ela fica maior conforme a bateria se regenera, criando um efeito bem futurista. Este recurso é o mesmo usado no Blazer EV, de R$ 479.000.
Conclusão
Chevrolet Equinox EV 2025 terá que enfrentar o excelente BMW iX1 nas lojas
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Existe uma diferença de R$ 60 mil no preço do Equinox em comparação com o Blazer. Aos mais endinheirados, esta intervalo se torna apenas um detalhe para pular do SUV elétrico de entrada para o modelo maior e mais equipado. Nosso palpite é que o Blazer será o mais vendido da dupla.
Sobretudo, outra pedra no sapato será o BMW iX1, que custa R$ 359.950 na versão Base e chega a R$ 434.950 no pacote M Sport. Quem compra carro olhando apenas a grife da marca pode ter predileção pelo SUV alemão. Assim, o Equinox EV deve ficar longe do mainstream e continuar no underground.
Sobre a capacitação da rede, a Chevrolet tem 115 concessionárias com oficinas qualificadas para atender tanto o Equinox EV quanto o Blazer EV. Entretanto, só 31 lojas são autorizadas a vender os dois elétricos. A GM oferece garantia de oito anos ou 160 mil km para todo o conjunto elétrico. Para o restante do veículo, são três anos.
Pontos positivos: ótimos níveis de torque, autonomia, espaço, tecnologia e conectividade
Pontos negativos: posicionamento de preço e acabamento das portas laterais traseiras
Ficha técnica – Chevrolet Equinox EV
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Fonte: Read More