De janeiro a dezembro de 2021, foram registradas no Espírito Santo, 6.418 ocorrências de furto e roubo de carros e motos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SESP-ES). O índice é superior a 2020, quando foram registrados 2.877 casos. E esse ano promete superar esses índices.
Mas é possível evitar o furto e roubo, com algumas medidas de segurança para você e seu veículo. Confira!
O levantamento da SESP-ES aponta que a maioria dos roubos de veículos ocorre para que o mesmo seja utilizado para a prática de outros crimes, como o tráfico de drogas e arrastões.
E são nas oportunidades, que os assaltantes atacam. Ou seja, quando o motorista não tem atenção antes de entrar no carro ou fica dentro do veículo. São roubos que podem acontecer a qualquer hora do dia e da noite e em qualquer região da cidade.
Confira a orientação dos especialistas em segurança para evitar ser a próxima vítima.
Normalmente já fazemos isso no nosso dia a dia. Entretanto, é sempre bom lembrar que locais mais movimentados e com boa iluminação são menos arriscados para motoristas. Além disso, procure estacionar o mais próximo possível do seu destino.
Nos casos em que você vai estacionar o veículo no final da tarde ou à noite, procure saber se o local tem boa iluminação e movimento. Se for um local deserto, especialmente à noite, o cuidado deve ser redobrado. Mais seguro é escolher um outro local, como um estacionamento pago, afinal economizar nessas horas não vale a pena.
Se possível estacione próximo a guaritas. Evite também a proximidade com postes, árvores e esquinas, pois o assaltante pode se esconder nesses locais para surpreendê-lo quando voltar para buscar o veículo.
Isso é essencial para a sua segurança e do seu veículo, mesmo quando possui fechamento automático através da chave. Isso porque alguns criminosos utilizam aparelhos eletrônicos para burlar o sinal de travamento do veículo. Assim, podem ter acesso a ele após você deixar o local.
Por isso, sempre que acionar o alarme do carro pela chave, confira se houve realmente o trancamento para evitar surpresas desagradáveis ao retornar.
Só o fato do criminoso perceber que existe um equipamento de segurança no veículo, faz com que pense duas vezes antes de tentar alguma coisa. Afinal não vale a pena se arriscar, é mais seguro para ele procurar alvos menos protegidos.
A presença de equipamentos como bloqueadores, rastreadores e localizadores também são uma forma de proteger o seu patrimônio, afinal se eles estão instalados, a probabilidade de você conseguir evitar o roubo ou recuperar o seu veículo é grande.
Uma das maiores causas dos arrombamentos é a presença de objetos expostos – bolsas, carteiras, celulares – sobre os bancos dos carros. Se você precisar levar, por exemplo, um notebook, guarde-o no porta-malas.
Além de mais seguro, pois o acesso não é tão simples, o ladrão não poderá ver se há algo guardado ali, gerando menor interesse em um arrombamento, por exemplo. Mesmo objetos de menor valor podem atrair a atenção de criminosos.
A película escura não permite uma fácil visualização das pessoas e objetos que estão dentro do veículo, o que acaba fazendo com que o criminoso pense duas vezes antes de tentar alguma coisa.
Sempre é bom lembrar que a instalação da película deve seguir rigorosamente o que prevê a legislação, tendo em vista a segurança do condutor e de outros veículos, ciclistas e pedestres.
Acredite, ainda há quem compre o veículo, inclusive zero quilômetro, e não faz o seguro. Vale lembrar que o seguro é um investimento, pois é a garantia do seu bem e de acordo com a cobertura também dos motoristas e terceiros.
Para saber mais sobre como escolher o seguro para seu veículo, leia esse artigo.
O levantamento feito pelas seguradoras e órgãos de segurança pública apontam os veículos mais visados pelos assaltantes.
É interessante observar que a lista muda conforme a região e a ‘demanda’ – se é que podemos dizer isso – dos criminosos.
Os mais populares são escolhidos devido as peças, muitas fora de fabricação. Porém o SUV´s já aparecem na lista de alguns estados do país.
Agora, você pode estabelecer rotinas que irão facilitar o seu dia a dia no trânsito, sem se arriscar em perder o seu bem. Mas se ainda sobrou alguma dúvida, pode procurar o Grupo Sentinela, que nós poderemos te orientar, inclusive com o seguro.