SUV inédito tem sete lugares, motor híbrido e está nos planos para o Brasil; saiba os detalhes A Volkswagen vai aumentar sua oferta de SUVs nos próximos anos com o objetivo de atingir todos os tipos de poder aquisitivo. Além do futuro A0 SUV, que será o modelo de entrada do segmento a partir de 2025, a marca também prepara novidades para os clientes mais abastados. O Tiguan Allspace sairá de linha para dar lugar ao novo Tayron, mostrado na Europa nesta semana.
O novo SUV começou a ser produzido em Wolfsburg (Alemanha) e chegará às lojas europeias no começo de 2025. Para atender as Américas, uma linha de montagem do Tayron também será instalada no México, onde atualmente a Volkswagen fabrica o Tiguan Allspace. Ao mercado brasileiro, significa que o novo SUV está isento do imposto de importação.
Posicionamento
Volkswagen Tayron 2025 não vai substituir o Tiguan na Europa
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No mercado europeu, o Tayron fará a ponte entre o Tiguan e o Touareg. Portanto, não chegou para substituir o SUV médio, apresentado há anos. A história será diferente em nosso continente, onde o Tiguan Allspace é produzido com defasagem de geração em relação ao europeu.
Logo, o Tayron chega à América do Sul como um substituto do Tiguan. Inclusive, deve ocupar até a mesma faixa de preço, custando entre R$ 280 mil e R$ 300 mil, dependendo da versão. Espere configurações para cinco e sete ocupantes.
Estilo
Lanternas traseiras interligadas dão um visual arrojado para o Tayron
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O visual do Tayron lembra bastante o Tiguan europeu, trazendo um apelo mais robusto e tecnológico. Destaque para os faróis com tecnologia matricial IQ.Light, bem como as lanternas interligadas. O modelo também incorpora um filete iluminado na parte inferior do para-choque traseiro.
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Proporções
Volkswagen Tayron 2025 é um carro de porte generoso
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Assim como os carros recentes da Volkswagen, o Tayron é montado sobre a base técnica MQB Evo (que também dará origem a modelos médios no Brasil). A questão é que, por se tratar de uma plataforma modular, o time de engenharia é capaz de alterar as proporções do modelo de acordo com o lugar em que é fabricado.
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Na Europa, o Volkswagen Tayron tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e generosos 2,79 m de distância entre-eixos. Tais medidas podem mudar no Brasil — principalmente nas proporções longitudinais. Na disposição para cinco ocupantes, o Tayron oferece 885 litros de capacidade no porta-malas.
Interior
Volkswagen Tayron 2025 pode ser considerado simples pelo que custa
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Inspirado na família de carros elétricos ID, o Tayron tem apelo minimalista no painel. Três telas compõem o painel de instrumentos, a grande central multimídia e um pequeno cluster exclusivo para o passageiro dianteiro. O console central está mais limpo, pois a alavanca de câmbio passou para a coluna de direção. Há apenas um pequeno joystick para controlar a central multimídia.
Seu acabamento é caprichado, combinando couro, tecido e materiais emborrachados. Filetes de LED cruzam toda a cabine para compor a iluminação ambiente customizável.
Mecânica
SUV é oferecido com motores híbridos na Europa
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O Tayron foi apresentado na Europa em versões a gasolina e diesel, sempre com algum nível de eletrificação. A configuração mais simples traz motor 1.5 a gasolina de 150 cv, apoiado por um pequeno módulo elétrico de 48V. Portanto, trata-se de uma versão micro-híbrida.
O motor 2.0 turbodiesel equipa os modelos intermediários, entregando 150 ou 193 cv, sempre com tração integral. Por fim, as duas variantes mais equipadas trazem motor 1.5 a gasolina e conjunto híbrido plug-in, com bateria de 19,7 kWh. Assim, o Tayron pode entregar 204 ou 272 cv. Independentemente da opção mecânica, a transmissão é do tipo DSG, de sete velocidades. É provável que a marca também aposte em versões eletrificadas para o mercado americano.
E quando chega?
Volkswagen Tayron ainda deve demorar para chear ao Brasil
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Não há data para o lançamento do Tayron na América do Sul, mas este processo não deve demorar. O SUV também atenderá o mercado norte-americano, que é um dos mais importantes para a Volkswagen no continente, principalmente entre os carros de luxo.
Unidades camufladas ainda não apareceram ao redor da fábrica de Puebla, onde o SUV deve ser produzido no México. Então, a Volkswagen ainda trata este projeto com total sigilo.
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