Empresa deve dobrar parque de fornecedores no Rio de Janeiro para receber o SUV compacto O Jeep Avenger será produzido na fábrica multimarcas da Stellantis em Porto Real (RJ). A probabilidade de mudança de estratégia da empresa, segundo fontes revelaram à Autoesporte, é praticamente ínfima. Tanto é que a companhia já prepara a unidade localizada no sul fluminense para receber o SUV compacto.
A Stellantis anunciou, durante o evento que marcou o lançamento industrial do Citroën Basalt, que pretende dobrar seu parque de fornecedores na região. Atualmente, a empresa conta com 10 parceiras locais, mas já tem como meta atrair mais uma dezena de empresas para o polo de Porto Real.
Jeep Avenger é “Mini-Renegade” que deverá ter produção no Brasil iniciada em breve
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
“Nosso objetivo é tornar a planta competitiva e, para isso, temos que fomentar parcerias com fornecedores. A unidade, hoje, é flexível e tem nível de automação na funilaria acima de 90%, mas pretendemos fazer mais, com melhorias em termos de regionalização de componentes”, comenta Francis Jorge, plant manager do Polo Stellantis de Porto Real.
A otimização de processos na unidade ainda faz parte do ciclo de investimentos iniciado em 2011. Já a atração de fornecedores e o início da produção do Jeep Avenger na fábrica multimarcas de Porto Real integram o aporte de R$ 3 bilhões feito pela Stellantis para a unidade entre 2025 e 2030.
Jeep Avenger: produção em Porto Real e flagra no Brasil
Jeep Avenger já foi flagrado em testes pelo Brasil
Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Feito sobre a plataforma CMP, o Jeep Avenger demandará, segundo fontes ligadas à Stellantis, de “grupo de fornecedores capacitados e qualificados”. O SUV compacto, que atende internamente sob a alcunha de Projeto 516 ou JJ (Jeep Junior), terá sistema micro-híbrido de 12 V associado ao propulsor 1.0 T200 flex.
Há a expectativa de que, com o início da produção do Avenger, a fábrica de Porto Real volte a operar a pleno vapor. Para fontes ligadas à montadora, o “baby-Jeep” é o “Super Trunfo da unidade”. Explicamos: se o Citroën Basalt não for capaz, o SUV híbrido será o grande responsável a fazer com que a planta volte a trabalhar em dois turnos.
Flagra: Jeep Avenger será o primeiro Jeep nacional produzido fora da fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
O Avenger será o primeiro Jeep nacional a ser produzido fora de Goiana (PE). O SUV compacto irá conviver com o Renegade e, vale frisar, atuará como o novo veículo de entrada da marca.
O utilitário esportivo foi, inclusive, flagrado em testes no Brasil. O registro foi feito pelo site Autos Segredos, que aponta que o SUV chegará ao país em 2026 já com visual renovado ao menos na dianteira. Interlocutores ouvidos por Autoesporte corroboram a informação.
Initial plugin text
O jornalista Marlos Ney Vidal fotografou a unidade do Avenger em Betim (MG). Segundo o editor do Autos Segredos, a engenharia da Stellantis iniciou oficialmente as avaliações do SUV compacto.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More