Sempre sonhou em ter um carro com bom desempenho, mas nunca teve grana para isso? Essa pode ser a sua chance Que atire a primeira pedra quem nunca abriu páginas de classificados para procurar aquele carro esportivo “barato” e ver se o preço se encaixava no orçamento. Pensando em você, Autoesporte listou seis modelos que agradam pelo bom desempenho, mas custam o mesmo (talvez um pouco mais) que um popular zero-km.
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Não podemos deixar de lembrar que carros esportivos costumam ter peças caras e que podem exigir mão de obra mais especializada. Nunca é demais alertar para o estado de conservação dos carros. Afinal, eles podem ter passado por motoristas menos cuidadosos e prudentes.
Confira abaixo os nossos indicados:
Fiat Punto T-Jet
Fiat Punto T-Jet ainda tem design atrativo, mesmo sendo do meio dos anos 2010
Auto Esporte
Se a Fiat está prestes a lançar o Pulse Abarth no Brasil, entre o fim dos anos 2000 e a metade da década de 2010, a marca italiana tinha uma linha completa de esportivos, formada pelos hatches Punto e Bravo e pelo sedã Linea. Desse trio, resolvemos selecionar o primeiro.
Produzido e vendido no Brasil de 2009 a 2015, o Punto é o carro mais barato dessa lista. Exemplares mais antigos e ainda com visual pré-facelift são anunciados por menos de R$ 40 mil. Se o bolso permitir, vale desembolsar perto de R$ 65 mil e escolher unidades da última leva, ano/modelo 2015/2016, já com design atualizado e cheio de personalidade.
O Punto T-Jet sempre usou o mesmo (bom) motor 1.4 turbo de 152 cv e 21,1 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de seis marchas. Com esse conjunto, leva 9,5 segundos para chegar aos 100 km/h e alcança os 203 km/h de velocidade máxima.
Honda Civic Si
Honda Civic Si 2008 foi a única geração produzida no Brasil
Divulgação
Nossa lista não é feita apenas de hatches compactos. Trazemos também um dos carros nacionais recentes mais cultuados. Produzido de 2007 a 2011, o Honda Civic Si ainda está no imaginário de muitos fãs de esportivos. E agora finalmente pode ser considerado relativamente acessível.
Com até R$ 75 mil de orçamento, é possível encontrar um Civic Si 2008. Difícil mesmo será conseguir achar algum exemplar com menos de 120 mil km no odômetro. Essa é mais uma prova de que o sedã é mais do que um carro esportivo, com clara vocação familiar.
Conhecido pelo motor “girador”, o Civic Si produzido em Sumaré (SP) tem propulsor 2.0 de quatro cilindros que entrega 192 cv a altíssimas 7.800 rpm e 19,2 kgfm a 6.100 rpm. O melhor de tudo é que, mesmo após 15 anos, o sedã ainda agrada pelo design arredondado e faróis afilados.
Mini Cooper S
Mini Cooper S de segunda geração tem motor 1.6 turbo desenvolvido junto com Peugeot e Citroën
Divulgação
Certamente o carro mais charmoso da lista é o Mini. Mas não se engane pelo design “fofinho”. A versão Cooper S tem um ótimo desempenho graças ao motor 1.6 turbo desenvolvido em parceria com a antiga PSA Peugeot Citroën. São 184 cv e 24,4 kgfm de torque, capazes de levar o pequeno hatch de 0 a 100 km/h em apenas 6,6 segundos.
Pelo preço de um Renault Kwid Outsider (R$ 72 mil), é possível colocar na garagem um Mini Cooper S de segunda geração produzido em 2012. Nessa época, a única carroceria disponível era a hatch de duas portas. Se faltam recursos modernos, como central multimídia, sobra carisma com o interior bem acabado e com o grande velocímetro no centro do painel.
Só é preciso considerar que a dona da Mini é a BMW, marca conhecida por não ter manutenções baratas. Ao menos os exemplares encontrados em nossas buscas eram razoavelmente pouco rodados, com menos de 70 mil km no odômetro.
Peugeot 208 GT
Peugeot 208 GT trazia acabamento com detalhes da cor preta com acabamento brilhante
Auto Esporte
A versão esportiva do Peugeot 208 de geração passada é o carro mais caro de nossa lista. Oferecido durante três anos, de 2016 a 2019, é também mais difícil de ser encontrado. Em nossa busca, achamos nos classificados algumas unidades de 2017 anunciadas por cerca de R$ 75 mil, valor próximo ao de um Citroën C3 1.0.
A diferença é que o Peugeot tem debaixo do capô o conhecido motor 1.6 THP (o mesmo do Mini citado logo acima). No hatch francês, são 173 cv e 24,5 kgfm, comandados por um câmbio manual de seis marchas.
O 208 GT também é ideal para quem busca um carro com ótimo desempenho (vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos), mas não abre mão de um design elegante. A esportividade está presente, mas ao contrário de alguns carros dessa lista, a suspensão não é dura demais a ponto de prejudicar o conforto no uso urbano. Leia o nosso teste na época do lançamento.
Renault Sandero RS
Renault Sandero RS tem o mesmo motor 2.0 de Duster e Captur, mas com acerto específico
Auto Esporte
O Renault Sandero RS é o carro da lista que saiu de linha há menos tempo, no fim do ano passado. Até por isso, unidades mais recentes extrapolam o razoável para um esportivo de entrada. Dessa forma, vamos considerar modelos mais antigos.
Com até R$ 65 mil, investimento menor do que o necessário para comprar um Fiat Mobi básico novo, já é possível encontrar unidades de 2017 com a quilometragem relativamente baixa – menos de 50 mil km – à venda.
O Sandero RS é foi a primeira (e até agora única) criação da divisão esportiva da Renault feita pensada no Brasil. O hatch traz o bom espaço interno das demais versões, mas com uma dose generosa de pimenta proporcionada pelo motor 2.0 aspirado de 150 cv e 20,9 kgfm, câmbio manual de seis marchas e acertos específicos de suspensão, direção e escape. Leia o nosso teste na época do lançamento.
Suzuki Swift Sport
Suzuki Swift Sport é esportivo clássico com motor aspirado, câmbio manual e peso baixo
Auto Esporte
A segunda geração do hatch compacto japonês não foi vendida no Brasil durante muito tempo. Entre o lançamento e o fim das importações foram menos de três anos, entre 2014 e 2017. As vendas tímidas também tornam a busca ainda mais difícil.
Porém, a recompensa para quem perseverar na busca é um esportivo à moda antiga. Isso significa motor 1.6 16V aspirado de 142 cv e 17 kgfm e câmbio manual de seis marchas. À primeira vista, os números podem não parecer extraordinários, mas é preciso considerar que o Swift Sport tem menos de 4 metros de comprimento e pesa só 1.065 kg.
Com uma rápida pesquisa nos classificados online, é possível encontrar exemplares de 2015 com menos de 100 mil km rodados por menos de R$ 70 mil. Leia o nosso teste na época do lançamento.
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