Separamos opções mais em conta para quem precisa da caçamba para curtir o fim de semana Comprar uma caminhonete média nova é um sonho distante para a maioria dos brasileiros. O modelo mais barato da categoria é a Ford Ranger XL 2.2 com câmbio manual, que parte de R$ 223.390 com cabine simples.
Se você não tem essa grana, o jeito é partir para o mercado de usados, onde algumas caminhonetes mais rodadas aparecem com preço bem convidativo. Partindo disso, Autoesporte sugere cinco picapes mais antigas que partem de R$ 45 mil e podem satisfazer este sonho. Acompanhe:
Ford Ranger XL 3.0 4×4 2005 – a partir de R$ 45 mil
Ford Ranger tinha motor 3.0 de 163 cv e 844 litros na caçamba
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As picapes mais baratas são inevitavelmente mais rodadas. Isso significa que o estado de conservação também não pode ser o melhor. Nas buscas de Autoesporte nos principais classificados online, encontramos a Ford Ranger 3.0 XL de 2005 por R$ 45 mil. Algumas têm rasgos nos bancos ou marcas de uso no painel.
A Ranger XL tem motor 3.0 turbodiesel que desenvolve 163 cv a 3.800 rpm e 38,7 kgfm de torque a 1.600 rpm, com câmbio manual e tração 4×4. A caçamba tem capacidade para 844 litros e 644 kg de carga. Com o tanque cheio, a autonomia máxima na estrada é de 938 km, segundo a fabricante.
Como qualquer versão de entrada, a Ranger XL era bem simplória no pacote de equipamentos, mas já oferecia ar-condicionado e comandos elétricos para os retrovisores.
Volkswagen Amarok Highline 2.0 4×4 2011 – a partir de R$ 96 mil
VW Amarok tinha motor 2.0 de 160 cv e 1.200 litros na caçamba
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Achou que a Ranger é muito antiga e tem mais grana para investir em uma picape? Encontramos unidades da Volkswagen Amarok Highline de 2011 partindo de R$ 96 mil nos principais classificados online. Considerando o valor e o tempo de fabricação, trata-se de uma excelente pedida.
O motor 2.0 turbodiesel da Amarok desenvolve 160 cv e 40,8 kgfm de torque. O interessante é que apesar da versão Highline ser do topo da gama, a Volkswagen ainda oferecia câmbio manual de seis marchas. A caçamba pode levar 1.200 litros e 1.018 kg.
Dê preferência por unidades com controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, que eram opcionais. O ar-condicionado é de duas zonas e a central multimídia tem GPS nativo.
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Toyota Hilux SRV 3.0 4×4 2008 – a partir de R$ 110 mil
Toyota Hilux tem motor 3.0 turbodiesel de 160 cv e 1.036 litros de capacidade
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A boa fama de alguns carros ultrapassa gerações. A Toyota Hilux SRV, por exemplo, carrega o legado de ser um carro indestrutível. Mas é claro que isso passa pelos cuidados dos donos anteriores.
A Hilux tem motor 3.0 turbodiesel de 160 cv e 35 kgfm de torque. Nessa época, a picape era vendida com câmbio automático de apenas quatro marchas, com tração integral. A caçamba tem 1.036 litros de capacidade e pode levar até 1.000 kg de carga útil.
O pacote de equipamentos é simples, mas a Hilux já oferecia rádio com Bluetooth e auxiliar, além do computador de bordo. A versão SRV ainda não tinha volante multifuncional.
Chevrolet S10 LTZ 2.4 4×2 2014 – a partir de R$ 90 mil
Chevrolet S10 2014 tem preços a partir de R$ 90 mil
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A Chevrolet S10 sempre esteve entre as picapes mais vendidas do Brasil e não poderia ficar fora da lista. A versão com tração 4×2 pode ser encontrada a partir de R$ 90 mil nos principais classificados.
O motor 2.4 flex desenvolve 147 cv de potência e 24 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. A caçamba tem 1.061 litros e capacidade para 925 kg de carga.
A versão LTZ era bem completinha, com computador de bordo, volante multifuncional e até central multimídia, mas ainda sem Android Auto e Apple CarPlay.
Nissan Frontier XE 2.5 2010 – a partir de R$ 75 mil
Nissan Frontier tem motor 2.5 diesel de 144 cv de potência e 1;012 litros de capacidade na caçamba
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Essa geração da Nissan Frontier ficou muito famosa pelo comercial dos “Pôneis malditos”, mas a picape nunca chegou perto de liderar o mercado. De qualquer forma, ainda é possível encontrar unidades de 2010 custando em torno de R$ 75 mil nos principais classificados online.
A Frontier tem motor 2.5 diesel que desenvolve 144 cv de potência e 36 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas. A caçamba pode levar 1.012 litros e 1.030 kg de carga útil.
O pacote de equipamentos era simples. A picape oferece rádio convencional com conexão Bluetooth e auxiliar, mas não tinha volante multifuncional. Os ajustes dos retrovisores são elétricos.
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