Posicionado entre T-Cross e Tiguan, SUV é espaçoso e bem equipado, mas ainda não embalou nas vendas Baseado no SUV médio chinês Tharu, o Volkswagen Taos foi lançado no Brasil em 2021 – mesmo ano da estreia do Toyota Corolla Cross – para competir no segmento dominado há quase uma década pela segunda geração do Jeep Compass.
O Taos vendido no mercado brasileiro é importado da Argentina, onde é construído sobre a plataforma modular MQB, que permite o compartilhamento de elementos estruturais, equipamentos e motorizações com diversos modelos do Grupo Volkswagen, como o “irmão” maior Tiguan.
Volkswagen Taos: investimento para renovar SUV está suspenso, diz executivo
Dotado de suspensão independente – McPherson na dianteira e multilink na traseira – e freios a disco nas quatro rodas, o Volkswagen Taos mede 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O bom espaço interno e o porta-malas de 498 litros são alguns dos pontos elogiados pelos donos do SUV.
Volkswagen Taos Comfortline tem consumo (com etanol) de 6,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, segundo o Inmetro
Divulgação
Desde o seu lançamento, o Taos é comercializado nas versões Comfortline e Highline. Na época do lançamento, a Volkswagen chegou a vender a série especial Launching Edition para celebrar a chegada do SUV.
Essa configuração era baseada na Highline, porém, com alguns detalhes estéticos exclusivos, além do sistema de som Beats e o teto solar panorâmico incluídos no pacote de equipamentos de série.
Cabe dizer que todas as versões são equipadas com seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, Isofix, direção elétrica, faróis e lanternas em LED com acendimento automático, freio de estacionamento eletrônico, indicador de pressão dos pneus, ar-condicionado digital de duas zonas, painel digital de 8 polegadas, carregador de celular por indução, central multimídia VW Play de 10” com integração com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens.
Volkswagen Taos Comfortline traz painel de instrumentos digital desde a versão mais básica
Divulgação
A Highline adiciona controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alertas de tráfego cruzado e ponto cego, faróis full LED com tecnologia IQ Light, painel de 10,25”, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, grade frontal com faixa de LED, seletor de modos de condução e rodas de aro 18”.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Novos equipamentos
Na linha 2023, lançada em 2022, o Taos teve a lista de equipamentos incrementada com a inclusão dos assistentes de permanência em faixa e de estacionamento (Park Assist). O pacote de pintura em duas cores da versão Highline foi atualizado, estendendo a tonalidade preto brilhante do teto para os espelhos retrovisores.
Volkswagen incrementou a lista de equipamentos do Taos em 2022
Divulgação
O SUV passou a contar com o ar-condicionado Climatronic Touch e uma entrada USB-C extra para o banco traseiro.
Na linha 2024, a Volkswagen passou a oferecer o painel de 10,25” desde a versão Comfortline, enquanto a Highline ganhou rodas de liga leve de 19” e frisos cromados nas janelas. O teto solar panorâmico, no entanto, foi mantido como opcional.
Veja 5 SUVs médios usados que custam o preço de um compacto 0 km
Motorização
Independentemente da versão, o Volkswagen Taos é sempre movido pelo motor 250 TSI, um 1.4 turboflex de quatro cilindros com injeção direta, que gera 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. É o mesmo propulsor do T-Cross Highline e de outros modelos da marca, como Golf e Jetta, por exemplo.
Sempre conectado ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas e à tração dianteira, o Volkswagen Taos acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h.
Volkswagen Taos foi lançado no Brasil em 2021
Divulgação
Initial plugin text
Tabela Fipe
Linha 2022
Taos Comfortline 1.4 250 TSI: R$ 131.777
Taos Highline 1.4 250 TSI: R$ 154.845
Taos Launching Edition 1.4 250 TSI: R$ 156.867
Linha 2023
Taos Comfortline 1.4 250 TSI: R$ 152.067
Taos Highline 1.4 250 TSI: R$ 175.971
Linha 2024
Taos Comfortline 1.4 250 TSI: R$ 165.745
Taos Highline 1.4 250 TSI: R$ 181.732
Vale a pena investir no Volkswagen Taos usado?
Volkswagen Taos fica abaixo do Tiguan no portfólio da marca no Brasil
Divulgação
Vale para quem quer fugir do onipresente Jeep Compass e da sobriedade do Toyota Corolla Cross – embora o Taos seja um carro bastante discreto visualmente. O SUV médio da marca alemã entrega o que se espera de um carro com a sua proposta: bom nível de equipamentos e espaço interno acima da média.
O desempenho, apesar do motor turbo, é apenas condizente para um carro de pegada mais familiar. Portanto, não espere um comportamento de tirar o fôlego nas acelerações e retomadas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More