Volkswagen Polo Track, Honda Civic Type R e Renault Megane são algumas novidades confirmadas Assim como foi este ano, 2023 será agitado no quesito lançamentos de carros novos no Brasil. E a expectativa é grande para alguns modelos, como a nova geração da picape Chevrolet Montana e os hot hatches Honda Civic Type R e Toyota Corolla GR, ambos com mais de 300 cv de potência – sim, as marcas japonesas confirmaram a chegada dos esportivos ao país.
Veja também
O ano que vem também promete uma nova leva de carros elétricos no Brasil. Destaque para os bonitos crossovers Renault Megane e Kia EV6. O primeiro marca o retorno do famoso nome ao país, mas de uma forma totalmente diferente. O Megane chegará para ser o melhor e mais caro produto da fabricante francesa por aqui. Já o Kia impressiona pelo seu design, tecnologia e pelos mais de 500 km de autonomia. Autoesporte, inclusive, já testou o carro coreano.
Entre os carros, digamos, “baratos” está o inédito Volkswagen Polo Track, que será lançado já no início do ano com a expectativa de substituir o veterano Gol e se tornar a porta de entrada da VW. Separamos ainda o novíssimo e polêmico BMW M2, a nova geração do Nissan Sentra, a chegada finalmente da Ford F-150 e a estreia na chinesa Great Wall com o Haval H6. Confira a lista!
BMW M2
Recém-lançado no exterior, o geométrico cupê esportivo deve desembarcar no Brasil no final do primeiro semestre. Com 460 cv e 56,1 kgfm de torque (90 cv e 5,1 kgfm extras em relação a geração anterior) tração traseira e um design para lá de polêmico, o M2 mantém o seis cilindros 3.0 biturbo que também é usado no M3.
BMW M2 2023
Divulgação
Segundo a BMW, o M2 vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e pode atingir velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O câmbio é automático de oito marchas, mas os puristas podem escolher o câmbio manual de seis marchas. Esta opção deve acontecer só na gringa. Por aqui apenas a transmissão robotizada deve ser oferecida.
Ford F-150
Em 2023, a Ram 1500 terá novas companhias. Uma delas será (finalmente) a Ford F-150, picape mais vendida nos Estados Unidos há mais de quatro décadas. Confirmada na Agrishow deste ano, a caminhonete tem oito opções de acabamento e cinco de motor a combustão: V6 3.3 de 290 cv, V6 2.5 EcoBoost de 325 cv, V6 3.5 Ecoboost com 375 cv ou 450 cv e, claro, um V8 5.0 de 395 cv.
Ford F-150
Divulgação
Há ainda uma opção híbrida, que combina o V6 3.5 a um elétrico para entregar 430 cv, além da F-150 Lightning, que traz apenas motores elétricos que rendem de 426 cv a 563 cv. Outros modelos da Ford que vão pintar no Brasil em 2023 são as versões elétricas do Mustang, o Mach-E, e da Transit e a configuração híbrida da Maverick.
Chevrolet Montana
Sabe aquela Montana derivada do Corsa ou cara de Agile que você conhece? Esqueça. A nova geração da picape estreia ano que vem para ocupar um patamar superior e concorrer com a Fiat Toro e Renault Oroch.
A Chevrolet ainda não revelou os números, mas a picape deve ter aproximadamente 5 metros de comprimento e 1,80 m de largura. Segundo a marca, terá a cabine mais espaçosa da categoria, mas isso não quer dizer necessariamente que a distância entre-eixos irá superar os quase 3 metros da Toro.
Nova Chevrolet Montana terá farois divididos igual a concorrente Fiat Toro
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
As versões básicas terão lâmpadas halógenas e nos modelos mais caros a iluminação será full-LED. No único contato com a picape camuflada pudemos ver que o exemplar trazia rodas de 16 polegadas e pneus nas medidas 215/60, mas sabemos que as versões topo de linha vão oferecer rodas aro 17. Nesse caso, os pneus devem ser 215/45 ou 215/50.
A Montana ainda vai estrear o novo arranjo de central multimídia com a tela posicionada em uma moldura plástica que segue até o quadro de instrumentos – conceito parecido com o Tracker RS vendido na China. O lançamento acontece no primeiro trimestre de 2023.
Great Wall Haval H6
O Haval H6 será o primeiro produto da inédita marca chinesa no Brasil. O SUV híbrido será mostrado no próximo mês de novembro, mas as vendas só devem começar em 2023. A demora é devido à adaptação do carro para as preferências dos brasileiros. Os carros que serão vendidos aqui terão uma configuração específica e isso também vale para o visual – dentro e fora do veículo.
Haval H6 rodando com pouca camuflagem
André Paixão/Autoesporte
Rodas, acabamentos externos e sistema de informação e entretenimento serão diferentes do modelo vendido no país asiático – até os logotipos serão trocados, por um design minimalista e também menor em relação ao atual.
A motorização também não foi confirmada, mas o H6 será híbrido. Os carros flagrados no Brasil estão equipados com um motor 1.5 turbo aliado a outro elétrico, alcançando 243 cv e 54 kgfm. A expectativa, no entanto, é a autonomia no modo elétrico, prometida para mais de 200 km.
Honda Civic Type R
330 cv, 42,8 kgfm de torque, 1.430 kg e câmbio manual. O novo Honda Civic Type R que virá finalmente ao Brasil terá credenciais para se tornar o sonho de consumo de muita gente. O preço do hatch (sim, virá nesta carroceria), no entanto, não deve ser muito convidativo: espere algo acima na casa dos R$ 350 mil.
Honda Civic Type R 2023
Divulgação
No visual, o Type R 2023 traz linhas bem agressivas, com dianteira marcada por faróis de LED afilados e um capô longo que avança pela grade do tipo colmeia, deixando o Civic com cara de mau. A traseira traz um enorme aerofólio, lanternas de LED que se unem com um filete – que não acende inteiro – difusores de ar e nada menos que três saídas de escapamento, sendo a do meio a mais larga.
Kia EV6
Com um design arrebatador, o Kia EV6 vai chegar ao Brasil no ano que vem para ser um dos carros elétricos mais estiloso à venda no país. O crossover, eleito o Carro do Ano na Europa, tem 229 cv e 35,7 kgfm de torque, um pacote de baterias de 77 kWh e vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.
A opção escolhida para o Brasil garante ao EV6 autonomia combinada de 528 km no ciclo WLTP. A Kia diz que o modelo ainda está sendo homologado, mas o alcance deve ficar entre 450 km e 500 km – o que o colocará entre os melhores nesse quesito.
Nissan Sentra
Em 2023, a nova geração do Nissan Sentra chegará no primeiro semestre para tentar fazer frente ao Toyota Corolla e também ao futuro Honda Civic. Com estilo mais arrojado, o sedã lembra o “irmão” maior Altima e o Versa, posicionado logo abaixo.
Nissan Sentra 2022 Dianteira Estática
Divulgação
O Sentra virá importado do México onde é vendido em cinco configurações – quatro com câmbio CVT e uma com caixa manual. Independentemente da versão, o motor é o 2.0 de quatro cilindros aspirado de 145 cv e 20 kgfm de torque. Para o Brasil, devem chegar as opções mais caras e completas.
Renault Megane
O nome Megane vai retornar ao Brasil, mas agora em forma de um crossover elétrico. Com porte de SUV, o carro estreia no primeiro semestre de 2023 para ser o melhor e mais caro Renault à venda no país. Um único motor gera o equivalente a 220 cv de potência e 30,8 kgfm de torque. Com tração dianteira, o Megane de pouco mais de 1.600 kg vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos – “só” 0,4 s a mais que o número de fábrica do VW Golf GTI. A autonomia pode chegar a 450 km.
O conjunto de baterias, desenvolvido em parceria com a LG, tem 60 kWh de capacidade, proporcionando autonomia na faixa de 450 km. Este conjunto pesa em torno de 400 kg e é feito de níquel, cobalto e manganês. Segundo a Renault, a recarga pode demorar mais de 30 horas em uma tomada convencional (110V), 18 horas em uma de 220V ou encher 300 km em 30 minutos em um carregador rápido, de 130 kW.
Mas o Megane chama atenção pelo seu visual e também pelo interior, bem diferente dos atuais carros da Renault comercializados por aqui. Dentro, além do ótimo acabamento, o Megane é equipado com duas telas: uma de 12,3 polegadas, do painel de instrumentos digital completamente configurável; outra de 12 polegadas, da central Open R, com sistema operacional Android, da Google.
Toyota Corolla GR
A Toyota não vai ficar para trás e promete trazer ao Brasil em 2023 o apimentado Corolla GR na carroceria hatch – e bem diferente do sedã de tiozão que vende por aqui. O Corolla GR é um hot hatch com visual agressivo e um motor três cilindros 1.6 turbo capaz de entregar 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Além disso, o carro virá com tração integral e transmissão manual de seis marchas.
Toyota Corolla GR
Divulgação
O Corolla pesa 1.474 kg, pouco mais de 80 kg extras em relação ao sedã. Para ficar mais leve que a versão convencional, o modelo recebeu peças de alumínio, como capô e painéis das portas. O GR é montado em uma versão reforçada da plataforma TNGA-C, com mais pontos de solda – o que aumenta a rigidez da carroceria.
Volkswagen Polo Track
A VW já lançou a linha 2023 do Polo por aqui. Mas no início de 2023 chegará uma das versões mais aguardadas, a Track – que receberá adereços aventureiros e assumirá o posto de carro de entrada da marca. Gol e Voyage devem pegar a fila do INSS até o final deste ano.
Volkswagen Polo Track será simples para ocupar a base da pirâmide dos carros da marca no país
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
Sua produção está confirmada para Taubaté (SP) e o modelo utilizará a mesma estrutura do Polo atual, ou seja, a plataforma MQB A0. Imagens do carro não foram reveladas, mas espera-se algo similar ao Polo atual, com para-choque redesenhado, e talvez um novo grafismo das lanternas e dos faróis.
O interior também deve ser simples, com a manutenção dos plásticos duros no acabamento, painel de instrumentos analógico e conectividade limitada (nada de Volkswagen Play). O conjunto mecânico, do mesmo modo, será limitado. Já que o novo Polo tem motor 170 TSI nas versões de entrada, o Track deve herdar o 1.0 MPI de 84 cv e transmissão manual de cinco marchas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More