Fiat Cronos com novo visual e versão aventureira do Volkswagen T-Cross vão agitar o mercado; há ainda novos SUVs híbridos Até por conta do carnaval, março foi um mês com o calendário de lançamentos de carros arrefecido. A principal novidade foi a apresentação do SUV de entrada Volkswagen Tera e a chegada do SUV elétrico de luxo Volvo EX90. Porém, o cenário será muito diferente em abril, incluindo um modelo com preços a partir de R$ 100 mil, faixa hoje considerada de entrada.
Ao menos quatro modelos chegam às lojas. E um quinto, já flagrado em carretas, deve ser anunciado e lançado por aqui. Autoesporte preparou uma lista completa com todos os veículos. Confira:
Fiat Cronos 2026
Nossa lista começa exatamente com o carro mais barato. O Fiat Cronos, que atualmente parte de R$ 100 mil, terá o visual (finalmente) atualizado. Direto da Argentina, onde o sedã é produzido, o modelo foi visto em uma cegonha rumo às concessionárias do país.
Como de costume, veículos produzidos na Argentina são lançados antes por lá. No entanto, a chegada ao Brasil não deve demorar. As vendas do sedã seguem em um bom patamar nos primeiros meses de 2025, mas o modelo é o que está há mais tempo sem atualizações no segmento.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Na linha 2026, há uma nova grade integrada aos inéditos faróis de LED, que receberão um arranjo diferente da peça atual. Além disso, uma grande tomada de ar inferior passa a integrar a frente do Cronos, bem como um para-choque reformulado. Com linhas mais retas e quadradas, nota-se uma grande inspiração no Fiat Grande Panda, novo popular da marca italiana que chega em 2026 no mercado brasileiro.
Motor 1.0 turbo da Stellantis deve ser novidade no Fiat Cronos
Renato Durães/Autoesporte
Os motores 1.0 aspirado (com câmbio manual) e 1.3 (com caixas manual ou CVT) devem ser mantidos, mas há expectativa de o Cronos finalmente ser vendido com o bom 1.0 turbo de até 130 cv de potência (com etanol) já presente em boa parte das linhas Fiat, Peugeot e Citroën. Os preços devem começar pouco acima de R$ 100 mil e beirar os R$ 130 mil nas opções topo de linha.
Ford Bronco Sport
Ford Bronco Sport tem novos para-choques
Ford/Divulgação
A primeira atualização do Ford Bronco Sport será lançada no início de abril, como uma das 10 novidades que a marca prometeu para o Brasil em 2025.
Vendida nos Estados Unidos desde agosto, o a linha atualizada do Bronco Sport ganhou elementos off-road ainda mais robustos e passou a contar com diversos de kits opcionais. No interior, uma das falhas da versão anterior foi corrigida. A nova central multimídia de 13,2 polegadas entra no lugar da antiga, de 8 polegadas.
Novo Ford Bronco Sport – Painel
Ford/Divulgação
A parte mecânica, porém, não mudou. Dessa forma, o SUV segue vendido por lá com motores 1.5 turbo de três cilindros com 183 cv de potência e 27,6 kgfm de torque, e 2.0 turbo de quatro cilindros com 241 cv de potência e 38 kgfm de força. O câmbio é sempre automático de oito marchas.
No Brasil, a única opção oferecida é a mais potente. Existe a expectativa de que a Ford traga novas versões para o Bronco Sport, atualmente vendido na casa dos R$ 260 mil.
GWM Tank 300
GWM Tank 300 tem porte similar ao do Defender 110
Divulgação
A GWM vai lançar a terceira submarca no Brasil. Após Haval e Ora, a Tank chega com foco em SUVs com aptidão off-road. E o primeiro a ser vendido por aqui é o Tank 300, um híbrido plug-in que também estreia o motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 245 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. O propulsor se alia a uma unidade elétrica dianteira. Juntos, desenvolvem 408 cv e 76,5 kgfm.
Sua bateria de 37,1 kWh é de níquel, manganês e cobalto (NMC). Já o câmbio automático tem nove marchas, distribuindo a tração nos quatro eixos sob demanda, com reduzida e possibilidade de bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.
GWM Tank tem no off-road a principal virtude
Divulgação
Com desenho parrudo e linhas quadradas, o Tank 300 tem 4,76 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,93 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade de 400 litros, com abertura lateral da tampa por conta da fixação do pneu. Esse é um porte parecido com o do Defender 110, mas o preço é uma fração do jipão britânico. O modelo chinês tem tabela fixada em R$ 380 mil, acima dos R$ 320 mil cobrados atualmente pelo Haval H6 GT.
Jaecoo 7
Abril marca o início das operações da Omoda Jaecoo no Brasil. Parte do grupo Chery, a fabricante chega com 50 concessionárias e dois modelos. A maior aposta é o SUV híbrido plug-in Jaecoo 7, um rival direto para Caoa Chery Tiggo 7, GWM Haval H6 PHEV 19 e BYD Song Plus.
Apesar de menor no tamanho, o Jaecoo 7 tem um conjunto mecânico competente. Combina o motor 1.5 turbo dos Caoa Chery, mas a gasolina e com injeção direta, a um propulsor elétrico dianteiro. Juntos, desenvolvem 339 cv de potência e 52 kgfm de torque.
Initial plugin text
Já a bateria de íons de lítio tem 18,3 kWh de capacidade. Segundo a Omoda Jaecoo, seu primeiro SUV híbrido plug-in a ser vendido no Brasil tem autonomia elétrica de 70 km. No Inmetro, o número deve cair para cerca de 50 km. Em nossos testes, o Jaecoo 7 foi de 0 a 100 km/h em 7 segundos, melhor, por exemplo, do que o Song Plus. E cravou 28,6 km/l de consumo urbano.
A previsão é que o modelo chegue custando algo próximo de R$ 240 mil. mesma faixa dos rivais.
Volkswagen T-Cross Extreme
Por último, mas não menos importante, temos o Volkswagen T-Cross Extreme. Um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil terá uma nova versão. O nome não é inédito. Atualmente, as versões topo de linha das picapes Saveiro e Amarok recebem essa designação.
No caso do T-Cross, o site Autos Segredos afirma que essa será uma opção intermediária, entre Comfortline e Highline. Há duas motorizações possíveis: 200 TSI ou 250 TSI. A primeira é uma unidade 1.0 turbo de três cilindros em linha com 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A segunda, 1.4 turbo de quatro cilindros de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Os dois motores são aliados ao câmbio automático de seis marchas.
No visual, podemos esperar adesivos alusivos à versão espalhados pela carroceria, como é o caso de uma bússola e do nome Extreme, por exemplo. Afinal, a ideia é manter o padrão de suas picapes. Por isso, também existe a possibilidade de vermos estribos laterais no SUV.
Emblema com a inscriçaõ Extreme deve pintar no T-Cross
Divulgação
A lista de equipamentos deve manter seis airbags, controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente para partida em subidas e sensores de estacionamento. Entre outros itens estão painel de instrumentos de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1polegadas, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e câmera de ré.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More