SUV cupê roda no Brasil, mas segue fora dos planos; mecânica será utilizada por SUV médio nacional Um Renault Arkana foi flagrado no Brasil, mas o SUV cupê vendido na Europa não será oferecido por aqui. O carro flagrado pelo leitor Lucas Tischer, na verdade, é uma mula para o novo motor híbrido que a marca vai utilizar no Brasil. O modelo sequer é da versão mais recente.
A montadora francesa anunciou em dezembro do ano passado um investimento de R$ 2 bilhões na sua fábrica do Paraná para produzir um novo SUV médio. Durante o anúncio, a Renault informou que o modelo inédito poderia ser vendido em versões híbridas.
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Na Europa, o Arkana utiliza o motor 1.3 TCe vendido no Brasil em modelos como Duster e Oroch, mas com o sistema micro-híbrido (MHEV), que é quando um gerador elétrico atua em momentos pontuais para ajudar o motor a gasolina e reduzir, consequentemente, o consumo e as emissões de poluentes.
Por lá, são duas versões deste motor. Uma tem 140 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. A outra tem 160 cv e 27,5 kgfm. Aqui no Brasil, sem ajuda elétrica, o propulsor rende 170 cv e 27,5 kgfm, quando abastecido com etanol.
Renault Arkana flagrado no Brasil para testes de motor micro-híbrido
Lucas Tischer/Autoesporte
Para o SUV médio nacional que a marca ainda vai lançar acima do Duster, a expectativa é que este motor já venha flex. O projeto do utilitário é tratado internamente pela sigla R1312 (ou “C-Neo”) e terá apenas a base estrutural do Duster de terceira geração.
Ele será produzido no Paraná a partir de agosto de 2025 —e por mais que sua plataforma corresponda a modelos compactos—, deve brigar com SUVs médios, como Jeep Compass e Volkswagen Taos. Ao que tudo indica, sua carroceria terá uma ligeira queda no teto a partir da coluna C, caracterizando-o como um SUV cupê.
Projeção traseira do novo SUV cupê médio nacional da Renault
Kleber Silva/KDesignAG
Outro gringo
Além do sistema MHEV, a Renault testa também a motorização híbrida (E-Tech Full Hybrid), que combina o 1.6 aspirado SCe a dois motores elétricos: um de 49 cv e outro que atua como gerador. São 145 cv de potência totais e torque de 20,9 kgfm. A transmissão é automática inteligente. Isso significa que tem quatro marchas para o motor a gasolina e duas para o motor elétrico principal.
Os testes deste sistema estão sendo feitas com outro carro, um Captur de nova geração que também já foi flagrado no Brasil.
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