Fabricante inicia montagem de unidades pré-série de seu novo SUV de entrada às vésperas de revelar o nome do modelo O projeto Volkswagen A0 SUV ou VW246 já está em produção pré-série na fábrica de Taubaté (SP), conforme apurado por Autoesporte. O lançamento do novo SUV de entrada da marca já estava confirmado para 2025, mas nossa reportagem pode afirmar agora que a previsão é iniciar o fabrico em série (SOP, na sigla em inglês) em janeiro e lançá-lo ainda no primeiro trimestre do ano que vem.
Isso ajuda a explicar por que o Volkswagen A0 SUV surpreendeu ao dar parcialmente as caras em uma espécie de “caixa mágica” no estande da marca no Rock in Rio. Um jogo de luzes fazia com que fosse possível enxergar apenas parte do visual do modelo. No festival, a fabricante também fez uma ação convidando os fãs a adivinhar o nome definitivo do modelo, ainda desconhecido.
Projeção do Volkswagen A0 SUV
João Kleber Amaral/Autoesporte
A única dica é que o batismo do novo Volkswagen terá entre três e cinco letras. Recentemente, a própria empresa fez uma clínica dando como opções os nomes Tera, Teon, Taira, Copan, Copa, Therion e Hera. Desses, Therion já está descartado por ter mais de cinco letras, mas só Tera e Hera estão devidamente registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Uma coisa é certa: a própria marca já descartou ressuscitar o nome Gol.
O lançamento do Volkswagen A0 SUV faz parte dos 16 novos produtos que a companhia promete para o mercado brasileiro até 2028, em um investimento nacional de R$ 16 bilhões. Desse total, R$ 13 bilhões serão distribuídos entre as plantas da marca no estado de São Paulo. A fabricante não abre o volume específico para o projeto VW246, mas Autoesporte pode afirmar que é de R$ 1 bilhão.
Como será o Volkswagen A0 SUV
Novo SUV de entrada da Volkswagen, a ser posicionado abaixo de Nivus e T-Cross na gama, para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian, o projeto A0 SUV ou VW246 usará a plataforma MQB A0, mas terá como base para sua carroceria e acabamento interno não o Polo, mas sim seu irmão europeu Skoda Fabia. Por isso alguns de seus elementos, como portas laterais traseiras, retrovisores externos e painel, serão diferentes.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Conforme revelado por Autoesporte nesta projeção exclusiva, o A0 SUV seguirá a nova identidade visual da marca, antecipada pelo novo Taos americano. Seus faróis e sua grade serão compartilhados com os do novo Nivus, a ser lançado no fim deste ano. Contudo, seu para-choque dianteiro será exclusivo, assim como todo o balanço traseiro, com lanternas de LED em peça única.
Volkswagen A0 SUV Skoda Fabia painel
Divulgação/Skoda
As rodas do protótipo exibido no Rock in Rio eram de 17 polegadas, mas deve haver opções de diâmetro menor nas versões mais baratas. E se o painel será do Skoda Fabia, o volante virá de Polo, Nivus e T-Cross. A central multimídia será a VW Play, de 10,1 polegadas, e haverá quadro de instrumentos digital de 8 ou 10,25 polegadas.
Em dimensões, o novo Volkswagen A0 SUV deve ter cerca de 4,13 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,55 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Inicialmente, o SUV compacto terá apenas o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros e duas calibrações, sem opção de versões híbridas.
Initial plugin text
Na especificação mais mansa do motor 1.0 TSI, serão 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. É o mesmo trem de força do Polo. Já a configuração 200 TSI, do Nivus, tem 128 cv e 20,4 kgfm, sempre automática de seis marchas. Os preços do Volkswagen A0 SUV devem ficar entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More