Reunimos sugestões para você aproveitar a data unindo a paixão por automóveis com histórias macabras do cinema Mal começou 2023 e já temos a primeira sexta-feira 13 do ano (a próxima agora só em outubro). A data, associada ao azar pela cultura ocidental, tanto pelo número quanto pelo dia da semana por conta da morte de Jesus – mas que também é amaldiçoada em outras crenças -, é perfeita para curtir um filminho que explore todo o universo sanguinolento que a indústria cinematográfica tem a oferecer.
Veja também
E como não podia deixar de ser, a Autoesporte também decidiu entrar na onda e recomendar a você, caro leitor, cinco filmes de terror que tenham carros como destaque, seja como protagonista ou peça importante no desenvolvimento da história. Em clima de férias em Crystal Lake (essa referência é para quem curte esse estilo, hein?), confira nossas sugestões para se entreter neste dia sombrio.
1 – Sexta-feira 13
AMC Hornet é um dos clássicos que aparece no primeiro filme da franquia
Divulgação
Claro que não podíamos deixar de começar por um dos filmes de terror mais reconhecidos na história do gênero. A má fama da sexta-feira 13 ficou ainda mais forte depois do lançamento da franquia, que começou em 1980 e teve oito partes, além de derivados como Jason X e Freddy vs. Jason, totalizando 12 filmes.
Desde o primeiro longa, carros bem bacanas tomam conta das telas – que hoje, depois de mais de 40 anos, são considerados clássicos. Na primeira parte, o destaque vai para o AMC Hornet Sportabout Wagon, que podia ser equipado com um motor de seis cilindros ou um 5.0 V8.
Super Beetle conversível é o Fusquinha clássico de Sexta-feira 13 parte 2
Reprodução
Já o VW Fusquinha conversível era recém-lançado quando foi mostrado em Sexta-feira 13 parte 2, de 1981, como o carro da mocinha da história. No mesmo filme, um Pontiac Le Mans aparece como viatura da polícia.
O sexto episódio da saga traz um Chevrolet Camaro dos anos 1970, enquanto a oitava parte é marcada pelo charmoso Fiat 124 Sport Spider. Por fim, o último filme da franquia, de 2009, apresenta um Cadillac Escalade, o SUVão preferido por nove entre dez celebridades norte-americanas.
2 – Christine, o carro assassino
O filme Christine, o Carro Assassino é baseado em um livro de Stephen King
Divulgação
Quando se fala em filmes de terror e carros, Christine é a primeira referência que vem à mente de muita gente. Baseado no livro de Stephen King e adaptado para o cinema por John Carpenter, dois mestres do gênero, o longa-metragem conta a história de Arnie Cunningham (Keith Gordon), um jovem tímido que compra um Plymouth Fury 1958 ao qual dá o nome de Christine.
O rapaz fica obcecado em restaurar o veículo, a ponto de se afastar dos amigos. Um dos valentões da escola danifica o carro, que se restaura sozinho e começa a matar os amigos de Arnie para “defendê-lo”. Sua namorada e seu melhor amigo então decidem se unir para destruir Christine e resgatar Arnie.
3 – O Carro, a Máquina do Diabo
O Carro, a Máquina do Diabo, tem como protagonista um veículo que nunca foi produzido
Reprodução
Esse telefilme de 1977 mostra um carro preto com aspecto diabólico, aparentemente sem ninguém ao volante, começa a matar moradores de uma cidadezinha do Oeste norte-americano. A polícia precisa aceitar os fatos inexplicáveis e agir contra o veículo amaldiçoado.
Curiosamente o carro protagonista do filme nunca foi produzido, apesar de ser baseado em um Lincoln Mark III. Ele não tem placas, maçanetas e seus vidros são escurecidos para aumentar ainda mais o mistério sobre o suposto motorista. O rugido animalesco do motor contribui para que a coisa fique ainda mais sinistra.
4 – À Prova de Morte
Sete Chevrolet Nova foram usados na produção do filme
Reprodução
Dirigido por Quentin Tarantino, À Prova de Morte, de 2007, também povoa o imaginário dos fãs de filmes de terror. O longa conta a história de Stuntman Mike (Kurt Russel), um ex-dublê misógino que usa seu carro – um Chevrolet Nova com um ornamento de pato na ponta do capô e modificado para ser “à prova de morte” para o motorista – para perseguir suas vítimas e provocar acidentes.
Ele não esperava encontrar quatro mulheres pelo caminho que decidem enfrentá-lo e se vingar de maneiras de maneiras bem criativas. Voltando ao carro, o Nova recebeu uma preparação intensa para estrelar a produção, com mudanças no motor, uma gaiola de proteção e até componentes envelhecidos de propósito para dar ao veículo um ar mais “surrado”.
5 – A Jaula
Filme A Jaula tem Chay Suede e Alexandre Nero no elenco
Divulgação
E temos um filme nacional para fechar a lista! Lançado em 2021, A Jaula é o remake do filme argentino 4×4 e conta a história do ladrão Djalma (Chay Suede), que fica preso em um Mitsubishi Pajero Full ao tentar roubá-lo. Cansado de ser assaltado, o médico dono do SUV decide se vingar do meliante e trava as portas e janelas do veículo remotamente, que é blindado e filmado (ou seja, ninguém consegue vê-lo lá dentro) em um jogo psicológico de tirar o fôlego.
Sem água ou comida, Djalma tem que lutar para sobreviver enquanto é atormentado pelo médico e por sua própria consciência. Fica a dúvida: quem é o mocinho e quem é o vilão dessa história?
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More