Autoesporte conheceu o showroom de modelos históricos da JLR; alguns estão à venda Uma marca de carros que vende modelos antigos não é algo que se vê todos os dias. Autoesporte foi a Coventry (Reino Unido), para visitar uma das concessionárias mais legais do planeta: a JLR Classics. Trata-se de um projeto da Jaguar Land Rover para manter vivo o legado de sua história.
A sede da JLR Classics realmente lembra uma concessionária. Ao chegar no local, há um balcão de atendimento, espaços com poltronas, escritórios e venda de merchandising. Mas basta olhar ao redor para notar que este showroom é bem diferenciado. Só modelos antigos das marcas britânicas estão em exibição — com exceção ao novo Defender, que é o único carro contemporâneo à vista.
Alguns dos icônicos modelos do grupo “escondidos” no JLR Classics
Nick Dimbleby/Autoesporte
Ao fundo, há um grande complexo para montagem e restauração de carros, com mais de 50 bases de trabalho. Ali nasce o Land Rover Defender Classic Works, sempre com motor V8. Por fim, o pavilhão ainda tem outro acervo escondido, fora da área de visitação. Este é conservado com menos glamour, mas é cheio de modelos tão interessantes quanto.
Mike Bishop, à minha esquerda, é o curador do acervo da JLR
Nick Dimbleby/Autoesporte
O australiano Michael Bishop nos guiou por um tour. Nos últimos 25 anos, ele rastreou veículos clássicos da JLR no Reino Unido. Hoje, é responsável pelo setor de vendas e curador do belo acervo de modelos históricos. Isso lhe rendeu o apelido “Mr. Land Rover”.
Jaguar do Noel Gallagher
Jaguar MK II
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Começamos o tour pelo showroom de clássicos, que é aberto à visitação. O mais legal é que vários destes modelos realmente estão à venda, como o Jaguar MK II conversível de 1967 que pertenceu ao músico Noel Gallagher, da banda Oasis.
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Por seu valor histórico e a exclusividade, este Jag custa 99 mil libras esterlinas (R$ 712 mil em conversão direta). Além do fato de ter pertencido a Noel, por mais que o artista não tenha carteira de habilitação no Reino Unido, o MK II marcou presença no clipe “Flying On The Ground”. Essa versão conversível também é raríssima, pois o modelo saiu de fábrica com teto rígido.
O D-Type mais caro do mundo
Jaguar D-Type pertenceu a uma famosa casa de leilões
Cauê Lira/Autoesporte
O veículo mais caro da coleção é o Jaguar D-Type, que já esteve na posse da famosa casa de leilões RM Sotheby’s. Somente 25 unidades foram produzidas de forma artesanal para competições locais, em meados de 1955. Você pode levá-lo para casa por 1,2 milhão de libras (quase R$ 9 milhões em conversão).
Outra curiosidade sobre este D-Type é que o modelo recebeu uma licença especial e pode circular nas ruas como qualquer automóvel. Quando foi apresentado, nos anos 1950, tratava-se de um veículo de uso exclusivo para as pistas de corrida.
O primeiro Land Rover
Series 1: chassi n°7 foi encontrado recentemente; é o Defender mais antigo que se tem registro
Nick Dimbleby/Autoesporte
Ao fundo, fora da área de exibição pública, a JLR esconde outros carros de cair o queixo, como o Land Rover Série 1, de 1948. Trata-se do chassi n° 07, o mais antigo de que se tem registro. Os seis modelos anteriores foram destruídos.
Bishop conta que estava num restaurante tailandês aguardando ser atendido quando um membro de sua equipe telefonou: “Você não vai acreditar, mas encontramos o n° 07”. Suas pernas tremeram. O veículo estava abaixo de seu nariz durante todo este tempo, abandonado no jardim de uma casa antiga no centro da Inglaterra.
Último Defender produzido na Inglaterra tem a mesma cor do n°7
Cauê Lira/Autoesporte
As primeiras fotos chegaram pelo WhatsApp — e Bishop teve ainda mais certeza de que se tratava do n° 07. O modelo tem partes azuis na carroceria, pois já havia sido pintado décadas atrás. Essa informação foi determinante para rastreá-lo, explica o executivo.
Fato interessante é que a Land Rover removeu parte de uma fita de borracha que prende o arco de roda ao para-choque do Série 1 n° 07. Ela foi colocada no mesmo lugar, mas no último Defender, produzido no dia 29 de janeiro de 2016. Assim, fechouu o ciclo histórico com uma peça compartilhada entre seu veículo mais antigo e o mais recente.
Carros do James Bond
Range Rover e novo Defender foram usados no filme “007 – Sem Tempo Para Morrer”
Cauê Lira/Autoesporte
A coleção secreta também inclui carros que foram usados nos filmes mais recentes da saga de James Bond, protagonizada por Daniel Craig. Isso inclui os Defenders e Range Rovers dos vilões no longa “007 – Sem Tempo para Morrer (2021)”.
Nas telonas, os carros aparecem voando em uma cena de perseguição. Isso explica a dianteira totalmente amassada dos modelos do acervo. Inclusive, vale lembrar que o longa foi filmado em 2020, mesmo ano em que as primeiras unidades da nova geração do jipão apareceram.
Neste mesmo filme, há uma cena em que um Range Rover 1993 bate no Aston Martin DB5 do nosso espião favorito. Este modelo também foi parar no acervo da marca. “Celebramos a história do novo Defender neste último filme do James Bond, mas fiz questão que modelos mais antigos tivessem espaço”, orgulha-se Bishop.
Serviço
Acervo secreto da JLR Classics ao fundo da oficina
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A JLR Classic Works está aberta para visitação do público na Rua Imperial Road, CV8 3LF, em Coventry. Funciona de segunda a quinta, das 9h às 17h, e às sextas, das 9h às 15h30. O desafio é encaixar este programa num roteiro pelo Reino Unido, pois o local está a quase duas horas de Londres.
JLR Classics
Endereço: Imperial Road, CV8 3LF, Coventry (Inglaterra)
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 9h às 17h, e às sextas, das 9h às 15h30
Preço: entrada gratuita (oficina e acervo secreto não são abertos ao público)
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