Em todo o mundo, mais de 30 pessoas morreram por defeito que lança pedaços de metal a até 320 km/h O Fantástico do último domingo (25) revelou que quase 2,5 milhões de carros estão com um recall pendente por uma falha que já matou 7 pessoas no Brasil. Estamos falando dos airbags defeituosos da japonesa Takata, um dos maiores escândalos da indústria automotiva nos últimos anos.
O caso amplamente conhecido voltou ao noticiário por conta de novas mortes atribuÃdas ao defeito, descoberto mais de uma década atrás, e que envolve quase 20 fabricantes e mais de 100 milhões de veÃculos em todo o mundo.
Veja marcas que fizeram o recall da Takata no Brasil
Segundo o Fantástico, no Brasil, mais de 5 milhões de carros foram chamados para trocar a peça com defeito. Porém, só metade dos proprietários levaram o carro para realizar o reparo. Vale lembrar que o recall é gratuito.
Entenda o recall
Pedaço de objeto metálico de airbag da Takata projetado após acidente
Auto Esporte
O imenso recall da japonesa Takata veio à tona em 2013 quando se descobriu o defeito na abertura dos insufladores produzidos pela empresa, e novos chamados por causa do defeito continuam sendo descobertos. A falha ganhou mais atenção em 2014 ao passar a ser associado a mortes fora do Brasil.
Em todo o mundo, o número de veÃculo chamados para recall por causa do problema passou dos 100 milhões, de 19 diferentes fabricantes, o que o torna o maior recall da história automotiva. Ao menos 30 mortes e 300 feridos estão relacionados à falha, de acordo com agência Reuters.
O que acontece com o airbag? Como ele pode matar?
Entenda o caso dos ‘airbags mortais’ da Takata; Brasil tem recalls
O problema está em uma peça defeituosa chamada insuflador. Ela é um tipo de caixa metálica que abriga o gás que faz a bolsa de ar inflar.
O defeito nessa peça causa uma abertura forte demais quando o airbag é acionado. Além disso, a falha gera trincas no insuflador e, com a explosão do airbag, ele se estilhaça, atirando pedaços de metal contra os ocupantes, causando ferimentos que podem ser fatais.
Infladores da Takata são centro de um dos maiores escândalos da indústria
Getty Images
A quebra do insuflador e a forte explosão do airbag (a velocidades de até 320 km/h) resultam de uma combinação de 3 fatores.
Os airbags da Takata usam nitrato de amônio para fazer a bolsa de ar abrir. O nitrato, por si só, é relativamente pouco explosivo. Ele se apresenta como um pó branco e é seguro, desde que não aquecido. O risco é maior após longa exposição do carro ao calor ou a ambientes úmidos.
A montagem do dispositivo da Takata permite que a umidade penetre no airbag e corrompa partes metálicas, que se quebram na explosão, rompem a bolsa e atingem os ocupantes.
Como posso ter certeza de que meu carro tem esse problema?
A lei obriga as montadoras a anunciar recalls em meios de comunicação, como televisão, jornais e rádio. Nos sites das marcas geralmente há uma área onde estão os comunicados de todos os chamados realizados.
As montadoras também costumam comunicar por carta os proprietários dos veÃculos envolvidos e disponibilizam um número com ligação gratuita para mais informações. Nos avisos, elas informam o modelo, ano de fabricação e o número de chassi das unidades convocadas.
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Fonte: Read MoreÂ