Mais bonito e equipado que o Etios, modelo também é lembrado pela mecânica confiável O Toyota Yaris estreou no mercado brasileiro em meados de 2018 para ocupar a lacuna que existia entre o Etios e o Corolla na gama de modelos da marca japonesa, uma vez que também possui uma configuração sedã. As versões com carroceria hatchback foram lançadas no país para competir com Fiat Argo, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e os já extintos Ford Fiesta e Honda Fit.
Apesar da aparência mais sofisticada, o Yaris é construído sobre a mesma plataforma do Etios. O hatch mede 4,14 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 310 litros de capacidade.
Toyota Yaris fpo grande aposta da marca japonesa em um segmento promissor
Divulgação
Para se distanciar do Etios em termos de posicionamento no mercado, o Yaris conta com acabamento interno mais caprichado e lista de equipamentos de série mais generosa. Na época do seu lançamento, o hatch saía de fábrica com os obrigatórios airbags frontais, freios com ABS, além de Isofix, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, ar-condicionado, faróis com acendimento automático, vidros e travas com acionamento elétrico, retrovisor interno antiofuscante , faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Painel do Toyota Yaris é todo feito de plástico duro, sem variação de texturas
Divulgação
As versões intermediárias adicionam controle de cruzeiro, ar-condicionado automático digital, chave presencial, central multimídia de 7 polegadas, detalhes estéticos cromados e até mesmo bancos revestidos de couro. A topo de gama XLS acrescenta sensor de chuva, lanternas de LED, teto solar e mais cinco airbags (dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista).
Versão aventureira
Toyota Yaris X-Way é modelo aventureiro que raspa por conta do para-choque maior
Divulgação
Em janeiro de 2019, o Yaris entrou na onda dos compactos aventureiros com a versão X-Way, que trazia visual diferenciado para brigar contra Chevrolet Onix Activ, Fiat Argo Trekking, Ford Ka Freestyle e Renault Sandero Stepway. O sucessor do Etios Cross era, basicamente, um Yaris XS com apliques nos para-choques, racks no teto, adesivos laterais e rodas pintadas de preto. Sem mudanças mecânicas, o hatch era movido pelo motor 1.5 associado ao câmbio automático CVT.
Motorizações eficientes
Toyota Yaris teve duas opções mecânicas no Brasil
Divulgação
O Yaris hatch foi lançado com as opções de motores aspirados flex de 1,3 e 1,5 litro. São os mesmos propulsores do Etios, porém, com calibração e sistema de escape retrabalhados para entregar mais potência e torque sem comprometer o consumo de combustível.
O 1.3 entrega 94 cv com gasolina e 101 cv quando abastecido com etanol (ganho de 6 cv e 3 cv, respectivamente). O torque subiu de 12,7 kgfm para 12,9 kgfm com qualquer um dos combustíveis.
O motor 1.5, por sua vez, gera 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol (acréscimo de 3 cv com ambos os combustíveis) e 14,9 kgfm de torque (ganho de 0,5 kgfm).
Toyota Yaris também teve versão manual que é rara de ser encontrada
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Somente a versão de entrada, L com motor 1.3, foi oferecida com câmbio manual de seis marchas, enquanto as demais foram comercializadas apenas com a transmissão automática CVT com simulação de sete velocidades.
Independentemente da motorização, o Yaris se vale da boa reputação de mecânica confiável e robusta dos carros da Toyota. Os seus proprietários ainda elogiam o baixo consumo de combustível e a suavidade de funcionamento dos motores, principalmente no uso urbano.
Tapa no visual e reposicionamento no mercado
Toyota Yaris passou por pequenas mudanças estéticas em 2022
André Paixão/Autoesporte
Em 2022, o Toyota Yaris chegou à linha 2023 com mudanças pontuais. O modelo passou por uma reestilização concentrada na dianteira, que ganhou para-choque e grade redesenhados. Todas as versões passaram a ter luzes de rodagem diurna em LED.
O interior recebeu apenas um novo quadro de instrumentos e a central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (conexão por cabo) passou a ser item de série em todas as versões.
Apesar das mudanças, o interior do Toyota Yaris continuou o mesmo
Divulgação
Initial plugin text
A reformulação da linha 2023 do Toyota Yaris também reduziu a oferta de versões para deixar o modelo mais competitivo diante dos concorrentes, que passaram por melhorias e ficaram equipados e refinados. Com isso, o motor 1.3 e o câmbio manual deixaram de ser oferecidos.
Linha 2019
YARIS XL 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 68.528
YARIS XL 1.3 Flex 16V 5p Aut.: R$ 71.980
YARIS XL Plus Tech 1.3 Flex 16V Aut.: R$ 72.138
YARIS XS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 74.583
YARIS X-WAY 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 76.290
YARIS XLS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 78.458
Linha 2020
YARIS XL 1.3 Flex 16V 5p Mec.: R$ 70.490
YARIS XL 1.3 Flex 16V 5p Aut.: R$ 76.137
YARIS XL Plus Tech 1.3 Flex 16V Aut.: R$ 77.641
YARIS XS Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 79.556
YARIS XS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 79.778
YARIS X-WAY 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 81.441
YARIS X-WAY Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 83.050
YARIS XLS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 83.632
YARIS XLS Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 83.796
Linha 2021
YARIS XL Live 1.3 Flex 16V 5p Mec.: R$ 76.521
YARIS XL Live 1.3 Flex 16V 5p Aut.: R$ 78.521
YARIS XL Plus Con. 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 79.936
YARIS S 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 81.538
YARIS XS Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 83.674
YARIS X-WAY Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 85.727
YARIS XLS Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 87.447
Linha 2022
YARIS XL Live 1.3 Flex 16V 5p Aut.: R$ 80.521
YARIS XL Plus Con. 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 83.367
YARIS XS Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 86.805
YARIS X-WAY Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 88.132
YARIS XLS Connect 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 91.144
Linha 2023
YARIS XL 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 85.408
YARIS XS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 88.571
YARIS XLS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 99.825
Linha 2024
YARIS XL 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 89.562
YARIS XS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 100.798
YARIS XLS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 104.756
Linha 2025
YARIS XL 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 92.232
YARIS XS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 105.021
YARIS XLS 1.5 Flex 16V 5p Aut.: R$ 112.377
Vale investir no Toyota Yaris usado?
Toyota Yaris é boa opção que nem sempre é considerada pelo grande público
Divulgação
Se o consumidor prioriza um carro com mecânica robusta e não se importa tanto com o desempenho modesto, o Yaris é uma opção a ser considerada. Suas motorizações são confiáveis e, assim como no Etios, não costumam dar dores de cabeça aos donos. As peças de reposição são fáceis de serem encontradas no mercado e as manutenções, quando ocorrem, são descomplicadas.
Confortável e econômico, o Toyota Yaris traz bom nível de equipamentos. As versões mais vantajosas são a XS e a XLS. A primeira traz central multimídia, controle de cruzeiro e rebatimento elétrico dos retrovisores, enquanto a última é incrementada com teto solar elétrico, sensor de chuva e airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More