Esportivo Elva traz motor V8 de 815 cv, vai de 0 a 100 km/h em 2,9 s; veja os detalhes Ter um McLaren é para poucos. Ter um McLaren Elva (de US$ 2 milhões ou mais de R$ 11 milhões na conversão direta) é para menos ainda: um privilégio para apenas 149 pessoas no mundo. E ter um carro muito exclusivo que até Daniel Ricciardo já pilotou e autografou? Bom, um brasileiro está nesta seleta lista. Alberto Leite, dono da FS Security (empresa especializada em cibersegurança), é o feliz proprietário do superesportivo que tem nada menos que 815 cv de potência.
O modelo é 2021 e, como se não bastasse já ser bastante restrito, o Elva de Alberto ainda traz uma pintura e grafismos especiais. O tom, chamado de azul Gothan, tem um aspecto brilhante da carroceria com fibra de carbono e dá até para ver as partículas quando exposto a luz do Sol. O visual é complementado pelos detalhes em outra cor de azul, mais forte, nas extremidades do para-choque e no acabamento das rodas.
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O carro também traz o número 5 na carroceria, o que remete a 1968 quando Bruce McLaren venceu o Grande Prêmio da Bélgica de F1 daquele ano a bordo de um carro com seu nome. E o número estampado nele? 5. A conquista também está gravada nos pedais de alumínio, que traz a inscrição “1968” envolta em uma coroa de louro estilizada.
McLaren Elva tem detalhes em azul na carroceria e interior
Reprodução/exclusivecarregistry.com
O Elva ainda traz o opcional para-brisa — de fábrica o modelo nem vidro dianteiro tem — para poder andar nas ruas norte-americanas. Em outros mercados é necessário usar capacete.
Como é o McLaren Elva?
O nome Elva, derivado de Elle Va, que significa “ela vai” em francês, faz alusão a empresa de chassi que serviu de base para os primeiros modelos de corrida superleves e de capota aberta desenvolvidos por Bruce McLaren: os M1A, M1B e M1C, produzidos entre 1964 e 1967. Além disso, o carro pertence à classe Ultimate Series da McLaren, que também inclui nomes fortíssimos, como P1, Senna e Speedtail.
Por que a McLaren não pode recriar a pintura dos carros de Senna na F1
O modelo é um barchetta, com traseira curta, capô longo, sem teto e até dois lugares. Em muitos casos até sem o para-brisa. A ideia inicial da marca britânica era construir 399 exemplares do Elva. Devido à exclusividade e demanda, o número final ficou em 149 carros. Ou seja, o McLaren é para lá de raro.
McLaren Elva é raro esportivo de mais de 800 cv
Reprodução/exclusivecarregistry.com
Outro item praticamente único é o para-brisa. Originalmente vendido na Inglaterra (e outros mercados) sem o vidro da frente, o Elva de Alberto precisou da peça para ser homologado nos Estados Unidos e ter permissão para andar nas ruas. Aí o conceito barchetta dá lugar a carroceria roadster. O detalhe fica por conta da capota ou do teto que, nesse caso, não existem.
O superesportivo tem motor V8 4.0 biturbo de 815 cv (15 cv do que no Senna que lhe serve de base) e 81,6 kgfm de torque. Equipado com transmissão de dupla embreagem e sete marchas, e tração traseira, o Elva acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, de acordo com o fabricante.
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Recentemente o famoso youtuber Shmee pegou o carro emprestado e gravou um vídeo sobre o exclusivíssimo McLaren. Já o piloto espanhol Fernando Alonso, está tentando se livrar de sua unidade (número 114 de 149), mas o carro fracassou em ser arrematado em um leilão meses atrás.
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