Fora de linha desde 2023, hatch é opção interessante a quem procura um carro espaçoso e robusto A segunda geração do Renault Sandero foi lançada no Brasil em 2014, com visual totalmente renovado e novos equipamentos, mas ainda construída sobre a plataforma B0 da geração anterior. Apesar das atualizações, o Sandero seguiu apostando no custo-benefício para tentar desbancar os Fiat Palio e os Volkswagen Gol e Fox, além dos recém-chegados Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
O Sandero de segunda geração foi vendido no mercado brasileiro até o primeiro semestre de 2023, quando a Renault encerrou a produção do hatch em São José dos Pinhais (PR) como parte da estratégia de reestruturação focada em modelos de maior valor agregado (SUVs e picapes).
Renault Sandero saiu de linha no final de 2023 para dar lugar à estratégia de produção de novos produtos da Renault
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Mesmo fora de linha, o Renault Sandero é um carro que atende bem quem prioriza pela robustez mecânica e baixo custo de manutenção sem abrir mão do espaço interno digno de modelos maiores. O hatch foi comercializado com motorizações 1.0, 1.6 e até mesmo 2.0.
Espaço interno generoso
Desde a primeira geração, vendida no país entre 2007 e 2014, o Sandero é elogiado pelo ótimo aproveitamento do espaço interno. Em sua segunda geração, o compacto ostenta 4,06 metros de comprimento, 1,53 m de altura, 1,73 m de largura e 2,59 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem bons 320 litros de capacidade.
Embora seja espaçoso, o Renault Sandero tem acabamento bastante simples. É comum ver relatos de proprietários se queixando de barulhos provocados pelo excesso de peças de plástico rígido.
Apesar do acabamento simples, Renault Sandero oferece ótimo espaço interno
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Motorizações
Apesar das atualizações visuais e de conteúdo, o Sandero manteve os motores aspirados de quatro cilindros da primeira geração associados ao câmbio manual de cinco marchas. As versões de entrada eram equipadas com o 1.0 flex, que desenvolvia até 80 cv de potência e 10,5 kgfm de torque. O consumo médio declarado pelo Inmetro era de até 11,9 km/l na cidade e de 13,4 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
As configurações mais caras eram movidas pelo 1.6 de até 106 cv e 15,5 kgfm, que tinha médias de consumo de gasolina de até 10,6 km/l em ciclo urbano e de 12,5 km/l em percurso rodoviário.
Câmbio automatizado Easy-R (Foto: Reprodução/Renault)
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Durante um breve período, o motor 1.6 chegou a ser oferecido com o câmbio automatizado Easy-R de cinco marchas, tanto no Sandero quanto no sedã Logan. Essa transmissão vendeu muito pouco e foi motivo de críticas por parte dos proprietários dos modelos, que reclamavam principalmente dos trancos nas trocas de marchas.
Versão aventureira
Dentre as versões havia a variante aventureira Stepway, que se diferenciava pelo visual mais robusto, composto por para-choques com apliques prateados, molduras nas caixas de roda, racks no teto e suspensões elevadas.
Sandero RS: esportivo raiz
Para se distanciar um pouco da imagem de marca de carro popular (ao menos na América Latina), a Renault apresentou, em 2015, o divertido Sandero RS. Do hatch, essa versão tinha apenas a “casca”, uma vez que o conjunto mecânico era todo modificado. A calibragem da direção elétrica e das suspensões foi desenvolvida pela Renault Sport, divisão de alto desempenho da marca na França; os freios traseiros a tambor foram substituídos por discos.
O motor escolhido para o Sandero RS era um velho conhecido: o longevo F4R 2.0 16V aspirado, que já equipou a minivan Scénic e o SUV Duster. O propulsor de 150 cv de potência e 20 kgfm de torque, conectado ao câmbio manual de seis marchas, proporcionava aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.
Renault Sandero RS foi desenvolvido pela divisão esportiva da fabricante na França, e chegou equipado com motor que entregava 150 cv de potência
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Além do motor mais potente e do chassi aprimorado, o Sandero RS também tinha adereços visuais exclusivos, como adesivos nas laterais, luzes diurnas de LED no para-choque dianteiro; ponteira dupla de escape, aerofólio e rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas de preto. O interior trazia novo volante e bancos dianteiros do tipo concha com grafismo “RS” nos encostos de cabeça. O Sandero RS saiu de linha em 2021, após 4.600 unidades vendidas.
Facelift, novos motores e câmbio automático
Em 2019, o Sandero de segunda geração passou por uma reestilização. A dianteira ganhou faróis com luzes diurnas em LED, nova grade e para-choque redesenhado. O interior recebeu melhorias, ainda que discretas, no acabamento e central multimídia atualizada. Todas as versões passaram a ser equipadas de série com airbags laterais, enquanto as variantes com motor 1.6 ganharam controles de estabilidade e tração.
Na linha 2020, apenas a versão RS manteve a antiga motorização, uma vez que o Sandero passou a utilizar os novos propulsores SCe de 1,0 e 1,6 litro.
Renault Sandero de segunda geração antes do facelift
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O SCe 1.0 aspirado de três cilindros era uma versão atualizada do motor do subcompacto Kwid (70 cv). No Sandero e no Logan, esse propulsor gerava 82 cv e 10,5 kgfm, prometendo consumo 19% inferior ao comparação com o antigo 1.0 de quatro cilindros.
Nas versões mais caras, o SCe 1.6 16V (uma variante do motor do Nissan Kicks) entregava até 118 cv e 16 kgfm de torque e contava com sistema start-stop para reduzir o consumo de combustível. Desta vez, a motorização 1.6 podia ser combinada a um câmbio automático CVT.
Stepway resiste
Embora as demais versões tenham sido descontinuadas em 2023, o aventureiro Stepway segue à venda como se fosse um modelo à parte do Sandero. O compacto está disponível a partir de R$ 84.470 apenas na versão Zen com motor 1.0, como apurado por Autoesporte.
Renault Stepway passa a ser oferecido apenas com câmbio manual após a entrada do SUV Kardian para o portfólio da marca no Brasil
Bruno Guerreiro/Autoesporte
Renault Stepway ficará em linha só com motor 1.0, diz presidente da marca
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Tabela Fipe Renault Sandero 2ª geração
Linha 2015
Authentique Hi-Power 1.0 16V 5p: R$ 30.810
Expression Hi-Power 1.0 16V 5p: R$ 33.804
Expression EasyR Hi-Flex 1.6 8V: R$ 36.608
Dynamique EasyR Hi-Flex 1.6 8V: R$ 37.640
Expression Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 38.228
Dynamique Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 39.015
Stepway Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 42.042
Stepway Easy R H-Power 1.6 8V: R$ 42.455
RS 2.0 Flex 16V 5p: R$ 50.354
Linha 2016
Authentique Plus Hi-Power 1.0 16V 5p: R$ 34.858
Authentique Plus Hi-Power 1.0 16V 5p: R$ 36.566
Expression Hi-Power 1.0 16V 5p: R$ 37.075
Expression EasyR Hi-Flex 1.6 8V: R$ 38.137
Dynamique EasyR Hi-Flex 1.6 8V: R$ 39.255
Expression Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 39.755
Dynamique Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 40.404
GT-Line Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 41.600
Stepway Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 43.994
Stepway Rip Curl Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 44.245
Stepway Easy R H-Power 1.6 8V: R$ 44.488
RS 2.0 Flex 16V 5p: R$ 54.748
Linha 2017
Authentique Flex 1.0 12V 5p: R$ 38.077
Expression Hi-Power 1.0 16V 5p: R$ 39.452
Vibe Flex 1.0 12V 5p: R$ 40.806
Expression EasyR Hi-Flex 1.6 8V: R$ 39.810
Dynamique Flex 1.6 16V 5p: R$ 40.687
Dynamique Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 41.415
Dynamique EasyR Hi-Flex 1.6 8V: R$ 41.625
Dynamique Easy R Flex 1.6 16V 5p: R$ 44.300
Expression Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 41.689
Dynamique Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 41.415
Expression Pack Avantage High Power 1.6 8V 5p: R$ 43.358
GT-Line Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 46.258
GT-Lline/R-Line Flex 1.6 16V 5p: R$ 47.473
Stepway Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 45.770
Stepway Rip Curl Hi-Power 1.6 8V 5p: R$ 46.853
Stepway Easy R Hi-Power 1.6 8V: R$ 47.688
Stepway Rip Curl Easy R 1.6 5p: R$ 48.584
RS 2.0 Flex 16V 5p: R$ 60.273
Linha 2018
Authentique Flex 1.0 12V 5p: R$ 39.382
Vibe Flex 1.0 12V 5p: R$ 42.420
Dynamique Easy R Flex 1.6 16V 5p: R$ 47.558
Dynamique Flex 1.6 16V 5p: R$ 45.727
Expression Flex 1.0 12V 5p: R$ 40.193
Expression EasyR Flex 1.6 16V 5p: R$ 41.593
Expression Flex 1.6 16V 5p: R$ 42.870
Stepway Expression Flex 1.6 16V 5p: R$ 48.962
Stepway Dynamique Flex 1.6 16V 5p: R$ 50.017
Stepway Easy R Dynamique Flex 1.6 16V: R$ 50.389
Stepway Easy R Flex 1.6 16V 5p: R$ 51.505
GT-Line/R-Line Flex 1.6 16V 5p: R$ 50.433
Stepway Flex 1.6 16V 5p: R$ 50.917
RS 2.0 Flex 16V 5p: R$ 64.823
RS Racing Spirit Flex 2.0 16V 5p: R$ 65.190
Linha 2019
Authentique Flex 1.0 12V 5p: R$ 41.444
Expression Flex 1.0 12V 5p: R$ 42.346
Vibe Flex 1.0 12V 5p: R$ 44.806
Expression Flex 1.6 16V 5p: R$ 47.021
Dynamique Flex 1.6 16V 5p: R$ 48.750
GT-Line/R-Line Flex 1.0 12v 5p: R$ 50.807
GT-Line/R-Line Flex 1.6 16V 5p: R$ 53.019
Stepway Expression Flex 1.6 16V 5p: R$ 52.568
Stepway Dynamique Flex 1.6 16V 5p: R$ 53.066
Stepway Easy R Flex 1.6 16V 5p: R$ 53.569
Stepway Dynamique Easy R Flex 1.6 16V: R$ 53.662
Stepway Flex 1.6 16V 5p: R$ 54.290
RS Flex 2.0 16V 5p: R$ 66.511
RS Racing Spirit Flex 2.0 16V 5p: R$ 69.075
Linha 2020
Authentique Flex 1.0 12V 5p: R$ 45.271
Life Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 47.790
Expression Flex 1.0 12V 5p: R$ 48.635
Zen Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 49.168
Expression Flex 1.6 16V 5p: R$ 51.493
GT-Line/R-Line Flex 1.0 12v 5p: R$ 52.129
GT-Line/R-Line 1.6.16V 5p Aut.: R$ 55.201
Zen Flex 1.6 16V Mec.: R$ 58.359
Zen Flex 1.6 16V 5p Mec.: R$ 58.779
Stepway Dynamique Flex 1.6 16V 5p: R$ 60.529
Zen Flex 1.6 16V 5p Aut.: R$ 61.923
Stepway 1.6 16V 5p: R$ 62.885
Stepway Dynamique Easy R Flex 1.6 16V: R$ 62.162
Stepway Easy R Flex 1.6 16V 5p: R$ 64.335
Stepway Intense Flex 1.6 16V Aut.: R$ 65.704
Stepway Intense Flex 1.6 16V 5p Aut.: R$ 67.325
Stepway Iconic Flex 1.6 16V Aut.: R$ 67.519
RS 2.0 Flex 16V 5p: R$ 72.933
Linha 2021
Life Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 49.956
Zen Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 51.869
GT-Line/R-Line Flex 1.0 12v 5p: R$ 59.416
Zen Flex 1.6 16V 5p Mec.: R$ 60.593
Stepway Zen Flex 1.6 16V Mec.: R$ 61.378
GT-Line/R-Line 1.6.16V 5p Aut.: R$ 63.055
Zen Flex 1.6 16V 5p Aut.: R$ 63.811
Stepway Intense Flex 1.6 16V Aut.: R$ 70.734
Stepway Iconic Flex 1.6 16V Aut.: R$ 71.743
Stepway Intense Flex 1.6 16V 5p Aut.: R$ 72.352
RS 2.0 Flex 16V 5p: R$ 77.189
Linha 2022
Life Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 60.361
Zen Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 61.355
S Edition Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 62.627
GT-Line/R-Line Flex 1.0 12v 5p: R$ 63.268
GT-Line/R-Line 1.6.16V 5p Aut.: R$ 64.702
Stepway Zen Flex 1.6 16V Mec.: R$ 68.537
StepwayIntense Flex 1.6 16V Aut.: R$ 78.249
Intense Flex 1.6 16V 5p Aut.: R$ 78.725
Stepway Iconic Flex 1.6 16V Aut.: R$ 79.418
RS 2.0 Flex 16V 5p: R$ 85.653
Linha 2023
S Edition Flex 1.0 12V 5p Mec.: R$ 64.361
GT-Line/R-Line Flex 1.0 12v 5p: R$ 68.225
Stepway Zen Flex 1.0 12V Mec.: R$ 68.067
Stepway Iconic Flex 1.6 16V Aut.: R$ 83.756
Linha 2024
Stepway Zen Flex 1.0 12V Mec.: R$ 75.117
Stepway Zen Flex 1.6 16V Mec.: R$ 81.722
Stepway Iconic Flex 1.6 16V Aut.: R$ 91.162
Linha 2025
Stepway Zen Flex 1.0 12V Mec.: R$ 79.243
Renault Sandero GT Line é mais uma das versões do hatch compacto que foram lançadas durant a produção da segunda geração do modelo
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Vale a pena investir no Renault Sandero usado?
O Renault Sandero pode ser considerado como opção de compra por quem não se importa com a desvalorização na hora de revender um carro que já deixou de ser fabricado. De resto, o hatch é espaçoso e a sua mecânica simples e robusta não costuma apresentar sérios problemas em carros que passam pelas manutenções preventivas. As peças de reposição são abundantes e não são caras.
As versões com motor 1.0 são as mais procuradas por motoristas de aplicativos devido ao menor consumo de combustível, por isso devem ser evitadas pelo risco de adquirir um carro que possa ter rodado altas quilometragens sem ter passado pela manutenção adequada. Se o orçamento permitir, escolha as versões 1.6 que são mais equipadas e, no caso do Stepway, as suspensões elevadas lidam melhor com a buraqueira das ruas brasileiras.
Versões 1.0 do Renault Sandero são as mais procuradas por motoristas de aplicativo; vale cuidado extra na hora de avaliar a quilometragem do modelo usado para compra
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O RENAULT KARDIAN É O MAIS NOVO SUV COMPACTO DA FABRICANTE, E SE POSICIONA LOGO ACIMA DO STEPWAY ZEN 1.0 MANUAL. ASSISTA AO VÍDEO DO MODELO EM NOSSO CANAL:
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