Fabricantes lançam versões inspiradas na maior competição de futebol do planeta desde 1982 A Copa do Mundo de Futebol é um dos maiores eventos esportivos do planeta. E é claro que o marketing das empresas pega carona no espetáculo para alavancar as vendas. A história não é diferente no setor automotivo, que tem edições especiais de carros em homenagem à competição desde 1982.
Veja também
A Autoesporte reuniu mais de 15 modelos comemorativos já criados para você relembrar enquanto torce para o Brasil conquistar o hexacampeonato. Confira:
Volkswagen Gol Copa – 1982
Volkswagen Gol Copa foi o primeiro veículo criado para homenagear a competição
Divulgação
A pioneira dessa brincadeira foi a Volkswagen, que era uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha. A fabricante alemã tinha lançado o Gol (que saiu de linha recentemente) havia apenas dois anos e precisava de uma forcinha para aumentar as vendas do veículo.
Assim, a ideia foi certeira: criar o chamado Gol Copa. O modelo tinha carroceria pintada em um tom de azul exclusivo, trazia faróis auxiliares e um emblema da Copa no vidro traseiro. Foram cerca de 3.000 unidades vendidas.
Chevrolet Kadett Turim – 1990
Chevrolet Kadett Turim homenageava a Copa da Itália
Autoesporte
Quem também fez parte do jogo de homenagens foi a Chevrolet. No entanto, a marca não tinha direitos autorais para utilizar o nome “Copa do Mundo” em sua versão por não estar ligada à Fifa.
Como o evento foi realizado na Itália em 1990, o Kadett recebeu o nome de Turim, uma das cidades-sede de partidas da Seleção Brasileira. O veículo tinha saias laterais na cor preta fosca, bancos esportivos e spoiler traseiro.
Volkswagen Gol Copa II – 1994
A série Gol Copa teve diversas edições, como a de 1994
Autoesporte
Na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, a Volkswagen lançou a segunda edição do Gol Copa. O carro foi marcante: acabou sendo a série especial de despedida do Gol “quadrado” e ainda comemorou o tetracampeonato do Brasil na competição.
O modelo tinha faróis auxiliares, assim como seu antecessor, além de retrovisores na mesma cor azul da carroceria, limpador para o vidro traseiro, volante esportivo e painel de instrumentos com relógio digital.
Chevrolet Monza Club – 1994
Chevrolet Monza Club 1994 tinha pintura personalizada
Divulgação
Na mesma Copa dos EUA, a Chevrolet também resolveu manter sua fórmula de homenagem, mas dessa vez com o Monza, seu modelo mais vendido da época. O sedã tinha interior com tecidos exclusivos, pintura personalizada na cor vermelho Schumann, direção hidráulica e rodas de alumínio.
Chevrolet Corsa, Corsa Pick Up e S10 Champ – 1998
Chevrolet lançou três modelos Champ para a Copa do Mundo de 1998
Divulgação
Em 1998, quando a Copa do Mundo foi disputada na França, a Chevrolet foi a única a criar a já tradicional versão que homenageava a competição. Mas a fabricante entrou forte no negócio e lançou logo três modelos especiais chamados de Champ: Corsa, Corsa Pick Up e S10. Todos recebiam pintura azul ou verde escuro, rodas de liga leve e uma faixa amarela na porta.
Volkswagen Gol Sport – 2002
Volkswagen Gol Sport marcou a conquista do pentacampeonato brasileiro na Copa do Mundo de 2002
Divulgação
Além da conquista do quinto título brasileiro na Copa do Mundo, o ano de 2002 também ficou marcado pela criação do Volkswagen Gol Sport. Apesar do nome, o carro não tinha nada de esportivo, mas foi o primeiro “bolinha” nessa versão voltada ao futebol.
Na verdade, vinha apenas com emblemas nas laterais, spoiler traseiro, lanternas escurecidas e rádio com CD Player, que era uma inovação para a época. O hatch era oferecido na cor amarelo solar e equipado só com motor 1.0.
Volkswagen Gol Copa III – 2006
Volkswagen Gol Copa de 2006 tinha grade preta em formato de “U”
Divulgação
O Volkswagen Gol Copa teve ainda uma terceira e última edição em 2006, quando a Copa do Mundo foi disputada na Alemanha. Dessa vez, o modelo tinha opções com motor 1.0 e motor 1.6. Porém, o carro foi pouco enfeitado. Os bancos vinham com o logotipo do evento bordado e adesivos distribuídos pelas soleiras, portas e tampa do porta-malas.
Volkswagen Gol Seleção – 2010
Volkswagen criou o Gol Seleção por ser patrocinadora da CBF
Divulgação
Depois de patrocinar a Copa do Mundo por anos, a Volkswagen passou a financiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul. Por isso, o tradicional Gol deixou os outros sobrenomes de lado e recebeu um “Seleção” como auxiliar.
Oferecido somente em versão com motor 1.0, o Gol Seleção trazia emblema da CBF na lateral e nos bancos, rádio com MP3, logotipo na tampa do porta-malas, faróis de neblina e rodas de liga leve.
Volkswagen Gol, Fox e Voyage Seleção – 2014
Volkswagen Gol Seleção de 2014 tinha rodas com desenhos inspirados em bolas de futebol
Divulgação
Em ano de Copa do Mundo no Brasil, a Volkswagen se empolgou e não lançou apenas uma edição especial, mas três: Gol, Fox e Voyage. Todos os modelos eram acompanhados do nome “Seleção”. As rodas de liga leve tinham desenhos inspirados em uma bola de futebol, a principal cor era o amarelo, havia ainda detalhes pretos na carroceria e os frisos internos também eram amarelos.
Hyundai HB20 Copa do Mundo I – 2014
Hyundai estreou no setor homenagens para a Copa do Mundo em 2014
Divulgação
A partir de 2014, a Hyundai se tornou patrocinadora oficial da Copa do Mundo. Por isso, a marca coreana obviamente não ficou de fora e também produziu uma edição especial do HB20.
O hatch tinha pintura exclusiva Azul Sky, os bancos eram de couro com costuras vermelhas, a grade tinha acabamento preto brilhante e adesivos e bordados do logotipo do campeonato estavam espalhados pelo veículo.
Um detalhe importante é que a garantia do carro era estendida por seis anos em alusão à possível conquista do hexacampeonato. Quem comprasse o HB20 especial também ganhava a Brazuca, bola oficial da competição no ano em que a Copa foi disputada no Brasil.
Fiat Uno Rua – 2014
Fiat Uno Rua foi o carro que mais trouxe adereços para lembrar a Copa do Mundo
Divulgação
Vendo o sucesso das concorrentes, a Fiat também resolveu fazer parte do jogo pela primeira vez em 2014. A série especial foi baseada no Uno e se chamava Rua. A versão foi limitada a 2.000 unidades e tinha como grande chamariz o visual diferenciado realçado por adesivos nas cores do Brasil. Além disso, os cintos de segurança eram azuis.
Chevrolet Onix Seleção – 2015
Chevrolet Onix Seleção homenageou a seleção brasileira de futebol
Divulgação
Patrocinadora oficial da seleção brasileira, a Chevrolet voltou a criar uma versão exclusiva relacionada ao futebol em 2015. Ou seja, 17 anos depois de ter lançado as edições Champs. Dessa vez, o carro escolhido foi o Onix, o mais vendido do país na época.
O hatch trazia pequenos detalhes estéticos que remetiam ao time nacional, além de um pacote de equipamentos um pouco mais recheado que o usual. Foram 3.000 unidades fabricadas.
Hyundai HB20 Copa do Mundo II – 2018
Hyundai HB20S teve edição especial para a Copa do Mundo de 2018
Divulgação
A Hyundai também trouxe uma edição especial do HB20 na Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia. Todas as configurações eram baseadas na versão Comfort Plus: com carroceria hatch ou sedã e motor 1.0 manual ou 1.6 automático.
Esteticamente, poucas coisas eram diferentes. O modelo tinha alguns logotipos do campeonato, mas o principal diferencial estava na oferta da central multimídia com TV Digital.
Fiat Argo Seleção – 2019
Fiat Argo Seleção foi criado para homenagear a Copa do Mundo de Futebol Feminino
Divulgação
Em 2019, quem voltou a aproveitar a bola em campo foi a Fiat com o chamado Argo Seleção. A diferença é que a fabricante resolveu homenagear a Copa do Mundo de Futebol Feminino. O modelo era baseado na versão Drive 1.0 e tinha como principal novidade a cor amarela Indianápolis. Apenas 1.500 unidades foram produzidas.
Hyundai HB20 Copa do Mundo III – 2022
Hyundai produz terceira edição consecutiva do HB20 para a Copa do Mundo
Divulgação
E a Copa do Mundo de 2022, que começa justamente neste domingo (20) no Catar, não poderia ficar sem uma edição especial. Por isso, a Hyundai lançou mais uma vez versões do HB20 em homenagem à competição.
Neste ano, tanto o hatch quanto o sedã vêm equipados com emblemas do evento nos para-lamas, nos bancos e nas soleiras das portas. Os modelos também têm equipamentos especiais e os proprietários ainda ganham uma réplica da Al Rihla, a bola oficial da Copa do Mundo do Catar.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More