SUV chinês desbancou Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e Chevrolet Equinox Você também curte SUVs médios? Eles estão dominando as ruas brasileiras e novos modelos não param de chegar. Nesta nova etapa do Qual Comprar 2024, a redação da Autoesporte revela quais são os carros de melhor custo no segmento. Clique aqui para conferir o regulamento.
Qual Comprar 2024: BYD Dolphin é o carro elétrico de melhor custo do Brasil
Qual Comprar 2024: Honda City é o sedã compacto de melhor custo do Brasil
Qual Comprar 2024: Ford Ranger é a picape média de melhor custo do Brasil
Vencedor: Caoa Chery Tiggo 7
SUV chinês estreou versão Sport no começo d ano
Autoesporte
Versão sugerida: Sport
Preço: R$ 134.990 a R$ 169.990
Motor: 1.5T/150 cv (F), 1.6T/187 cv 1.5T/160 cv (F)
Câmbio: CVT/DCT7
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 2.958 / Homem R$ 6.701
Desvalorização: 16,2%
Revisões: R$ 2.256
Peças: R$ 19.116
Porta-malas: 475 litros
Lançamento: 2021
A Caoa Chery acertou em cheio ao lançar a nova versão Sport do Tiggo 7. O SUV médio — que já fazia certo sucesso desde a reestilização visual, em 2021 — disparou nas vendas com a chegada da configuração de entrada. Vendido por R$ 134.990, o Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil, desbancando de longe rivais como Volkswagen Taos e Honda ZR-V nas vendas. Ele só não alcança ainda o patamar de emplacamentos dos líderes Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Seu motor é o mesmo do Tiggo 5X, 1.5 turbo flex sem injeção direta, que rende 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O câmbio é CVT com nove marchas simuladas. A lista de itens de série inclui painel digital, partida por botão e chave presencial. Outras duas versões continuam a ser oferecidas. A Pro traz o motor 1.6 turbo a gasolina do Tiggo 8, com 187 cv e 28 kgfm. Nesse caso, o câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Por fim, a Pro Hybrid combina o motor 1.5 turbo com um sistema micro-híbrido de 48V, chegando aos 160 cv e 25,5 kgfm combinados.
Ponto positivo: Custo/benefício; desvalorização abaixo da média do segmento
Ponto negativo: Garantia de cinco anos apenas para motor e câmbio; custo da cesta de peças
Caoa Chery Tiggo 8
Caoa Chery faz “dobradinha” na lista com a presença do Tiggo 8
Autoesporte
Preço: R$ 179.990
Versão sugerida: Max Drive
Motor: 1.6T/187 cv
Câmbio: DCT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.964 / Homem R$ 6.304
Desvalorização 22,1%
Revisões: R$ 2.057
Peças: R$ 20.671
Porta-malas: 183 a 889 litros
Lançamento: 2020
O Caoa Chery Tiggo 8 é o SUV médio de sete lugares mais em conta hoje no mercado brasileiro, se compararmos com rivais como Jeep Commander e Volkswagen Tiguan, por exemplo. Sob o capô está o mesmo conjunto do Tiggo 7 Pro: motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Na lista de equipamentos há teto panorâmico, câmeras 360 graus, chave presencial e painel de instrumentos digital e central multimídia com telas de 10,25” cada.
Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox passa despercebido entre os SUVs médios
Autoesporte
De R$ 225.710 a R$ 247.650
Versão sugerida: Premier
Motor: 1.5T/172 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.717 / Homem R$ 7.762
Desvalorização 11,1%
Revisões: R$ 2.444
Peças: R$ 59.225
Porta-malas: 468 litros
Lançamento: 2022
O Chevrolet Equinox quase passa despercebido entre os SUVs médios. Até maio deste ano, pouco mais de mil unidades foram emplacadas, menos do que Honda ZR-V ou Ford Territory. O modelo perdeu apelo desde que trocou o forte motor 2.0 turbo pelo 1.5 turbo a gasolina de 172 cv e 27,8 kgfm com câmbio automático de seis marchas. Quer um? Vá na versão de topo, Premier, que tem itens como teto solar panorâmico, rodas de 19” e sistemas de auxílio à condução. Fique atento aos custos das peças, equivalentes aos de carros de luxo.
Ford Territory
Renovado em 2023, Ford Territory tenta conquistar seu lugar no mercado, ainda sem sucesso
Autoesporte
Preço: R$ 209.990
Versão sugerida: Titanium
Motor: 1.5T/169 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.501 / Homem R$ 7.002
Desvalorização 15,9%
Revisões: R$ 5.709
Peças: R$ 13.664
Porta-malas: 448 litros
Lançamento: 2023
Em 2023, o Ford Territory estreou sua nova geração no Brasil com visual totalmente reformulado. Disponível apenas na versão Titanium, o SUV produzido na China tem nova plataforma e ficou um pouco maior: 4,63 metros de comprimento (+5 cm) e 448 litros de porta-malas (ganho de 100 l). O entre-eixos continua com 2,72 m. Já o motor 1.5 turbo passou a ter ciclo Otto para entregar 169 cv e 25,5 kgfm (antes, eram 150 cv e 22,9 kgfm). O novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas substitui o antigo CVT.
Honda ZR-V
Honda ZR-V é o SUV do Civic, mas não tem motor híbrido
Autoesporte
Preço: R$ 214.500
Versão sugerida Touring
Motor: 2.0/161 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.587 / Homem R$ 4.847
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.564
Peças R$ 19.610
Porta-malas: 389 litros
Lançamento: 2023
O Honda ZR-V é conhecido como “SUV do Civic” por compartilhar a plataforma com o sedã, mas não recebe o mesmo conjunto híbrido. Sob o capô, o modelo traz motor 2.0 aspirado a gasolina de 161 cv e 19,1 kgfm. O câmbio é CVT. Segundo o Inmetro, o ZR-V tem consumo médio urbano de 10,2 km/l e rodoviário de 12,1 km/l. Disponível apenas na versão Touring e sem opcionais, traz lista recheada de equipamentos. Há carregador de celular por indução, multimídia de 9″, bancos de couro, teto solar e assistentes semiautônomos.
Hyundai Tucson
Modelo produzido em Anápolis (GO) é baseado na geração antiga do Tucson
Autoesporte
Preço: de R$ 179.990 a R$ 194.990
Versão sugerida GLS
Motor: 1.6T/177 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.014 / Homem R$ 5.066
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 22.095
Peças: ND
Porta-malas: 513 litros
Lançamento: 2016
Mesmo tendo o visual renovado em 2023, essa geração antiga do Tucson é oferecida somente no Brasil. Porém, a produção na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) está com os dias contados — será encerrada neste ano. O SUV atual é equipado com motor 1.6 turbo a gasolina que rende 177 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Uma boa notícia: em relação ao ano passado, o Tucson teve o preço reduzido em mais de R$ 50 mil. Seguro e revisões são razoáveis, mas a Hyundai não enviou o preço da cesta de peças.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Jeep Compass
Queridinho entre os SUVs médios, Jeep Compass venceu o Qual Comprar 2023
Autoesporte
Preço: de R$ 179.990 a R$ 279.990
Versão sugerida: Longitude
Motor: 1.3T/185 cv (F), 2.0TD/170 cv 2.0T/272 cv
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.375 / Homem R$ 5.510
Desvalorização: 18,4%
Revisões: R$ 2.613
Peças: R$ 22.356
Porta-malas: 476 litros
Lançamento: 2021
Vencedor no ano passado, o Jeep Compass recebeu novidades em versões, motorização e equipamentos na linha 2025. A maior delas foi a adoção do motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm, o mesmo da Ram Rampage, associado ao câmbio automático de nove marchas e à tração 4×4. Duas versões receberam esse conjunto, as mais caras. As demais motorizações foram mantidas: 1.3 turboflex de 185 cv (AT6) e 2.0 turbodiesel de 170 cv (AT9 e 4×4). Aliás, apenas uma opção mantém o motor a diesel, a Limited.
Jeep Commander
Commander marca a dobradinha da Jeep entre os SUVs médios
Autoesporte
Preço: de R$ 217.990 a R$ 321.290
Versão sugerida Overland Hurricane
Motor: 1.3T/185 cv (F), 2.0TD/170 cv e 2.0T/272 cv
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.337 / Homem R$ 13.363
Desvalorização: 11,5%
Revisões: R$ 2.613
Peças: R$ 17.766
Porta-malas: 661 litros (5L) e 233 litros (7L)
Lançamento: 2024
A descrição do Commander poderia ser exatamente a do Compass, já que o SUV de sete lugares recebeu as mesmas novidades do irmão menor na linha 2025. Ou seja, o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina de 272 cv também estreou na gama, junto do Turbo 270 e do 2.0 turbodiesel (mantido só na versão Overland). Outra novidade é a versão Longitude de cinco lugares. Além disso, todos os Commander agora vêm de série com alerta e auxílio de permanência em faixa, painel digital de 10,25” e sistema de som da Harman Kardon.
Kia Sportage
Kia Sportage é pouco lembrado, mas tem conjunto eletrificado do tipo micro-híbrido
Autoesporte
Preço: R$ 274.990
Versão sugerida: EX Prestige
Motor: 1.6T/180 cv (MHEV)
Câmbio: AT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.911 / Homem R$ 8.902
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.918
Peças: R$ 42.321
Porta-malas: 562 litros
Lançamento: 2022
Importada da Eslováquia, a quinta geração do Kia Sportage desembarcou no Brasil em 2022 e ganhou o prêmio de Carro Premium do Ano de Autoesporte no ano passado. Com visual totalmente renovado, o SUV é oferecido em duas versões, EX e EX Prestige, ambas com o mesmo trem de força. Trata-se do 1.6 turbo a gasolina de 180 cv auxiliado por um sistema micro-híbrido de 48V. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O único senão é o valor das peças e revisões, bem acima da média do mercado.
Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross é um dos poucos na categoria com tração integral
Autoesporte
Preço: de R$ 164.990 a R$ 214.990
Versão sugerida: HPE
Motor: 1.5T/165 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher $ 3.682 / Homem R$ 7.131
Revisões: R$ 3.636
Desvalorização: 32,4%
Peças: R$ 13.602
Porta-malas: 473 litros
Lançamento: 2022
Um dos poucos carros nessa categoria com tração integral (na versão de topo), o Mitsubishi Eclipse Cross é equipado com motor 1.5 turbinado, que rende 165 cv e 25,5 kgfm de torque, além de câmbio do tipo CVT. Na versão sugerida HPE (tração dianteira), que custa menos de R$ 220 mil, tem equipamentos interessantes como head up display colorido, bancos dianteiros com aquecimento e sete airbags. Peças e revisões são de acordo com o segmento, mas manutenção e a desvalorização pesam no bolso do proprietário.
Subaru XV
Poucos lembram que a Subaru ainda vende carros no Brasil. O XV é um deles
Autoesporte
Preço: R$ 213.900
Versão sugerida: S EyeSight
Motor: 2.0/150 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.401 / Homem R$ 11.420
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 3.158
Peças R$ 20.092
Porta-malas: 345 litros
Lançamento: 2017
Sabia que a Subaru ainda vende carros no Brasil? A fabricante japonesa, que ficou famosa pelo sedã Impreza (especialmente na versão apimentada WRX), tem no catálogo apenas dois modelos. O de entrada é o XV, um SUV com motor 2.0 micro-híbrido chamado e-Boxer. O conjunto entrega 150 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, o que não é nada excepcional, com câmbio CVT de sete marchas simuladas e tração integral, claro. As revisões são salgadas, mas os preços das peças não fogem muito da média dos rivais.
Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross foi renovado no começo do ano e ficou mais completo contra concorrentes chineses
Autoesporte
Preço: de R$ 164.990 a R$ 199.690
Versão sugerida: XRX
Motor: 2.0/175 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 2.707 / Homem R$ 5.428
Desvalorização: 17,8%
Revisões: R$ 2.225
Peças: R$ 11.527
Porta-mala: 440 litros
Lançamento: 2021
Produzido em Sorocaba (SP), o Toyota Corolla Cross recebeu uma leve reestilização na linha 2025, mas que deixou o visual mais moderno e a lista de equipamentos mais recheada. O para-choque foi redesenhado e há novas rodas e grade dianteira. Apesar de ter trocado o pedal de freio de estacionamento por um eletrônico, a “marmita” no escapamento continua — mas pintada de preto. Sob o capô, o motor 2.0 flex teve a potência e o torque levemente reduzidos para se adequar às leis de emissões; agora são 175 cv e 21,3 kgfm, mas ficou mais econômico.
Volkswagen Taos
Volkswagen Taos chegou em 2021 e não vendeu como esperávamos
Autoesporte
Preço: de R$ 186.990 a R$ 210.990
Versão sugerida: Highline
Motor: 1.4T/150 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.151 / Homem R$ 4.313
Desvalorização: 18,8%
Revisões: Grátis
Peças: R$ 12.900
Porta-malas: 498 litros
Lançamento: 2021
Desde seu lançamento, em 2021, o Volkswagen Taos não passou por nenhuma mudança estética ou mecânica. Mas isso deve mudar, já que o modelo é cotado para ser o primeiro a receber o sistema híbrido flex da marca alemã. Apesar de ter um bom conjunto, o SUV produzido na Argentina nunca chegou a empolgar o público. As duas versões disponíveis atualmente são equipadas com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, além de câmbio automático de seis marchas.
Agradecimentos:
As cotações são feitas pela Minuto Seguros, a maior corretora de seguros auto do país e também a maior do segmento online.
A Mobiauto utiliza informações de milhares de lojas para chegar aos dados de desvalorização.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More