Ter um carro ou trocar o que já tem está nos planos de muitos brasileiros, foi o que revelou o levantamento realizado pela Webmotors. Ainda na esteira do crescimento ocorrido em 2024, ter um novo, seminovo ou mais usado é realmente interessante.
Agora, se você investiu ou vai investir na compra desse bem também precisa pensar no seguro. Não é luxo, é necessidade. E nesse artigo você verá 8 razões para contratar o seguro e proteger o seu bem de todo mal.
Você está prestes a dar a primeira volta no seu carro com cheirinho de novo, brilho impecável da lataria e o motor ronronando suavemente. Mas aí vem a pergunta: e se algo acontecer no caminho para casa? E se, antes mesmo de aproveitar o carro, um imprevisto colocar seu investimento em risco?
É aí que entra o seguro auto. Ele não é apenas um detalhe burocrático, é sim um verdadeiro escudo de proteção para você, o veículo e terceiros.
Ao contratar um seguro antes de sair da concessionária, seu carro já está protegido assim que você liga o motor. Isso significa que qualquer imprevisto – de um pequeno arranhão a um acidente mais grave – já está coberto.
Além disso, quando você faz o seguro antes de retirar o carro, na maioria dos casos, não precisa passar por vistoria inicial. Isso torna o processo mais rápido e descomplicado, diferente do que acontece quando você decide contratar o seguro depois de já estar com o veículo.
Infelizmente, os números não mentem: roubos e furtos de veículos são uma realidade no Brasil. Segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), milhares de carros são ‘levados’ todos os anos. E adivinhe? Carros novos são um dos principais alvos dos criminosos.
Agora, imagine a seguinte situação: você retira seu carro zero da concessionária, estaciona para resolver alguma coisa e, quando volta… ele sumiu. Sem seguro, você fica completamente no prejuízo. Com seguro, pelo menos tem a tranquilidade de ser ressarcido e pode recomeçar sem um rombo financeiro.
Você pode ser o motorista mais cuidadoso do mundo, mas não está sozinho no trânsito. Infelizmente, basta um segundo de distração – seja sua ou de outra pessoa – para um acidente acontecer.
Os danos de uma batida podem ser extremamente caros, tanto para o seu carro quanto para o do outro motorista envolvido. E se houver feridos, as despesas podem incluir até custos médicos e indenizações.
Ter um seguro significa que você não precisa se preocupar com essas surpresas desagradáveis. Ele cobre os custos – a depender da franquia, evita desgastes financeiros e garante que você tenha suporte quando mais precisar.
Já imaginou estar no meio de uma estrada à noite e o carro simplesmente parar? Ou ter um pneu furado sem ter ninguém por perto para ajudar? Com um seguro auto, você pode contar com assistência 24 horas para situações como essas.
“A cobertura pode incluir guincho, troca de pneu, chaveiro e até mesmo reboca seu carro até o posto mais próximo caso você fique sem gasolina. Isso não só evita dores de cabeça, como proporciona mais segurança para você e sua família”, explica Adriane Aranha, especialista em Seguros do Grupo Sentinela.
Nem todo mundo pensa nisso, mas eventos climáticos também podem ser um problema sério para o seu carro. Enchentes, quedas de árvores, tempestades de granizo… Esses fenômenos podem danificar seriamente um veículo, gerando um alto custo de reparo.
A boa notícia? Muitas apólices de seguro oferecem proteção contra desastres naturais. Assim, caso seu carro seja afetado, você não precisará desembolsar uma fortuna para consertá-lo.
Muitas pessoas hesitam em contratar um seguro por acharem que é um gasto desnecessário. Mas vamos pensar de outra forma: e se, ao invés de um custo, você enxergasse o seguro como um investimento na sua tranquilidade financeira?
Pagar um valor fixo por mês pode ser muito mais vantajoso do que ter que arcar com um conserto inesperado de milhares de reais. Sem contar que, dependendo do seu perfil e do plano escolhido, você pode encontrar opções bem acessíveis.
Ter um carro segurado não apenas protege o seu patrimônio como também pode ajudar na valorização dele. Um veículo com histórico de manutenção e proteção tende a ser mais atrativo na hora da revenda.
Se um comprador souber que o carro sempre teve seguro, ele pode sentir mais confiança na hora de fechar negócio, o que pode até gerar uma negociação mais vantajosa para você.
Muitas seguradoras oferecem vantagens adicionais para seus clientes, como descontos em serviços automotivos, benefícios para motoristas que não se envolvem em acidentes e até mesmo assistência residencial.
Ou seja, além de proteger seu carro, o seguro pode trazer outros benefícios que fazem a diferença no dia a dia.
Se depois de tudo isso você ainda acha que pode arriscar, pense bem: seu carro é um dos seus maiores bens, e protegê-lo é mais do que um luxo, é uma necessidade. O seguro auto traz, claro, segurança, economia e tranquilidade para o dia a dia, permitindo que você curta seu veículo sem preocupações.
Lembre-se também que seguro é diferente de proteção veicular.
Então, antes de pegar as chaves do seu carro, lembre-se: o seguro não é um custo a mais, é um investimento na sua paz de espírito. E acredite, quando o inesperado acontece, quem tem seguro sabe o valor de estar protegido.
E se decidir fazer o seguro, pode nos procurar aqui no Grupo Sentinela, que estamos à disposição para resolver toda a burocracia para você, fazendo orçamentos e apresentando a melhor proposta, e lógico oferecer aquele cafezinho. Afinal, sempre dá para tomar um cafezinho com os amigos.