Conjuntos mecânicos são compartilhados por carros de diferentes marcas; saiba quais Com o recente anúncio de que o Lecar 459 vai utilizar o mesmo motor 1.0 turbo do Renault Kardian, produzido pela Horse, resolvemos buscar outros casos de carros diferentes que compartilham motores, plataforma e outros elementos. O movimento, inclusive, tem se tornado natural na indústria.
Isso porque o desenvolvimento de uma plataforma é uma das partes mais difíceis e caras de um novo carro. Por isso, para reduzir custos, cada vez mais, a base criada por uma montadora é compartilhada por diversos modelos, seja da mesma marca ou por várias do mesmo grupo.
Com motor também é assim, afinal, o “coração” do carro também leva tempo e muito investimento para ser criado, então nada mais normal do que utilizar o mesmo conjunto em vários carros. Autoesporte escolheu seis duplas de carros que parecem não ter nada a ver entre eles, mas compartilham mais do que você pode imaginar.
Fiat Strada e Citroën Aircross
Fiat Strada e Citroën Aircross compartilham o câmbio CVT de sete marchas
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O que a picape mais vendida do Brasil e o SUV que ainda não decolou nas vendas têm em comum? Os dois compartilham o mesmo conjunto de motor e câmbio. A Fiat Strada vem com o 1.0 turbo de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque nas versões Ultra e Ranch.
Aliado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas, o propulsor equipa toda a linha do Citroën Aircross. E eles não os únicos. Motor e câmbio também estão nos Fiat Pulse e Fastback, no Citroën C3 e nos Peugeot 208 e 2008.
Fiat Titano e Fiat Ducato
Fiat Titano e Ducato: picape e van usam o mesmo 2.2 turbodiesel, mas com potências diferentes
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Quando a Fiat resolveu entrar no segmento de picapes médias, olhou nas prateleiras do grupo Stellantis o que estava disponível e lançou a Titano. A picape, já sabemos, é um projeto da chinesa Changan em parceria com a Peugeot, que originou a Landtrek, mas o motor escolhido pela Titano é bem conhecido na marca.
Trata-se do 2.2 BlueHDI emprestado pelo Fiat Ducato, que o utiliza em suas versões de carga e de passageiro, mas com 140 cv e 34,7 kgfm, sempre com câmbio manual de seis marchas. Na Titano, além da tração 4×4, o motor fica mais potente e é acompanhado da opção de transmissão automática de seis marchas. Os números sobem para 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque.
Renault Duster e Mercedes GLA
Com propostas bem diferentes, Renault Duster e Mercedes GLA usam o mesmo 1.3 turbo
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Os dois SUVs têm propostas bastante distintas. De um lado o Renault Duster, feito para ser acessível e robusto, do outro, um compacto de marca de luxo que mantém as características da marca.
Em comum, os dois compartilham o motor 1.3 turbo SCe de 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque no Duster. No GLA a potência cai para 163 cv, pois é movido somente a gasolina e não flex como no Renault. A transmissão também é diferente, sendo uma CVT no carro nacional e uma automatizada de dupla embreagem e sete marchas no importado.
Peugeot 3008 e Fiat Scudo
Modelos da Stellantis compartilham suas plataformas e outros componentes
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Novamente a Stellantis aparece compartilhando componentes e essa dupla é a mais diferente entre todas as aqui listadas. O SUV médio Peugeot 3008 e o furgão Fiat Scudo usam a mesma plataforma EMP2, sigla para Plataforma Modular Eficiente 2 em inglês.
É claro que no caso dos dois modelos, há modificações para a base de um carro de passeio dar origem a um furgão. Mas essa mesma base deu origem a diversos modelos dos segmentos C e D, como Citroën C4 Picasso e Opel Astra, mas no Brasil chegou mesmo pelo 3008 e pelo Scudo, além de seus “irmãos” Peugeot Expert e Citroën Jumpy.
Zeekr X e Volvo EX30
Zeekr X e Volvo EX30 compartilham plataforma e conjunto de bateria
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A marca chinesa Zeekr e a sueca Volvo são galhos de uma mesma árvore: o grupo Geely, também chinês. E os dois são feitos sobre a mesma plataforma, a Sustainable Experience Architecture, também conhecida como SEA.
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A dupla também compartilha o pacote de baterias de níquel-cobalto-manganês (NMC) de 69 KWh com 338 km de alcance, segundo o Inmetro, no caso do EX30. O Zeekr X tem esse mesmo conjunto e o alcance declarado é de 440 km no ciclo europeu WLTP.
Lecar 459 e Renault Kardian
O brasileiro Lecar 459 usará o motor do Renault Kardian como gerador de energia
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Fechamos a lista com o exemplo citado logo no início do texto. Os dois carros não fazem parte do mesmo grupo e um deles nem mesmo existe ainda, mas têm algo em comum: o motor. Estamos falando do projeto de carro nacional Lecar 459 e do Renault Kardian, equipado com um motor 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque.
O projeto do Lecar prevê o uso deste mesmo 1.0, mas com 122 cv, como gerador de energia para o propulsor elétrico, sem que ele tracione as rodas. A ideia da empresa nacional é comprar o conjunto da Horse, joint venture de Renault e Geely para a fabricação de motores.
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