Segundo entidade, estrutura da caminhonete é “instável”; fabricante diz que picape atende à legislação O Latin NCap, entidade independente que realiza testes de colisão nos veículos vendidos no continente, divulgou nesta quinta-feira (20) os resultados das provas realizadas com a Fiat Strada, o carro mais vendido do Brasil em 2021 e líder de vendas em 2022.
E o resultado não foi dos mais animadores: apenas uma estrela de cinco possíveis. A nota é válida para as versões com cabine simples e dupla. As duas têm controles de tração e estabilidade como item de série. Porém, só a opção com quatro portas e cabine dupla traz airbags laterais.
Veja também
O Latin NCap fez duras críticas ao desempenho da Strada nos testes de colisão, classificando a estrutura como “instável”, incluindo a área dos pés. A entidade ainda disse que os airbags laterais têm tamanho reduzido e não foram acionados de forma correta na prova que simula uma batida lateral contra um poste. Dessa forma, ainda de acordo com o órgão, há “alta probabilidade de ferimentos com risco de vida”.
As avaliações foram diferentes em cada configuração. Segundo a entidade, a versão com cabine simples alcançou 47,47% de proteção para ocupante adulto, 22,08% para crianças, 40,23% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis e 41,86% em relação aos sistemas de assistência à segurança.
Fiat Strada garantiu apenas uma estrela em teste de segurança
Divulgação
Já a versão de cabine dupla foi pior na proteção de adultos, com 41,39%, igual no índice de proteção a pedestres, com 40,23%, e melhor ao proteger crianças, 52,96%, e nos sistemas de assistência à segurança, com 48,84%.
Apesar de os índices distintos, o Latin NCap explica que o pior resultado das duas versões é aquele que representa a nota final do modelo. Assim, as ambas levaram uma estrela.
ASSISTA AO VÍDEO DOS TESTES DE COLISÃO DA FIAT STRADA
O Latin NCap ainda ressaltou a diferença de resultados no teste de chicotada cervical, conhecido como whiplash. O órgão disse que houve boa proteção para o assento da versão de cabine dupla, mas proteção “pobre” na cabine simples.
Procurada por Autoesporte, a Stellantis, dona da Fiat, enviou a seguinte nota:
“A Stellantis afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”
Montadora diz que atende a legislação e investe em segurança de seus carros
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Mais Lidas
Fonte: Read More