Afinal o que é mesmo essa tal de direção defensiva? A direção defensiva ou condução defensiva, é um conjunto de práticas e medidas que visam prevenir e evitar acidentes no trânsito.
Durante o processo de formação de um condutor, ela é uma das disciplinas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, infelizmente, muitos condutores adquirem vícios de direção e acabam por esquecer ou desconsiderar as lições aprendidas.
Pesquisas realizadas em todo o mundo, apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito, são ocasionados por falha humana e uma pequena porcentagem dos acidentes são por falhas mecânicas e por problemas de infraestrutura das vias. Ou seja, os acidentes podem ser evitados com a direção defensiva.
E há dois tipos de direção defensiva:
– Preventiva: o motorista antecipa riscos prevenindo-os. O condutor dirige com atenção, avaliando suas condições físicas e mentais, assim como a via pela qual está trafegando.
– Corretiva: É aplicada quando o condutor tem necessidade de agir com rapidez para evitar ou minimizar uma situação de perigo que não pôde ser antecipada.
Elementos da direção defensiva
Confira 8 orientações que ajudam a melhorar as suas condições de realizar uma boa direção defensiva no trânsito.
- Esteja preparado: Nem toda pista está em boas condições de rodagem, iluminação ou de clima. Então, quanto mais informações você puder reunir sobre a estrada, antes de sair de casa, melhor.
- Respeite a sinalização: As placas não estão ali à toa, elas alertam, chamam a atenção para situações adversas, limitam a velocidade etc. Jamais realize ultrapassagens arriscadas e manobras perigosas, principalmente, em locais proibidos. Respeitá-las é importante para evitar acidentes, infrações e perda de pontos na carteira.
- Mantenha a calma: O trânsito pode ser um lugar estressante e perder a calma pode ser muito perigoso. O estresse leva ao tensionamento dos músculos, o que pode comprometer respostas rápidas. Então, se você é um condutor iniciante ou já passou por uma situação traumática ao volante, relaxe. Respirar fundo é fundamental para superar medos e desafios!
- Tempo e prática: A habilidade de dirigir se desenvolve com o tempo. Se você ainda não tem a prática necessária ao volante, evite pegar vias muito movimentadas enquanto não estiver 100% seguro de sua habilidade. Manter a calma e controlar a ansiedade é fundamental.
- Cuidar do veículo: A manutenção do veículo deve ser feita de maneira periódica e preventiva. Então, ao invés de esperar para consertar, o recomendável é que se faça é manter as características originais o mais próximo do original. Uma inspeção mais a fundo a cada seis meses em uma oficina também é recomendável.
- Cuide da postura: É importante que você fique em uma posição confortável, que permita uma boa visibilidade de todos os espelhos. Os braços e pernas devem ficar um pouco dobrados, e as costas bem acomodadas no encosto do banco. O seu pulso deve tocar o alto do volante sem dificuldade quando você estica os braços para frente. Caso ele não alcance, é preciso puxar o banco um pouco mais para frente para evitar uma sobrecarga na sua coluna e assegurar mais agilidade nas manobras.
- Atenção nos dias de chuva: Duas situações são as maiores preocupações. A visibilidade fica comprometida e a aderência dos pneus ao solo é reduzida drasticamente. Por conta desses dois fatores, o recomendado é reduzir a velocidade e manter o ar-condicionado ligado para que os vidros não embacem. Se mesmo assim acontecer, você pode ligar o ar quente em direção ao para-brisa. Também é bom evitar passar em trechos muito alagados, já que pode entrar água no motor e causar problemas graves. Os pneus também devem estar sempre em bom estado, pois diminuem os riscos de aquaplanagem.
- Celular e direção não combinam: Apesar de ser um grande aliado no trabalho, também é a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Isso se deve, principalmente, por tirar a atenção do condutor e dificultar a direção defensiva, fazendo com que se perca a visão 360 graus que tem com a ajuda dos retrovisores, ficando apenas com a visão tubular. Ou seja, o motorista consegue enxergar somente o que está à sua frente. Portanto, deixe para utilizar o celular apenas com o carro parado. Além de ser muito mais seguro, você evita o pagamento de multa e pontos somados à carteira de habilitação.
Com as ações de direção defensiva é possível evitar acidentes e termos vias mais seguras. Todos somos responsáveis pelo trânsito.