Peugeot 208 despenca, VW Saveiro registra melhor resultado desde 2014 e Jeep Compass tem queda nas vendas mesmo sendo líder dos SUVs médios Você já conferiu os 50 carros vendidos do Brasil em 2024. Na parte de cima do ranking, poucas coisas mudam no decorrer dos anos: Fiat Strada, Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix são presenças garantidas. Por outro lado, outros modelos oscilam demais de um para outro, por isso, Autoesporte seleciona três carros que dispararam e e outros três despencaram nas vendas de 2023 para 2024.
Todos os números são baseados nos índices divulgados pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias. O cálculo é um comparativo entre o acumulado de 2023 e 2024. Então, vamos começar nossa lista pelas quedas mais expressivas.
Veja os 30 SUVs mais vendidos do Brasil em 2024
Veja os carros elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil em 2024
Veja os 10 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Quem despencou
3) Jeep Compass
Sim, o Jeep Compass tem um volume de vendas bem considerável e foi líder entre os SUVs médios em 2024. Por outro lado, os emplacamentos caíram mais de 15% na comparação com 2023. Um dos fatores para isso ter acontecido certamente é seu envelhecimento. O SUV mudou muito pouco desde o lançamento em 2016. A principal mudança dos últimos anos aconteceu em abril do ano passado, com a chegada do motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv de potência da Ram Rampage.
Qual o futuro do Compass? o que sabemos da nova geração do SUV que será híbrido
Vendas
2) Chevrolet Onix Plus
O Onix Plus é um caso semelhante ao do Compass: é líder absoluto da sua categoria com bastante vantagem, mas caiu quase 20% nas vendas. Outra semelhança com o SUV é que o sedã é praticamente o mesmo desde o seu lançamento, em 2019. Uma novidade agora para 2025 é que os motores 1.0 e 1.0 turbo terão injeção direta com a chegada da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8), assim como aconteceu com Montana e Tracker.
Novo Chevrolet Onix: tudo que sabemos sobre hatch que chega em 2025
Vendas
1) Peugeot 208
O Peugeot 208 tem um design cheio de personalidade e para muitos é o hatch mais bonito do Brasil. E ainda passou por um facelifit na linha 2025. São duas boas opções de motor: 1.0 Firefly de até 77 cv e 10,9 kgfm, aliado ao câmbio manual de cinco marchas, e o 1.0 turbo de até 20,4 kgfm e 130 cv, com câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas. Mesmo com todos esses atributos, o 208 produzido em El Palomar (Argentina) caiu muito nas vendas de 2023 para 2024.
Vendas
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Quem disparou
3) Volkswagen Saveiro
Quem diria que a veterana Saveiro estaria aqui. A picape lançada em 1982 é um dos carros há mais tempo à venda no Brasil. A atual geração chegou em 2009 e recebeu sua última mudança visual (bem de leve) em 2023 sem qualquer novidade no motor, que permanece com o já conhecido 1.6 aspirado de até 116 cv e 16,1 kgfm. O volume de vendas não é nem metade da Fiat Strada, porém, cresceu mais de 20% e terminou o ano à frente da Toro.
Vendas
2) Ford Ranger
A Ford Ranger mudou de geração na metade de 2023, mas os resultados vieram mesmo em 2024. A picape, que tem motores 2.0, V6 3.0 e até a variante Raptor com 397 cv, fez bonito no ano passado e cresceu mais de 50%. Números ainda insuficientes para ultrapassar a líder Toyota Hilux — que está sendo testada com motor híbrido —, que superou a barreira dos 50 mil emplacamentos, porém, chegou em uma marca bem expressiva.
Vendas
1) Honda Civic
A nova geração do Honda Civic, que agora é híbrido e importado da Tailândia, apareceu na lista de carros que despencaram nas vendas de 2022 para 2023. Porém, o famoso ditado “o mundo dá voltas” faz total sentido para o sedã de R$ 265.900. Seu motor 2.0 aspirado de 143 cv e 19,1 kgfm trabalha em conjunto com outros dois elétricos que somam 184 cv e 32,1 kgfm. Porém, a potência e o torque combinados não são revelados pela Honda. Em volume, o modelo não chega nem perto de ser o que já foi um dia, porém, em porcentagem, o crescimento foi bem expressivo.
Vendas
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More