Segundo o Google Think Auto, 90% das pessoas usam a internet para se informar sobre automóveis antes de iniciar uma negociação O preço dos carros novos está nas alturas. Os segmentos de entrada foram esvaziados e, mesmo nessa faixa, o preço não é inferior a R$ 60 mil. Esse novo patamar afastou o carro zero de consumidores que, agora, só podem contar com o mercado de seminovos ou usados.
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Atualmente, uma das principais formas para encontrar um seminovo são os aplicativos de compra e venda de automóveis. O InstaCarros, por exemplo, tem como premissa fazer todo o processo de venda de um carro em até 90 minutos.
Para lhe ajudar a encontrar um carro para chamar de seu, a Autoesporte reuniu sete apps que têm estoque de veículos.
1 – Webmotors
O principal slogan da Webmotors é ”faz tudo”
Dviulgação
Criada em meados de 1990, a Webmotors foi uma das primeiras marcas a começar a mudar a forma de comprar e vender veículos. Foi a primeira companhia a fazer um catálogo interativo automobilístico em solo brasileiro.
Em uma conversa exclusiva com a Autoesporte, Marcelo Krug, cofundador e desenvolvedor da empresa, falou sobre como surgiu a ideia da criação do portal. “Naquela época, o consumidor precisava comparar, lado a lado, os veículos antes da compra. Ele não tinha uma maneira de equiparar e entender, entre aquela oferta que existia de automóveis, qual seria a melhor compra” diz.
Depois, o site deixou de ser apenas um lugar para comparar automóveis e se tornou, também, uma plataforma para comercialização de veículos. Só depois o portal virou aplicativo.
Hoje, o app conta com milhares de downloads e mais de 203 mil classificações feitas por usuários, que resultam numa nota de 4,6 (a escala é feita de zero a cinco). É possível encontrar os mais variados tipos de veículos. Inclusive, a busca é facilitada pelo fato do aplicativo possuir filtros de marca, versões, motorizações, ano, valor e muito mais.
2 – iCarros
Todos os carros do iCarros possuem opções de financiamento em pareceria com o banco Itaú
Divulgação
Esse aplicativo conta com um banco de dados enorme sobre veículos. A plataforma é referência quando o assunto é ficha técnica. Por pertencer ao banco Itaú, o iCarros oferece, também, simulações de financiamento. Dá para visualizar os valores de cada parcela a ser paga em condições distintas de prazos.
Uma das principais características do app é sua interface. Ela chama atenção por ser muito intuitiva e rápida. Nela é possível filtrar carros por marcas, valores e modelos. ‘’Navegação rápida e fluída, os filtros são ótimos.’, aponta José Fortis, em avaliação feita pela Play Store.
O iCarros também oferece consultas a tabela Fipe. O intuito da marca é não deixar o cliente comprar um carro por um valor injusto, que não condiz com seu preço de mercado. Vale ressaltar que a plataforma tem em seu catálogo, além de veículos usados, carros zero km.
Na Play Store, o aplicativo tem, ao todo, mais de cinco milhões de instalações. Na Apple Store, mais de 80% das avaliações dos usuários do app são com cinco estrelas (nota máxima).
3- SóCarrão
Interface do apicativo SóCarrão
Divulgação
Apesar de o nome do aplicativo ter apenas ‘’carro’’, a plataforma também possui um mercado de motos, caminhões, barcos e alguns outros meios de transporte. No entanto, o principal foco do app são os veículos de quatro rodas, usados.
Disponível em lojas digitais como Apple Store e Play Store, o catálogo do SóCarrão tem mais de 40.000 exemplares cadastrados. No momento, 3.112 pessoas avaliaram o aplicativo. Sua nota final, de zero a cinco, é de 4,5 estrelas.
No entanto, apesar de estar crescendo, o aplicativo começou a se popularizar recentemente e não atua em todo o país.
As operações começaram em 2003 e funcionam em apenas quatro estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Em alguns comentários feitos na Play Store, usuários elogiam e criticam. Segundo Murilo Milek, usuário do aplicativo, um ponto a ser melhorado é a parte de busca refinada. “Quando procuramos na ‘’busca refinada’’, e voltamos para mudar algum item da pesquisa, o app apaga toda pesquisa. Isso poderia ser mudado”.
4 – InstaCarro
Loja da InstaCarro localizada em Curitiba – PR
Dviulgação
Diferentemente das demais plataformas mencionadas até agora nesta lista, o InstaCarro não conta com comparativos, ficha técnica e outros atributos em sua interface. O aplicativo serve somente para a negociação de carros usados.
A forma de venda oferecida pela marca chama atenção. As compras são feitas no estilo leilão. Funciona da seguinte forma: o usuário que deseja vender seu carro leva o veículo até um dos 11 pontos de vistoria da empresa, que estão espalhadas em várias regiões do país. No local, especialistas vão estabelecer uma quantia base e que eles consideram justo para seu exemplar.
A partir do preço estabelecido pelo InstaCarro, os compradores (normalmente lojistas) dão seus lances. Depois desse processo, o dono do carro escolhe a melhor proposta e negocia diretamente com o interessado.
A parte de transferência de documentos é toda feita pela companhia. O objetivo dos criadores do app é realizar todo o processo de venda em até 90 minutos. Numa escala de zero a cinco, a plataforma tem nota de 4,3 (Apple Store).
5 – Trovit Carros
Além da Trovit Carros, a marca também tem aplicativos para venda de imóveis e busca de empregos
Divulgação
Já o Trovit faz uma “caça” por veículos seminovos e de segunda mão em sites de compra e venda, permitindo que o usuário compare diversos preços simultaneamente em repositórios distintos.
A plataforma, assim como a maioria, também possui filtros para otimizar o processo de busca. A pesquisa pode ser feita por data de publicação do anúncio, marca, modelo, combustível, preço, ano, quilometragem e número de portas, por exemplo.
A plataforma tem uma das melhores avaliações desta lista na Apple Store, com mais de 90% dos votos para a avaliação máxima, totalizando 4,7 pontos de média. Já na Play Store, a média cai um pouco e a nota dada pelos usuários é de 4,4. A escala de votos vai de zero a cinco.
6 – OLX
A OLX aposta em três atributos para venda e compra de autos: segurança, confiabilidade e rapidez
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Apesar de a OLX não ter como foco o mercado de autos em sua idealização, por se tratar de uma plataforma de anúncios em geral, com o tempo a plataforma acabou virando uma referência para as buscas de carros.
Segundo pesquisa feita pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) em conjunto com a marca, um a cada cinco veículos usados comprados pela internet são negociados pelo aplicativo.
‘’O Segmento de Autos representa uma das principais verticais de negócios da OLX Brasil… A pandemia foi um catalisador para nosso negócio na medida em que migrou boa parte da demanda de compra e venda do físico para o digital.’’ disse Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, em um bate-papo exclusivo com a Autoesporte.
Na plataforma, também é possível encontrar outras coisas relacionadas, como peças de carros. O aplicativo tem alguns tipos de filtros um pouco diferente dos convencionais, como carros para quem valoriza o custo-benefício, para motorista de aplicativos, veículos de luxo e exemplares nostálgicos.
Na Play Store a OLX tem mais de 100 milhões de instalações. Os usuários parecem gostar da interface do aplicativo. A avaliação de mais de 214 mil clientes, numa escala de zero a cinco fornecida pela Apple Store, resulta em uma nota média de 4,5.
7- Mercado Livre
Nova sede do Mercado Livre, em São Paulo, tem cerca de 17.000 m²
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Tal qual a OLX, o Mercado Livre também tinha como objetivo inicial ser apenas uma plataforma de anúncios dos mais diversificados gêneros. Com a popularização na década passada, acabou se tornando também uma referência para compra e venda de veículos usados.
No Mercado Livre é possível fazer simulações de financiamentos pelo app por meio de uma parceria com o Banco BV. Além de carros, também é possível encontrar anúncios de motos, quadriciclos, barcos, caminhões e muitos outros meios de locomoção.
Os filtros não são o forte da plataforma. Na tela central é possível selecionar apenas marca e modelo e se o usuário pretende fazer compra com ou sem financiamento. Por outro lado, ao baixar a tela de navegaçaõ, o consumidor recebe dicas para escolher o carro ideal.
Além de ter uma grande quantidade de downloads, mais de 100 milhões na Play Store, por exemplo, a nota do aplicativo do Mercado Livre é muito boa. Na loja digital para Android a média é de 4,6, enquanto na da Apple a marca alcança 4,9. A maior nota possível seria cinco.
Para confecção da matéria foram utilizados os sete aplicativos com maior quantidade de downloads na Apple Store e Play Store, e que tenham pelo menos nota 4,0 dada por seus usuários.
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