O mundo automotivo não fica longe das mesmas contradições que vão levar o lateral ao Catar A convocação de Dani Alves, lateral do Pumas do México, para a Copa do Mundo de 2022 foi a grande controvérsia da lista divulgada nesta segunda-feira (7) pelo técnico Tite. Após passagem apagada pelo São Paulo, o retorno ao Barcelona e os jogos ruins no futebol mexicano, o lateral é contestado entre os jogadores que representarão o Brasil no mundial do Qatar. E contradições como essa acontecem o tempo todo no mundo automotivo.
Em mais uma lista com clima de descontração, Autoesporte revela carros que são tão incoerentes quanto a convocação de Dani Alves para a Copa do Mundo de 2022. Acompanhe:
Volkswagen Golf GTI
VW Golf GTI importado andava menos do que o Gol GTI nacional
Divulgação
Em 1994, a Volkswagen importou o moderno Golf pela primeira vez ao Brasil. Sua versão mais cara, a GTI, tinha a esportividade como o grande chamariz, mas acabou decepcionando nas vendas, inclusive com um modelo da própria Volkswagen.
O Golf GTI mexicano tinha motor 2.0 de 116 cv e 17,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Segundo a marca, o esportivo era capaz de atingir 100 km/h em longos 11 segundos.
Já o Gol GTI nacional tinha motor 2.0 de 112 cv e 17,5 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco marchas. Neste caso, o esportivo leva apenas 8,8 segundos para atingir 100 km/h – uma vantagem de mais de 2 segundos sobre o Golf. Vale lembrar que o Gol era apenas 90 kg mais leve do que o irmão mais caro, revelando um desempenho tão incoerente quanto a convocação de Dani Alves.
Hyundai Veloster
Hyundai Veloster foi um dos esportivos mais incoerentes do Brasil
Divulgação
O Hyundai Veloster foi importado ao Brasil com a proposta de ser um carro jovial e esportivo. A fila de espera foi grande, mas o compacto coreano acabou decepcionando pelo desempenho bem abaixo do esperado.
O pênalti do Veloster foi a o motor 1.6 flex de apenas 128 cv e 16,1 kgfm de torque, o mesmo que era utilizado no HB20. O “esportivo” demorava longos 12,8 segundos para atingir 100 km/h, segundo a fabricante. Mesmo assim, o Veloster continuou arrancando suspiros pelo visual que se mantém atual até os dias de hoje.
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Fiat Fastback
Fiat Fastback tem tamanho de Jeep Compass, mas menos espaço do que o Citroën C3
Renato Durães
O Fiat Fastback é um carro comprido. O SUV compacto tem 4,42 metros de comprimento, igualando o Jeep Compass, que é um utilitário de categoria superior. Entretanto, seu comprimento não melhorou o espaço interno, que é uma de suas principais falhas.
Isso porque o Fastback tem apenas 2,53 m de distância entre-eixos. O novo SUV chega a ser um centímetro mais curto do que o novo Citroën C3, que é um hatch compacto. Essa discrepância de medidas tem uma explicação simples: redução de custos. É mais barato fazer um carro crescer nas extremidades do que entre as rodas. Confira as impressões do novo carro da Fiat.
Range Rover Evoque
Range Rover Evoque é um SUV urbano de duas portas, e isso já é uma incoerência
Divulgação
Quem procura um SUV familiar está de olho no espaço interno mais generoso para ocupantes e bagagens, certo? Bem, este não é o caso da primeira geração do Range Rover Evoque, que teve até uma versão com duas portas.
Estamos falando de um SUV premium em que os assentos dianteiros precisam ser rebatidos para que os passageiros tenham acesso ao banco traseiro. Concordamos que o Evoque ficou bem arrojado nessa versão, mas não deixa de ser uma incoerência, assim como a convocação de Dani Alves para a Copa. Essa foi difícil de entender, hein?
Chevrolet Agile
Chevrolet Agile tinha plataforma antiga e não sobreviveu à chegada do Onix
Auto Esporte
O Agile tem duas incoerências. A primeira é que o hatch feito na Argentina foi projetado como uma alternativa mais requintada do que o Corsa no final dos anos 2000, mas utilizava uma plataforma super antiquada (a GM4200). Pelas limitações de engenharia, a Chevrolet não conseguiu suprir as expectativas do mercado.
A vida do Agile ficou ainda mais difícil depois que a Chevrolet lançou o Onix em 2012. Feito sobre uma plataforma mais moderna (a mesma do Corsa europeu) e com o apelo da excelente central multimídia MyLink, o hatch logo se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil. Com o irmão melhor e mais barato, o modelo argentino acabou saindo de linha em 2014, sem deixar saudades.
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