Nova versão de entrada do SUV com câmbio manual de seis marchas chega ao mercado brasileiro no último trimestre de 2024 O Renault Kardian vai mesmo ter uma nova versão de entrada com câmbio manual. Nos últimos dias, o presidente da marca na Argentina, Pablo Sibilla, confirmou que a configuração 1.0 turbo manual de seis marchas será lançada em breve no país, usando uma atualização da caixa que um dia foi do Sandero RS (e que também pertenceu à finada versão 4×4 manual do Duster) e hoje equipa a picape Oroch.
Embora a confirmação de Sibilla tenha sido apenas para o mercado argentino, Autoesporte pode afirmar que o Kardian 1.0 TCe turbo manual de seis marchas com câmbio de Sandero RS também será lançado no Brasil. Isso acontecerá no último trimestre deste ano, mais provavelmente em outubro.
Renault Kardian parte de R$ 112.790
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O câmbio de seis marchas deve aproveitar os elogiados engates justos e precisos do Sandero RS, porém com uma relação de marchas mais voltada ao uso “civil” e uma calibração mais suave tanto para as trocas quanto para o pedal de embreagem. Afinal, aqui a aplicação será em uma versão de entrada e não com proposta tão esportiva.
O casamento será sempre com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, que rende 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 125 cv e 22,4 kgfm com etanol. Trata-se de uma configuração diferente do Kardian manual mexicano, que possui apenas cinco marchas.
Veja também:
Renault Kardian é melhor que Nivus e Pulse? Comparamos desempenho e custos
Renault Kardian mata Stepway 1.6, dizem lojistas; marca nega
Teste: Renault Kardian é a evolução que esperávamos contra Pulse e Nivus
Inicialmente, o Renault Kardian manual deve ser oferecido em apenas uma versão, a Evolution, com o mesmo pacote de equipamentos da opção homônima com o câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas EDC. O preço deve ficar na faixa de R$ 105 mil. A produção será sempre em São José dos Pinhais (PR).
Câmbio manual de seis marchas pertenceu ao Sandero RS e ao Duster
Autoesporte
De série, o Kardian Evolution manual deve trazer itens como faróis de LED, barras de teto funcionais, rodas de aço aro 16 polegadas com calotas, seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, retrovisores elétricos e ar-condicionado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More