Com esportivos novos custando mais de R$ 145 mil, o jeito é partir para o mercado de usados, que oferece opções bem mais em conta Ter um esportivo é o sonho de quase todos os fanáticos por carros. Entretanto, os poucos zero-quilômetro que restam na categoria estão muito caros. Para se ter uma ideia, o esportivo mais acessível do Brasil em 2023 é o novo Volkswagen Polo GTS, que já parte de R$ 145.990.
Antes do lançamento do novo Polo, o esportivo mais em conta do país era o Fiat Pulse Abarth, que custa R$ 149.990. Logo, se você está com pouco dinheiro, o ideal é partir para um usado.
Veja também
Partindo disso, Autoesporte sugere 5 usados com apelo esportivo que podem realizar o seu sonho. A lista oferece alternativas para todos os gostos e bolsos, mas vale lembrar que carros premium continuam tendo manutenção com valor mais elevado, mesmo com muito tempo de uso. Acompanhe abaixo:
Subaru Impreza Hatch 2.0 2008 – a partir de R$ 40 mil
Subaru Impreza era um dos hatches mais estilosos de sua época
Divulgação
A versão hatch do Subaru Impreza em sua terceira geração fez muito sucesso enquanto foi vendida no Brasil, entre 2007 e 2011. A marca japonesa aproveitou a defasagem de outros hatches médios da época para abordar um público mais abastado – e funcionou!
Além do motor 2.0 que entregava 160 cv e 20 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, o Impreza era o único de sua época a oferecer tração integral permanente. O hatch também oferecia freios a disco nas quatro rodas e suspensão traseira do tipo multilink, garantindo ainda mais estabilidade em curvas rápidas.
O Impreza não é necessariamente rápido, pois vai de 0 a 100 km/h na faixa dos 10 segundos. O grande chamariz do esportivo japonês é a combinação do excelente pacote de equipamentos, que contribui para uma tocada mais aguçada.
Vale lembrar que, como todo dono de Subaru usado, você terá que procurar uma oficina especializada para cuidar do seu novo companheiro. Também recomendamos que você evite os (vários) modelos tunados que aparecem nos principais classificados online.
Volkswagen Polo GT 2.0 2010 – a partir de R$ 45 mil
VW Polo GT tinha motor de Jetta e visual arrojado
Divulgação
Se você não tem dinheiro para comprar o novo Polo GTS, é possível investir no antigo Polo GT por menos de um terço do preço. Evidentemente, os desempenhos nem se comparam, mas isso ainda não tira os méritos do modelo mais antigo.
Enquanto o Polo convencional era vendido com motor 1.6, a versão GT tinha o motor 2.0 do Jetta, desenvolvendo 120 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas.
O Polo GT era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e tinha velocidade máxima de 200 km/h. O pacote visual também tinha várias diferenças na comparação com as outras versões, como rodas exclusivas, emblema GT e um friso vermelho na grade frontal
Volvo C30 2.0 2009 – a partir de R$ 35 mil
Volvo C30 tem base de Ford Focus. Mas não se engane, pois a manutenção é cara
Divulgação
Podemos dizer que o Volvo C30 é um hatch que tem mais apelo esportivo no visual do que na mecânica. O formato da carroceria é o grande chamariz deste hatch premium sueco, mas seu powertrain também é competente.
O C30 tem motor 2.0 de 145 cv de potência e 18,9 kgfm de torque. Também recomendamos a versão manual, principalmente para evitar gastos com manutenção. Seu 0 a 100 km/h acontece na faixa dos 10 segundos.
Comenta-se bastante na internet que este carro é basicamente um Focus com roupagem premium, mas isso não é totalmente verdade. O motor do C30 tem várias peças que não são intercambiáveis com o Ford – portanto, também são mais caras. Lembre sempre que um carro de luxo tem manutenção premium. Não importa a idade.
Audi A3 1.8 2004 – a partir de R$ 26 mil
Geração bolinha do Audi A3 foi o primeiro carro de luxo de muitos motoristas brasileiros
Divulgação
Que tal um Audi A3 da geração bolinha? O hatch nacional tem valor bem convidativo no mercado de usados e já aparece na faixa dos R$ 26 mil.
O motor 1.8 desenvolve 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Segundo a Audi, o A3 pode atingir 100 km/h em 9,7 segundos e chegar a 202 km/h. Um desempenho honesto para sua época.
O A3 é muito badalado no mundo do tuning. É normal encontrar unidades originalmente aspiradas que receberam turbo para render mais. Mas nossa recomendação é que você compre um modelo sem customizações, para evitar problemas com manutenção.
Citroën C4 VTR 2.0 2008 – a partir de R$ 30 mil
Versão cupê do C4 Hatch, modelo VTR tinha apenas duas portas (e estilo de sobra)
Divulgação
Encerramos a lista com outro carro reconhecido pelo estilo arrojado: o Citroën C4 VTR.. Com apenas duas portas e uma traseira bem chamativa, o hatch francês já aparece na faixa dos R$ 30 mil nos principais classificados online.
O VTR tem motor 2.0 de 143 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Segundo os números de época, acelera de 0 a 100 km/h na faixa dos 10 segundos.
Os únicos opcionais do modelo eram faróis xenon e bancos de couro. Modelos com eses equipamentos são valorizados no mercado de usados e podem passar dos R$ 30 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More