Hatch médio estreia em versão única com dois motores elétricos e mais de 300 cv de potência Após lançar o Palisade no Brasil, a Hyundai acaba de iniciar a pré-venda do Ioniq 5. O hatch elétrico já era esperado no segundo semestre de 2024, após a marca sul-coreana assumir totalmente suas operações em território nacional. Dessa forma, chega em versão única chamada Signature com preço de lançamento em R$ 394.990.
Segundo a Hyundai, para garantir as primeiras unidades, os interessados devem preencher o formulário de pré-venda no site da marca. O valor da reserva será de R$ 5 mil. Entretanto, por ora, não confirmou quando as entregas do modelo importado começam.
Initial plugin text
Cabe lembrar que este não é o primeiro carro elétrico da Hyundai no Brasil. Afinal, a antiga geração do Kona já estava disponível em versão somente a baterias – e também híbrida. No entanto, assim como o Ioniq híbrido, as unidades foram gradativamente sumindo das lojas brasileiras para dar espaço aos novos modelos da fabricante, bem como novas gerações.
Hyundai Ioniq 5 traz lanternas de LED conectadas por peça preta
Divulgação
Voltando ao Hyundai Ioniq, o modelo vem com algumas atribuições interessantes para chamar a atenção do público. Entre essas desempenho e espaço interno, graças a plataforma Electric-Global Modular Platform (E-GMP).
Em tamanho, são 4,63 metros de comprimento (cerca de 20 cm mais que um Jeep Compass), 1,90 m de largura, 1,60 m de altura e 3 metros cravados de entre-eixos (o mesmo que um Porsche Panamera). A distância livre em relação ao solo é de 1,78 metro. Por fim, no porta-malas, são até 500 litros de capacidade.
Mais de 300 cv
Embora esteja disponível em configurações com um ou dois motores elétricos no mercado externo, apenas a versão mais cara e equipada será vendida no Brasil. Em sua configuração topo de linha, o Ioniq 5 traz um motor por eixo e tração integral. A potência, de acordo com a marca, chega a 325 cv e o torque a 61,6 kgfm. Com esse conjunto, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h.
Hyundai Ioniq 5 tem opções de interior com acabamento claro e escuro
Divulgação
Teste: novo Hyundai Kona melhora em tudo, mas cobra caro por isso
Seu pacote de baterias é de 84 kWh e a autonomia chega a 374 km, segundo medição do Inmetro. O Ioniq 5 será vendido com dois carregadores, sendo um portátil (2,6 kW) e outro carregador de parede (7,68 kW), ambos de corrente alternada. A garantia para o veiculo é de cinco anos sem limite de quilometragem e para a bateira é de oito anos ou 160 mil km.
O veículo tem compatibilidade para estações de carregamento rápido de até 350 kW (corrente contínua). Dessa forma, a promessa é recuperar de 10% a 80% da capacidade da bateria em 18 minutos. Além disso, o Ioniq 5 também pode alimentar dispositivos externos com a função V2L (Vehicle to Load), algo parecido com o sistema da BYD Shark, por exemplo.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Como é o Hyundai Ioniq 5?
Em termos de design, o Ioniq 5 adota um design bem futurista com linhas marcadas na carroceria. Os faróis Full LED têm um formato quadrado e são conectados por um aplique preto logo abaixo do capô. As rodas de liga leve são de 20 polegadas e têm visual exclusivo, pintadas em preto brilhante. Na traseira, há um aerofólio e lanternas de LED são conectadas por uma peça com desenhos quadriculados.
Hyundai Ioniq 5 chega na versão topo de linha, após o lançamento do Palisade
Autoesporte/Raphael Panaro
O interior do Hyundai Ioniq 5 guarda um visual simples, mas bastante moderno. O destaque vai para o conjunto de telas digital levemente inclinado para o motorista, cada uma com 12,3 polegadas. A partida de motor por botão e o câmbio ficam no painel, logo atrás do volante que traz os quatro pontos que, na verdade, representam o código Morse para a letra “H”.
Por fim, há head-up display, teto solar panorâmico, bem como assentos dianteiros com oito posições e memória. No mais, há poucos botões físicos na cabine, sendo destinados para a regulagem do ar-condicionado automático.
O Ioniq 5 é equipado com o pacote Hyundai SmartSense, que traz recursos de segurança ativa como, por exemplo, frenagem autônoma, assistente de ponto cego, controle de velocidade adaptativo e assistente de estacionamento traseiro. A marca ainda reforça a presença de câmeras 360°.
Hyundai Ioniq 5 tem teto solar panorâmico
Divulgação
Kona fica para 2025
Outro carro que está nos planos da Hyundai para o mercado brasileiro é o Kona. O SUV compacto estava previsto para estrear ainda neste ano, mas ficou para o começo de 2025. O modelo, aliás, é o principal candidato para ser o primeiro carro híbrido nacional da marca. Ou seja, será produzido na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).
Exclusivo: Hyundai terá carro híbrido nacional em 2025; Kona é candidato
O trem de força une o motor 1.6 aspirado que trabalha com um motor elétrico. Combinados, entregam 140 cv de potência e 27 kgfm de torque. Na opção elétrica serão duas configurações. A de entrada com 156 cv e a segunda com 218 cv. As respectivas autonomias são de 377 km e 514 km no ciclo WLTP.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More